TOP 8 | Oito curiosidades sobre Stieg Larsson

Compartilhe

 

Nascido em 15 de agosto de 1954, o sueco Stieg Larsson foi o criador da série literária Millennium. Os livros ficaram conhecidos apenas após a sua morte, por isso pouca gente sabe que o autor foi um importante ativista dos direitos humanos.

LEIA TAMBÉM
Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson
HBO MAX | 20 filmes e séries de suspense e mistério para assistir
PARTE 2 | 10 dicas de romances policiais nórdicos para conhecer

Larsson provocava a fúria de extremistas e neonazistas com as denúncias que fazia através de artigos publicados na revista Expo e em outros canais.

Confira no artigo a seguir oito curiosidades sobre a vida e obra de Stieg Larsson.

 

1. Nasceu em uma cidade minúscula

stieg_cidade

A cidade de nascença do autor chama-se “Skelleftehamn”, e conta com pouco mais de 3000 habitantes. Foi construída em torno de um porto e fica no norte da Suécia, região onde faz muito frio.

 

2. Conheceu a esposa em uma manifestação

stieg_and_eva

Logo após fazer 18 anos, ele conheceu Eva Gabrielsson em uma manifestação contra a Guerra do Vietnã. Os dois descobriram que apoiavam as mesmas causas e tinham modos muito parecidos de enxergar a vida. Eles ficaram juntos por 32 anos, até a morte de Stieg.

 

3. Tinha péssimos hábitos alimentares

giphy_food

Stieg Larsson tinha hábitos alimentares que certamente contribuíram para prejudicar sua saúde. Seus alimentos favoritos eram geralmente pizzas frias, sanduíches de fast food e litros de café.

 

4. Ele se inspirou em uma personagem infantil para criar Lisbeth

pippi

Para criar a heroína Lisbeth Salander, o autor se inspirou em Pippi Meialonga, a menina de nove anos muito forte e esperta que não tem família e enfrenta todos os perigos do mundo sozinha. Pippi é um ícone dos livros infanto-juvenis e foi criada por Astrid Lindgren.

 

5. Publicou outro livro além da série Millennium

1099

“Extremhögern” (ou A Extrema Direita, em tradução livre) foi lançado em 1990 em co-autoria com a jornalista sueca Anna-Lena Lodenius. O livro trata, como o próprio nome diz, do extremismo da direita na Suécia e também faz referência ao SAP, o serviço secreto sueco tão criticado por Larsson na série Millennium.

 

6. Morreu sob a suspeita de envenenamento

Stieg Larsson

Em novembro de 2004, meses antes de lançar o primeiro livro da série Millennium, Stieg Larsson sofreu um ataque cardíaco fulminante. Depois de subir sete andares de escada até a revista Expo, onde trabalhava, ele se sentiu mal e não resistiu. Tinha apenas 50 anos. No começo, especulou-se que poderia ter sido um assassinato, já que Larsson tinha recebido ameaças de morte de extremistas. Depois confirmou-se que ele teve um problema cardíaco por causa dos hábitos alimentares ruins e por fumar três carteiras de cigarro por dia.

 

7. Tinha dois filmes favoritos

giphy5

Um era “Psicose”, clássico de Alfred Hitchcock. O outro era “Guerra nas Estrelas”, filme que deu origem à série de ficção científica mais famosa do cinema.

 

8. A série vendeu quase 100 milhões de cópias

millennium_agatha

Quando criança, Larsson amava astronomia e sonhava em escrever um livro de ficção científica. Ele acabou não realizando esse sonho, mas marcou a literatura com os três livros que escreveu: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar. Eles venderam impressionantes 100 milhões de cópias no mundo.

 

(Visited 463 times, 1 visits today)

2 comentários em “TOP 8 | Oito curiosidades sobre Stieg Larsson”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima