Em entrevista, Michael Connelly fala sobre a série Bosch

Compartilhe
connelly
Michael Connelly sobre Harry Bosch: “Este personagem foi muito importante para mim”. (Imagem: Alberto E. Rodriguez/Getty)

Em entrevista recente à revista Newsweek, Michael Connelly disse que Harry Bosch, detetive presente em dezessete de seus romances policiais, é um personagem essencial para a sua carreira. A série de livros foi adaptada para a TV, levando o escritor a envolver-se diretamente no projeto ao lado de Eric Overmyer (Treme, The Wire). “Bosh” está sendo transmitida integralmente desde fevereiro pela Amazon Prime para alguns países (o piloto já tinha sido divulgado em fevereiro do ano passado, mas agora é possível assistir todos os 10 capítulos).

O detetive Harry Bosh apareceu em 1992, no livro The Black Echo (inédito no Brasil), e desde então suas histórias tornaram-se best-sellers. Ele é um policial da divisão de homicídios de Los Angeles e, na série, é vivido pelo ator Titus Welliver (o Homem de Preto do seriado Lost). No Brasil, os livros do detetive Harry Bosch foram publicados pelas editoras Record e, mais recentemente, Suma de Letras/Objetiva.

Leia trechos da entrevista de Michael Connelly para a revista Newsweek, traduzidos pelo literaturapolicial.com
x

Você está escrevendo seu 18o romance de Harry Bosch. Por que fazer uma série agora?
Em 1995, eu vendi os direitos de Harry Bosch para a Paramount. Eles tinham vários roteiros escritos, mas o filme nunca aconteceu. Harry Bosch foi para a gaveta e eu tive que esperar 15 anos para trazê-lo de volta. Quando os direitos voltaram para mim eu tinha um monte de material, e eu percebi que estava nessa ‘era de ouro da televisão de série’ e é isso que eu quero perseguir.

A abertura do piloto da série – Bosch disparando em alguém e depois esperando pelo julgamento – vem de Concrete Blonde (“A loira de concreto”, Best Seller/Record), embora os detalhes sejam totalmente diferentes. Com dezoito livros para escolher, como você optou pela história a contar?
Bosch é um personagem muito introspectivo, que não quer revelar para ninguém o que pensa ou onde vai. Tivemos que mostrar essa informação na tela. Eric disse: “Nós temos que começar com Concrete Blonde”.

connelly2
“Toda a minha carreira escrevendo romances está envolvida com Harry Bosch. Este personagem foi muito importante para mim”
x

Como Bosch parecia fisicamente para você? Ele se assemelha a Titus Welliver, o ator que o interpreta na série?
Eu não o descrevo com muita frequência. Em dezoito livros, talvez descreva quatro páginas. Titus não corresponde à imagem na minha cabeça, mas eu não acho que isso importa muito. A única característica que eu descrevo muitas vezes nos livros são os olhos penetrantes e marrom-escuros de Bosch. Titus tem olhos muito claros. Mas não se trata dos olhos, trata-se do que está por trás dos olhos e isso é o que eu vi em Titus. Eu sabia que ele sofreu uma verdadeira tragédia na vida e é possível ver isso no seu rosto (vários irmãos do ator morreram jovens, assim como sua terceira esposa). Isso é mais importante do que se ele tem um bigode ou olhos castanhos.

Bosch, Amazon Prime  ...bosch-amazon-pilot_featured_photo_gallery.jpgVocê filmou o piloto antes de tudo o que aconteceu no ano passado com Michael Brown, Eric Garner e a polícia de Albuquerque. Com o desdobramento dos acontecimentos, pensou em alterar o programa, seja no tom ou conteúdo?
O piloto é baseado em um livro que escrevi em 1994, à sombra de Rodney King. As pessoas pensam que se trata de uma enxurrada de tiroteios policiais, mas eu acho que isso sempre aconteceu. É apenas uma coincidência estranha. Mas a situação em Ferguson estava acontecendo enquanto filmávamos. Acabamos por mencionar Ferguson no oitavo episódio. Se é uma série que acontece em tempo real em Los Angeles, como não mencionaríamos?

Leia a entrevista completa aqui (em inglês)
Com informações da revista Newsweek.
Imagens: Newsweek, Hitfix, wikipedia.
ana2

(Visited 300 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima