Missão Pré-Sal 2025, um romance de espionagem brasileiro

Compartilhe

Nunca tinha lido um romance de espionagem nacional, não que eu me lembre. Por isso me animei quando recebi este lançamento da Editora Record, Missão Pré-Sal 2025, livro de estreia de Vivianne Geber. Assim que bati o olho na sinopse, logo imaginei uma trama com perseguições mirabolantes, informantes, mortes suspeitas e innuendos de natureza política.

Vivianne Geber escreve sobre um tema que conhece, já que é militar há 17 anos e presta assessoria jurídica para a Marinha do Brasil. Seu protagonista é o oficial Rodrigo Ruppel, um comandante da Marinha escolhido para viajar até Londres e recuperar um importante projeto roubado das forças armadas. Inicialmente, Ruppel recebe pouquíssima informação sobre a missão secreta, é apenas informado sobre o objetivo e um misterioso contato que o ajudará quando chegar lá. Com o passar do tempo, ele descobre que nem todos ao seu redor estão falando a verdade, e começa a desconfiar dos propósitos da própria participação na atividade.

A história ainda destaca a engenheira naval Victoria Borges, brasileira residente na Alemanha cujo o destino se entrelaça com o do comandante até o final. Em meio a informações sobre submarinos híbridos, tecnologia nuclear e códigos criptografados, os dois terão que descobrir muito mais sobre a missão que aceitaram participar e sobre quem está realmente interessado em colocá-la em prática.

 

 

Os cenários são muito bem descritos por Vivianne. Curti principalmente aqueles em Londres, como o Hyde Park e a National Gallery (o que me fez relacionar na hora com um misteriosinho no estilo Dan Brown, com pitadas de arte pós-impressionista). No momento em que a leitura engrena a gente lê bem rapidinho e, quando percebe, a diversão já acabou. Achei meio inverossímil uma solução criada bem no finalzinho pela autora (não dá pra falar mais senão spoiler!). O enredo é bem aberto e aí alguns personagens acabam sendo pouco aproveitados.

Livro bem legal pelos motivos de: é um romance de espionagem de uma autora nacional, tem uma trama envolvente que, quando você entra pra valer, não consegue parar. Uma boa estreia de Vivianne.

parceria_record

star3

vivianneTítulo: Missão Pré-sal 2025
Autora: Vivianne Geber
Editora: Record
Páginas: 252
Ano: 2015
Este livro no Skoob

SINOPSE – Londres, segunda década do século XXI. Rodolfo Ruppel, oficial da Marinha brasileira, é enviado à capital britânica numa missão secreta, sob o pretexto de participar de evento de uma empresa especializada em defesa naval. Viaja com a esposa, Carla, e pretende aproveitar a oportunidade para tentar reinventar o casamento já desgastado. Pouco lhe é informado acerca da missão, mas sabe que terá de recapturar informações roubadas sobre o ambicioso Projeto Pré-Sal 2025, grande conquista tecnológica da Marinha brasileira: um submarino híbrido, semidiesel, seminuclear – a arma capaz de alçar o país à elite militar mundial –, cujo principal objetivo era a defesa do pré-sal brasileiro. As instruções, criptografadas em Os girassóis, de Vincent Van Gogh, envolvem Ruppel em uma rede de alianças e traições, trama intrincada em que conhece a misteriosa e sedutora engenheira naval Victoria Borges, que o conduzirá a um mundo de prazer e perigo até então desconhecido. Vivianne Geber é militar há 17 anos, prestando assessoria jurídica à Marinha do Brasil. Em Missão pré-sal 2025, a autora utiliza seu conhecimento profissional para trabalhar com grande habilidade questões factuais na envolvente trama de espionagem.

ana2

(Visited 74 times, 1 visits today)

2 comentários em “Missão Pré-Sal 2025, um romance de espionagem brasileiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima