6 promessas detetivescas para TV e cinema

Compartilhe

Se 2014 foi um bom ano para a literatura policial, 2015 dá indicativos de que a onda de novidades vai continuar. Fãs do gênero podem esperar várias estreias de programas de suspense para esse ano, numa diversidade que vai desde continuações de séries e especiais a adaptações de romances policiais para a televisão.

Confira as estreias mais aguardadas.

x

1. Série Sherlock BBC – Especial de natal

sherlockbbc
Benedict Cumberbatch é Sherlock Holmes, na série da BBC. (Foto: divulgação BBC)

x
A quarta temporada só volta a ser filmada ano que vem, mas a gravação do especial de natal já roda a pleno vapor. Sherlock, a série sensação da BBC – principalmente pela excelente atuação de Benedict Cumberbatch como o detetive – volta a ser exibida provavelmente apenas no final deste ano. O roteiro, assinado pela dupla Mark Gatiss e Steven Moffat, dá continuidade às aventuras do detetive mais famoso do mundo e tão admirado pelos ingleses. Com média de público de 9 milhões de espectadores, não se espera menos do que criatividade absoluta nas tramas, que já provocam a curiosidade de quem vem acompanhando as filmagens iniciadas em Bristol, Inglaterra, dia 6 de janeiro. Fotos revelaram Sherlock e Watson, vivido por Martin Freeman, vestidos com roupas da era vitoriana em um cenário caracterizado de época. O que será que vem por aí?
x

2. Uma janela em Copacabana, Luiz Alfredo Garcia-Roza

roza_janela

De olho na popularidade do delegado Espinosa, personagem da ficção policial criado por Luiz Alfredo Garcia-Roza, o cineasta José Henrique da Fonseca deve adaptar o livro para uma série de televisão exibida pelo canal GNT. Uma janela em Copacabana, lançado em 2001 pela Companhia das Letras, é o quarto romance policial com o detetive. Na história, Espinosa precisa descobrir quem está matando policiais em diferentes regiões do Rio de Janeiro, num ambiente que proporciona pouquíssimas pistas e testemunhas.
x

3. O escaravelho do diabo, Lucia Machado de Almeida

escaravelho-3

Quem não se deliciou com ao menos um livro da Coleção Vagalume na infância? Agora, um dos clássicos dessa série vai virar filme ainda este ano. Com direção de Carlo Milani e coprodução da Globo Filmes, O escaravelho do diabo traz no elenco Marcos Caruso como o inspetor Pimentel, além de Jonas Bloch, Selma Egrei, Lourenço Mutarelli, entre outros. A história aborda uma série de assassinatos que acontecem em uma cidadezinha do interior. As vítimas, todas ruivas legítimas, recebem pelo correio um misterioso pacote contendo um escaravelho preto dentro…
Ainda sobre a coleção Vagalume, há a expectativa de dois outros clássicos virarem filme em breve. Os direitos de O mistério do cinco estrelas e Um cadáver ouve rádio, ambos suspenses de sucesso de Marcos Rey, foram comprados pela RT Features. Com roteiro de André Sirangelo, as datas de filmagem e estreia não foram divulgadas pela produtora.
x

4. Dias Perfeitos, Raphael Montes

13671_gg

O segundo romance do jovem autor Raphael Montes, Dias Perfeitos, deve virar filme ainda este ano. Os direitos do livro, que trata de uma história de amor obsessivo, já foram vendidos para oito países com mercado editorial de peso: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá, Espanha, França e Holanda. Já os direitos para o cinema também foram adquiridos pela Features RT, e a condução do longa deverá ficar com Daniel Filho, que teve como marca profissional a criação, supervisão e direção de novelas e minisséries de sucesso na Rede Globo, como Malu Mulher (1979) e filmes bem-sucedidos no circuito nacional, como A Partilha e Se eu Fosse Você.
x

5. O Chamado do Cuco, JK Rowling

cuco

Mais um detetive que vai dar as caras na televisão é Cormoran Strike, criação da inglesa JK Rowling. Distante do universo harry potteriano desde que deu fim à série, ela tem investido nos últimos anos no gênero policial. Em 2013 lançou O Chamado do Cuco, romance policial de estreia publicado sob o curioso pseudônimo Robert Galbraith. Em dezembro do ano passado, para a alegria de seus milhões de fãs, a BBC1 confirmou que o policial vai virar série de televisão. A rede já divulgou inclusive que vai adaptar os dois primeiros volumes da saga com o detetive Cormoran Strike, um veterano de guerra que acaba se tornando investigador particular. O personagem também aparece no segundo romance policial da autora, “O bicho-da-seda”, lançado em 2014. Por enquanto ainda não foi divulgada data de estreia do programa, mas se espera que saia ainda este ano.
x

6. True Detective – 2ª temporada

true

Sucesso com a dupla Matthew McConaughey e Woody Harrelson, True Detective também conquistou a crítica em 2014. Vencedora de várias categorias nos prêmios Emmy, a volta da série já foi anunciada pela HBO para junho, bem como o número de episódios, oito, e o  elenco que substitui o da temporada anterior. Dessa vez os papeis principais ficam com Colin Farrell e Vince Vaughn, na história que foca na investigação do assassinato de um político californiano envolvido em negócios escusos. Haverá ainda as participações de Rachel McAdams, Taylor Kitsch e Kelly Reilly.

ana2

(Visited 67 times, 1 visits today)

1 comentário em “6 promessas detetivescas para TV e cinema”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima