Ian Rankin e o inspetor Rebus, direto de Edimburgo

Compartilhe

rankin_ian

O TIRA DE EDIMBURGO – Conhece o Inspetor Rebus? Estrela da série de Ian Rankin, ele é um dos detetives literários mais badalados do círculo policial europeu. John Rebus é um investigador de polícia problemático, esquentado e propenso a resolver adversidades do seu jeito, nem sempre da melhor maneira possível.

Arredio e beberrão, não gosta de trabalhar em equipe, mas é um policial perspicaz e bem humorado, com faro aguçado para identificar as sujeiras que encontra pelas vielas de Edimburgo. A capital escocesa é o pano de fundo de muitas histórias da série, retratada dos belos cenários, como os Castelos de Edimburgo e Saint Giles, aos bairros mais obscuros e deprimentes da cidade. Outros personagens presentes são sua filha Samantha (que Rebus raramente vê), a ex-mulher Rhona e a amiga e pupila Siobhan Clarke.

O inspetor John Rebus estreou em 1987, no romance “Knots and Crosses”, e até 2014 já protagonizou dezenove tramas, com livros traduzidos para 26 idiomas. As histórias costumam apresentar casos de assassinatos e desaparecimentos, envolvendo a escória da criminalidade pulsante nos cortiços de Edimburgo. Até hoje, foram adaptadas treze delas para a televisão. A série Rebus durou por quatro temporadas, e foi exibida para o público da Escócia e Reino Unido. Nas duas primeiras temporadas, o papel principal ficou com John Hannah, seguido por Ken Stott nas seguintes.

Formado na Universidade de Edimburgo, o escocês Ian Rankin viveu em Londres e na França antes de apostar na carreira de escritor. Trabalhou com funções diversas e curiosas, como selecionador de uva, guardador de porcos, fiscal, pesquisador, secretário de faculdade e músico punk. Além da carreira como romancista policial, ele também participa de projetos envolvendo graphic novels, teatro e narrações de documentários para a BBC.

Conheça alguns livros da série com o Inspetor Rebus.

x

O enigmista
rankin4Título original: The Falls
Originalmente publicado em 2001, no Brasil em 2010

Leia um trecho em pdf

John Rebus, o inquieto e cínico detetive criado por Ian Rankin, está às voltas com o desaparecimento da bela e rica Philippa. No curso das investigações, ele vai ter de lidar com miniaturas sinistras, um misterioso jogo de enigmas pela internet e um possível serial killer.


Os ressuscitados

rankin3 Título original: Ressurection Men
Originalmente publicado em 2002, no Brasil em 2008
Leia um trecho

Forçado a reabrir um caso em que trabalhara e remexer num passado que preferiria manter oculto, o detetive-inspetor John Rebus se vê enredado em um jogo pesado entre criminosos, colegas de trabalho e a própria cúpula da polícia escocesa.

x
Questão de Sangue
rankin2 Título original: A Question of Blood
Originalmente publicado em 2003, no Brasil em 2007

Leia um trecho

Tiros numa escola particular, policiais suspeitos de assassinato, tráfico de drogas, políticos inescrupulosos e jornalistas em busca de fama a qualquer preço. Com esses ingredientes Ian Rankin recria a Edimburgo dos dias de hoje, envolta numa atmosfera pesada e sufocante.x


Beco dos mortos
rankin1 Título original: Fleshmarket close
Originalmente publicado em 2004, no Brasil em 2014

Leia um trecho

Um imigrante ilegal é encontrado morto em um cortiço de Edimburgo. Se a primeira suspeita é de um ataque racista, logo a situação se prova mais complicada. É o que o departamento de polícia precisa para arrastar o inspetor John Rebus para o caso. x

x
x

ana2

(Visited 223 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima