Sombras na Place des Vosges, de Georges Simenon

Por Ana Paula Laux – “Sombras na Place des Vosges” é um romance policial de Georges Simenon que se passa na capital francesa, na década de 1930. O mistério aqui é descobrir quem matou Raymond Couchet, um empresário do ramo farmacêutico que é encontrado misteriosamente baleado no próprio escritório. O lugar fica nos fundos de um prédio residencial em Paris, em frente à praça bem famosa que dá o título ao livro. A Place des Vosges foi construída em 1612, e é a praça planejada mais antiga da cidade. É o tipo de lugar onde as pessoas se amontoam no verão para fotografar e descansar na grama fofa e verdinha.

 

 

Ao chegar no local do crime, Maigret é informado que 360 mil francos sumiram do cofre do morto. Sua dúvida é se o roubo e assassinato foram cometidos pela mesma pessoa ou não. As suspeitas logo recaem sobre os herdeiros de Couchet, como a ex-mulher (que também mora no prédio), a viúva, o filho do primeiro casamento, um rapaz que não trabalha e só sabe pedir dinheiro emprestado do pai, e a jovem amante Nine, que mora em um hotel barato e não tem onde cair morta. Num testamento encontrado dias depois do crime, descobre-se que Couchet deixou sua fortuna para as três mulheres de sua vida, uma espécie de última piada do além que pode dificultar a investigação de Maigret.

 

place2“Um escritório banal. Móveis claros. Papel liso.
E um homem de quarenta e cinco anos, sentado numa poltrona,
a cabeça tombada sobre os papeis espalhados a sua frente.
Morto com uma bala bem no meio do peito.”

 

As descrições da atmosfera do prédio são bem interessantes. A fauna é ampla: uma zeladora fútil que prefere agradar os moradores ricos, um casal que mantém uma relação perturbadora e barulhenta no segundo andar e duas irmãs idosas e estranhérrimas que vivem para ouvir atrás das portas dos vizinhos.

O livro foi escrito em 1932 por Georges Simenon, e já ganhou adaptação na televisão na Itália e também na França em mais de uma ocasião. É mais uma trama com o comissário Maigret, boa pedida para quem quer uma leitura rápida e agradável de um romance policial clássico.

 

star3

sombras_pTítulo: Sombras na Place des Vosges
Autor: Georges Simenon
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144
Ano: 2014
Este livro no Skoob

SINOPSE: Raymond Couchet, dono de uma grande rede de farmácias, é assassinado em seu escritório na Place des Vosges, endereço nobre de Paris. Uma grande soma em dinheiro foi roubada.No mesmo prédio onde ocorreu o crime, moram Edgar e Juliette Martin, a primeira mulher de Couchet. É por ali que o comissário Maigret resolve começar suas investigações.Não longe do local, no Hotel Pigalle, vivem, sem se conhecer, Nine Moinard, amante da vítima, e Roger Couchet, filho do primeiro casamento de Raymond.Problemático, Roger logo desperta as suspeitas de Maigret. Mas, de repente, comete suicídio. E ele sabia o que estava por trás da morte do pai.

Compartilhe aqui!
  • 29
    Shares

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.