Achado segundo livro com conto de Sherlock Holmes

livro_assinatura

Um segundo livro com a suposta história perdida de Sherlock Holmes foi encontrado na Escócia. O conto de 1.300 palavras, que traz a assinatura de Arthur Conan Doyle, foi descoberto depois de um exemplar ter sido apresentado por um historiador em fevereiro.

Esta segunda cópia pertencia a Alex Cuthill, um antigo morador da região de Selkirk. Se verdadeira, a história seria a primeira aventura original de Sherlock Holmes em 80 anos.

O conto, que aparece no livreto “The Book o’ the Brig”, foi escrito como uma contribuição para angariar fundos para a construção da ponte de Selkirk, destruída após uma inundação. A última página do livro traz o registro da visita de Arthur Conan Doyle a Selkirk em 12 de dezembro de 1903, um sábado, para abrir um bazar em prol da iniciativa. A segunda cópia tem a assinatura de Arthur Conan Doyle na capa, embora o autógrafo ainda não prove a autoria do conto policial.

Arthur Conan Doyle estava em Selkirk no dia 12 de dezembro de 1903. Conan Doyle conhecia bem a região de Selkirk, já que tentava carreira política naquela época e vinha viajando por várias cidadezinhas escocesas. A filha de Alex Cuthill, que ainda vive na cidade, disse que o marido dela impediu que seu pai arruinasse o autógrafo: “Meu pai dizia que a assinatura estava fraquinha, e que ele ia passar um lápis por cima. Mas meu marido disse não, você não vai!”.

A descoberta da história inédita de Sherlock Holmes tem provocado dúvidas entre os fãs do personagem. A notícia foi divulgada em fevereiro pelo jornal inglês Telegraph, mas especialistas tem afirmado que o texto foi provavelmente escrito por outro autor.

Com informações do jornal Herold Scotland
(Imagens: BBC/Stuart Cobley, Wikipedia)

Compartilhe aqui!

Um comentário em “Achado segundo livro com conto de Sherlock Holmes

  • março 3, 2015 em 11:57 pm
    Permalink

    Vamos acabar lendo uma nova antologia de Doyle. Seria ótimo.
    Ivan G Maia

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *