Career of evil, de Robert Galbraith

Compartilhe

jk2

 

Por Gabriela Erbetta – Publicado em abril de 2013, “O chamado do cuco”, de Robert Galbraith, correu um sério risco de cair no esquecimento sem nem chegar a fazer sucesso: mesmo com algumas resenhas positivas em jornais daqui e dali, era apenas mais um título policial de autor desconhecido em meio a um mar de lançamentos do gênero. Em julho do mesmo ano, porém, o livro pulou rapidamente para a lista dos mais vendidos quando foi revelado que “Galbraith”, na verdade, era um pseudônimo de JK Rowling, a aclamada autora da série Harry Potter.

Rowling, como sabe qualquer pessoa que tenha lido a saga do menino bruxo, tem um talento especialíssimo para contar histórias e criar suspense, características mantidas na nova série escrita por “Galbraith” e protagonizada pelo detetive particular Cormoran Strike. Depois de “O chamado do cuco” vieram “O bicho-da-seda” (2014) e, agora, “Career of evil”, ainda sem título em português, que a editora Rocco estava prometendo traduzir e lançar no Brasil ainda este ano.

O novo livro começa sob o ponto de vista do assassino – de cara, a gente já fica sabendo que ele acabou de matar uma mulher e que está planejando alguma coisa contra Robin Ellacott, a assistente de Strike. Em seguida, Robin recebe um presente nada convencional: uma perna decepada. É o bastante para que a agência de detetives que os dois comandam em Londres comece a sofrer com a publicidade negativa gerada pelo fato e para que a dupla resolva investigar por conta própria quem pode estar por trás de tamanha aberração. Para Strike, são três os principais suspeitos: dois ex-soldados que conheceu quando trabalhava para o serviço de investigações do Exército e um antigo namorado de sua mãe.

Além da trama um tanto maluca, mas engenhosa, e do suspense criado por Rowling sempre que dedica um capítulo às andanças do assassino, “Career of evil” agrada por apresentar aos leitores fatos até então desconhecidos sobre a vida de Robin e de Strike. Enquanto fazem campanas e viajam para algumas cidades inglesas em busca de pistas, os dois combatem fantasmas do passado e precisam lidar com as relações amorosas do presente. Se há senões, um deles é a repetição excessiva de algumas circunstâncias, como o frequente tira-e-põe da perna mecânica de Strike e as inseguranças de Robin em relação ao seu valor para o trabalho com o detetive. Mas a gente ignora e vai em frente, temendo pelo momento em que o criminoso pretende dar seu bote final. “Galbraith”, afinal de contas, mostra que sabe envolver o leitor com a mesma competência já demonstrada por JK Rowling.

Última observação: quem prestar atenção o bastante pode até adivinhar o assassino antes do desfecho do caso…

star3

careerTítulo: Career of Evil
Autor: Robert Galbraith
Páginas: 512
Editora: Sphere (EUA)
Ano: 2015
Este livro no Skoob

SINOPSE: Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que ele contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso do que alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acha que poderiam ser responsáveis – e Strike sabe que qualquer um deles é capaz de tamanha brutalidade. Com a polícia focando no suspeito que Strike está certo não ser o autor do crime, ele e Robin tomam o assunto em suas próprias mãos e investigam os outros três homens. Mas quando mais atos horrendos acontecem, o tempo vai acabando para eles…

GABRIELA ERBETTA - É sócia da Editora Alpendre, que publica livros digitais de não-ficção, e, 
assim como Sarah Shadlock, também tem uma quedinha por Strike.

(Visited 33 times, 1 visits today)

4 comentários em “Career of evil, de Robert Galbraith”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima