Qual o melhor Sherlock Holmes: da série Sherlock ou da série Elementary?

Compartilhe

Por Wilson Brancaglioni – É uma pergunta que até alguns dias eu tinha a resposta na ponta da língua, no entanto, fiz uma maratona da série Sherlock produzido pela BBC e o meu palácio mental foi invadido por várias questões e uma bagunça foi feita. Sherlock Holmes é um personagem fascinante e representá-lo em qualquer mídia não é tarefa fácil. Acredito que apenas os verdadeiros fãs conseguem transmitir de forma fiel o que é Sherlock Holmes.

 

Vamos às análises

Assisti as temporadas da série Elementary e percebi que o Sherlock Holmes da série americana é mais educado, enquanto que o da série Sherlock é grosseiro com suas afirmações diretas e contundentes.

Sherlock da BBC é mais ágil nas suas deduções. A velocidade com que resolve as suas questões são amplamente destacadas na série. A utilização da tecnologia e dos meios que dispõe para solução dos crimes é mais visível do que na série americana. O personagem Sherlock da série Elementary parece ser mais sociável do que a série inglesa, inclusive, o Sherlock da BBC se destaca por ser um sociopata e parece não ter problemas em esconder isso.



Essa sociabilidade de Holmes em Elementary talvez esteja ligada pelo tempo que passou numa clínica em busca de reabilitação das drogas. Holmes da série americana fica mais sociável enquanto o Holmes da série britânica a todo o momento deseja ser um deus que não gosta de ser contrariado. Sherlock Holmes da série inglesa está mais próximo do personagem criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle, já que possuía uma atitude antissocial e uma falta de habilidade de criar empatia pelas pessoas, principalmente pelas mulheres. Outro ponto que percebi é em relação ao visual de ambos. Enquanto um preza pela qualidade de suas vestimentas e linguagem corporal, que beira quase a perfeição, o outro parece não se preocupar com esses detalhes.

Alguns pontos precisam ser esclarecidos. Acredito que a quantidade de episódios de uma série e outra é um ponto importante, afinal, Elementary tem vinte e quatro episódios em cada temporada enquanto que Sherlock tem apenas três.

 

O personagem Watson é fundamental para reforçar o que cada Sherlock é

Explico: Lucy Liu, que interpresa Joan Watson, é uma médica cirurgiã que largou a profissão após a morte de um paciente na mesa de operações. Fica ao lado de Sherlock Holmes como uma companheira para que Holmes não volte às drogas enquanto John Watson, ex-médico militar que serviu no Afeganistão, está ligado ao Sherlock como um grande amigo.

 

Por que acredito que o personagem Watson reforça a personalidade do Sherlock Holmes?

Joan Watson é uma médica que mudou de profissão para fazer alguma coisa de boa, e nada melhor que cuidar de um ex-viciado. Com isso, ela cria um ambiente fraternal para que Sherlock Holmes não volte a se drogar. Doutor John Watson é um ex-militar que sente sede de aventuras, afinal, foi treinado pra isso, portanto, estar ao lado de Sherlock Holmes é uma possibilidade que ele não vai desperdiçar. E será um alicerce para Holmes principalmente quando Watson o elogia como se fosse um deus.

É claro que há muito mais para falar e compartilhar, afinal, as duas séries têm suas qualidades e defeitos. Ambas foram pensadas e produzidas com características peculiares que valem a pena discutir. Por isso e muito mais, deixe suas impressões. Sherlock Holmes da série Elementary ou Sherlock Holmes da série Sherlock? Eis a questão.Até mais!

 

WILSON BRANCAGLIONIFormado em Letras e bancário por profissão. Tem 40 anos e ama livros. Um dos gêneros preferidos é a boa literatura policial. Site: Estante do Wilson

(Visited 714 times, 1 visits today)

43 comentários em “Qual o melhor Sherlock Holmes: da série Sherlock ou da série Elementary?”

  1. Oi Wilson, gostei bastante do seu texto e já me fiz esta pergunta. Mas pra mim, o que pesa mais é o ator. O britânico da BBC, Cumberbatch, é imbatível. E a caracterização dos personagens também pesa bastante à favor da série Britânica, enfim, mas talvez por ser uma série só com 3 episódios em cada temporada isso ficaria mais fácil. Acho que a originalidade da série americana é um ponto forte, já na inglesa muitos episódios são baseados nas histórias originais de Doyle. Na minha opinião, a série da BBC é imbatível.
    Obrigada pela reflexão, um abraço!

    1. Olá Adriana,

      Tudo bem? Seja bem-vinda ao literaturapolicial.com.

      Meu palácio mental ficou bagunçado quando terminei a série britânica. Você tem razão sobre o ator. O ator britânico é fantástico e dá um toque especial a série, além, dos episódios serem inspirados nas histórias originais. Gosto da série americana e a relação estabelecida entre o Sherlock e Watson é algo diferente, afinal, Watson é uma mulher, aliás, é uma personagem fantástica.

      Obrigado pela visita.

      Wilson Brancaglioni

  2. Bem, em minha opinião a melhor série que eu vi de Sherlock Holmes foi sem dúvida a que foi protoganizada por Jeremy Brett (como Sherlock) e David Burke (Watson) da Independent Television, criada por Michael Cox, e que começou em 1984 e terminou em 1994.
    Por isso é difícil decidir qual o melhor Sherlock destas duas excelentes séries que acompanhei desde o início (os episódios de Sherlock – as 4 temporadas- podem ser vistos todos legendados e gratuitos aqui http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-sherlock-todas-as-temporadas-dublado-legendado-online.html e Elementary _ as 4 temporadas – podem ser vistas legendadas e grátis aqui http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-elementary-todas-as-temporadas-dublado-legendado-online.html)
    Gostei da abordagem que foi feita e a meu ver corretamente, expressando o que eu também deduzi, apesar de deixar mais uma acha para a fogueira.
    Acredito que a série Elementary é mais provocadora, inovadora, isto é vai um pouco mais além que Sherlock, e aqui basta dar três exemplos
    1 A figura da Watson ser uma mulher a excelente Lucy Liu.
    2 A figura de Moriarty ser também feminina interpretada por Natalie Dormer
    3 a ação passar-se nos EUA, com um ou outro episódio passado em Inglaterra.
    Quanto aos atores principais, quer Benedict Cumberbatch, quer Jonny Lee Miller são excelentes e também concordo com a avaliação feita, no entanto, parece-me que a atuação de Miller, talvez por a série ter mais episódios, é superior, por não ser tão convencional.
    Não esqueçamos também que, enquanto Elementary é uma adaptação de Robert Doherty para a obra de Arthur Conan Doyle, Sherlock é baseada nos livros do mesmo.
    Pena é que para ver estas excelentes séries (apesar de inicialmente Elementary tenha passado na Band) tenhamos de recorrer a sites e que não passem em canal aberto.
    Obrigado.
    Um abraço.

    1. Ricardo seja bem vindo ao literaturapolicial.com,

      Tudo bem?

      Avaliação perfeita. Alguns detalhes que você mencionou foram precisos, A figura feminina foi bem trabalhada na série elementary e fiquei curioso sobre essa série que você mencionou. Vou assisti-la.

      Obrigado pela dica e visita.

      Wilson Brancaglioni

      1. Quero parabenizar o autor do site, Wilson, bem como o leitor Ricardo Pocinho, realmente nuito pertinentes os comentários. As séries são excelentes e uma novidade: a TV Cultura, em alguns locais e – Paraná, irá transmitir a serie Sherlock às sextas feiras, iniciando hoje, dia 13.

    1. Erika seja-bem vinda ao Blog Literatura Policial. De fato esse assunto gera inúmeras discussões, afinal, Sherlock Holmes é apaixonante. A forma como as histórias são contadas é que dá aquele gostinho de discutir. Quem é melhor o ator americano o ou britânico? Acredito que é um páreo duro mas que para os amantes das histórias de Sherlock Holmes é mais um mistério a ser desvendado.

      Volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

  3. o sherlock britanico é melhor mas os casos que ele resolve não sempre legais e 1 hr e 20 de episodio ngm merece kk…mas a serie americana eu gostei mais pois os episodios são menores e mais rapidos e o sherlock americano tbm ficou mt bom

    1. Erika seja-bem vinda ao Blog Literatura Policial. De fato esse assunto gera inúmeras discussões, afinal, Sherlock Holmes é apaixonante. A forma como as histórias são contadas é que dá aquele gostinho de discutir. Quem é melhor o ator americano o ou britânico? Acredito que é um páreo duro mas que para os amantes das histórias de Sherlock Holmes é mais um mistério a ser desvendado.

      Volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

    2. Willon seja bem-vindo ao Blog Literatura Policial

      Você tocou num ponto muito interessante, afinal, são duas produções que seguem estilos diferentes. Há para todos os gostos. O que vale é que todos os amantes de Sherlock Holmes terão duas séries para curtir.

      Volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

  4. ALEXANDRE PINTO PACHECO

    Não tenho um qi tão alto como vcs, mais mesmo assim gosto do elementar da band, parece que a cultura vai exibir Sherlock. JÁ sei vocês, inteligentes e bem estudados que são, não devem gostar de nada dublado.obrigado pela atenção.

    1. Alexandre seja bem-vindo ao Blog Literatura Policial

      Engano seu, Inteligente é você que acompanha o Blog Literatura Policial e a série do nosso Sherlock Holmes. Em relação a dublagem ouvir o áudio original dá um toque especial considerando que o sotaque britânico, além de ser mais gostoso de se ouvir, nos remete de fato ao Sherlock Holmes, afinal, foi criado lá nas terras da Rainha.

      Volte sempre

      Wilson Brancaglioni

  5. Sem sombra de dúvida eu prefiro o Sherlock da série britânica, o da serie americana é um personagem meio chato, sem senso de humor, e em Sherlock é muito legal que os episódios da série são baseados nas histórias dos livros, porém, atualizados para os dias de hoje.

    1. Olá Loreninha, seja bem-vinda ao Blog Literatura Policial

      É um páreo duro escolher qual o melhor mas confesso ambas dá uma bela discussão. O ator da série britânica tem um toque especial, afinal ele está nas terras da rainha.

      Volte sempre

      Wilson Brancaglioni

  6. Eu prefiro o Sherlock americano, acho o ator com uma performance adequada, mas se pensarmos sob o enfoque do livro, o que mais se encaixa na obra de Sir Arthur Conan Doyle é o britânico mesmo, que faz mais o tipo sociopata.

    1. Flávia, seja bem-vinda ao Blog Literatura Policial

      Muito obrigado pelas palavras. O Blog Literatura Policial procura fazer o melhor e não conheço algum outro que trate a Literatura Policial tão bem, mas isso se deve principalmente aos visitantes do Blog, afinal, são pessoas inteligentes como você e o Ricardo Pocinho que buscam o melhor dessa Literatura que o trabalho é feito. Em relação aos atores é uma tarefa nada fácil, pois ambos atendem um tipo específico de público que adora as histórias do Sherlock Holmes. Uns preferem algo mais rápido como o da série americana ou um pouco mais lento como o da série britânica, ou seja, tem pra todos.

      Volte sempre

      Wilson Brancaglioni

  7. Não consigo enxergar o Sherlock em Elementary como o Sherlock Holmes criado por Doyle. Para mim, Elementary é apenas mais uma série policial procedural, com um dos “investigadores” tendo QI acima da média. Algo para me entreter enquanto faço outra coisa, passar roupa por exemplo 😛
    Jà o Sherlock de Cumberbatch, mesmo ambientado em tempos modernos tem tudo a ver com o “original”, principalmente no que tange ao relacionamento com Watson e à sociopatia do detetive. É para parar, assistir e apreciar, se deleitando com as referências às aventuras de Holmes.

    1. estantedowilson2014

      Olá Cristine seja bem-vinda ao Blog Literatura Policial

      Ponto de vista interessante sobre elementary. As produções do nosso detetive Sherlock Holmes tem um público inteligente e detalhista como um investigador.

      Obrigado pela visita e volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

  8. eu acredito que o ator Cumberbatch interpreta Sherlock muito bem, a agilidade com que ele resolve os casos é algo realmente fascinante, acredito que esta versão de Sherlock esta mais parecida com a que Doyle, o mais incrível é que nesta serie que esta a passar agora na TV Cultura , Sherlock admite ser um auto funcional sociopata sem parecer se preocupar com isso ( não sou um psicopata,Anderson,sou um auto funcional sociopata, faça sua pesquisa ), adorei quando ele disse isso , mais um detalhe sobre a personalidade de Sherlock. vsi

    1. estantedowilson2014

      Olá Vitória seja bem-vinda ao blog Literatura Policial,

      Como sempre nossos leitores estão sempre atentos aos detalhes o que denota inteligência como um verdadeiro detetive. Você tem toda razão quando observa essa informação, afinal, a série britânica está mais alinhada aos detalhes do nosso querido Sherlock.

      Muito obrigado pela visita. Volte sempre e confira no melhor blog de Literatura Policial da Internet tudo relacionado a esse gênero.

      Wilson Brancaglioni

  9. Olha , assiti ambas . Apesar da licença poética, acredito que o Sherlock deveria ser mais humanizado, a BBC Trouxe um Sherlock que beira o gênero de ficção, um tipo de deus intelectual. E isso é irritante, aquela cena do palácio mental , que ele faz como se fosse minority report ? Ou as análises super rápidas e extremamente complexas ( aquelas feitas quando descobre a senha do cofre da bandida na primeira temporada , por exemplo) . Alem do mais , é muito mais fácil fazer uma produção cinematográfica com apenas 3 episodios por temporada do que uma com 24. o gasto por episódio é absurdo . Quanto ao americano, acho mais plausível , o Sherlock , é mais realista apesar de ser um gênio. Reconhece seus limites ao dizer que precisa sempre esquecer pra lembrar , possui deduções excelentes e também rápidas mas que se aproxima mais da realidade de um sujeito super dotado e culto . Além disso a série é extremamente ousada e criativa. Intuito de inovar e não apenas reproduzir os livros de sir Artur Conan Doyle , por isso acho que não tem porque ser muito fiel aos livros . Gosto mais da elementary , apesar de achar a da BBC Genial tb .

    1. estantedowilson2014

      Seja bem-vindo ao blog Literatura Policial,

      A sua análise foi muito interessante. Nem sempre as séries ou filmes devem ser fiéis as obras de origem. Quando se fala em adaptações devemos pensar nas contaminações que sofrerão, afinal, são outros tempos e públicos diferentes.

      Muito obrigado pela visita. Volte sempre, afinal, tudo sobre Literatura Policial você encontra aqui.

      Wilson Brancaglioni

  10. O da série Sherlock, com certeza! Benedict interpreta o personagem de forma brilhante, captando bem sua personalidade pedante e antissocial descrita nos livros de Doyle, e apesar de mostrar uma personalidade forte, elevada autoestima e arrogância, ainda assim consegue cativar o público de uma forma inexplicável. Ao tentar buscar uma forma diferente de apresentar Sherlock Holmes, acho que a série Elementary perdeu um pouco do espírito da coisa, não consigo enxergar Sherlock em sua forma americana. Apesar de muitos não gostarem de sua personalidade forte que muitas vezes beira a grosseria, além da elevada autoestima e nenhuma modéstia, é assim que ele é, e cá pra nós, seria muito sem graça um Sherlock modesto e que reconhece suas limitações, a arrogância dele me diverte e sua imprudência também.

    1. Olá Natália,

      Seja bem-vinda ao melhor blog de Literatura Policial,

      De fato ambos tem características diferentes e atendem uma parcela de fãs muito grande, afinal, tem para todos os gostos. Obrigado pela visita e volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

  11. oi, li o seu post, achei fantástico. estou interessado em ler as obras de sir arthur conan doyle, você recomenda? acha que a leitura e complicada?

    1. Thiago,

      Muito obrigado e seja bem-vindo ao melhor blog de Literatura Policial,

      A leitura não é complicada, aliás, quando você começar a ler não vai parar mais. Recomendo como primeira leitura o livro “Um estudo em vermelho” de Arthur Conan Doyle. É a primeira história do nosso detetive. A leitura é tranquila. Ah, não esqueça de nos contar como foi a leitura.

      Um grande abraço.

      Wilson Brancaglioni

  12. Vejo que a maioria prefere o Sherlock britânico, eu olhei os dois, pra mim elementary ficou muito melhor, não tem nem comparação, o fato de elementary ter fugido um pouco da história melhorou a série. Já o outro Sherlock apesar de ser mais fiél a história não gostei o ator pra mim é nada haver.
    Gosto é gosto

  13. Para mim o elementary fugiu da realidade Watson resolvendo caso…Todos sabemos que sherlock holmes tem um dom que vc nasce com isso não aprende , mais quiseram dar credito pois eh a “Lucy Liu” fugiu do foco real do sherlock holmes muda a serie para Watson Holmes, na serie Britanica Wtason era inteligente mais Holmes é o Holmes.

  14. Rômulo Martins Padackles

    Gosto muito das duas séries não tem como apontar qual das duas é a melhor, conteúdos inteligentes e misteriosamente criativos que cativam o espectador e não são aquelas séries chatas que ficam puxando sardinha para o protagonista, o diferencial mesmo fica sendo os personagens principais, o que cativará melhor cada qual que assiste,
    O Holmes da série americana é mais descontraído, educado, sociável, bem inteligente e as vezes passa uma real impressão de ser meio “doido” e o que fala parece meio sem noção, e essa característica acaba sendo a principal do protagonista da série Elementary -confesso que fascinante as vezes mas de vez em quando acho repetitivo minha opinião pessoal-.
    Já o Sherlock da BBC, ele passa um ar mais obscuro, arrogante, – de forma inteligente é claro – mostra-se ser bem mais inteligente, e que os casos não são mais que meros desafios e o enredo da série apesar de ter seus alívios ainda sim corre em um clima mais pesado que Elementary mas ao mesmo tempo cativante deixando-a bem semelhante à história literária original Sherlock Holmes.

    – As duas séries são nota 8, mas acredito que Elementary está um pouco a frente por ter inovado em algumas coisas como:

    – Watson sendo uma mulher, além de ser “diferente” trazendo espaço para as mulheres como protagonista é trazendo um clima mais agradável fazendo-a como uma grande importância para o Holmes
    – Ex-Viciado, por trazer mais tramas e controvérsias no próprio protagonista
    – Sherlock sendo mais humano. Mais agradável e menos babaca. (Desculpem-me os fãs que gostam do Sherlock original)
    – E os casos são bem mais diversos envolvendo situações muito legais e atrativas.

    Elementary é uma série muito boa porque traz o diferencial da história original dos livros. Mas sem perder a essência total. Já o Sherlock da BBC é para fãs que são fãs da obra literária, das duas é a que mais se aproxima da incrível Obra do século XXVIII.

    MENÇÃO HONROSA OUTRA SÉRIE QUE É BASEADA NO SHERLOCK HOLMES E MUITO BOA POR SINAL, TANTO NO ENREDO QUANTO NA QUALIDADE DE INTERPRETAÇÃO DOS PERSONAGENS ESTA NA SÉRIE DE MEDICINA DOUTOR HOUSE. QUEM LEU OS LIVROS IRÁ SE FACINAR PELA SÉRIE.

  15. Olá,
    Realmente são duas grandes séries. Como não sou muito de series, mas adoro Sherlock. Assisti ambas e a Elementary, foi mais leve mais gostosa de assistir, acho que pelas inovações nos personagens.

  16. Olá a todos! Não quis assistir a série Elementary por ser “diferente, mas pelos comentários vou dar uma chance. Mas p mim, quanto mais fiel aos livros melhor e isso a série Sherlock H fez MT bem. Pena que sua continuação foi cancelada.

    1. Tristeza total. Concordo com seu comentário. Tô assistindo a série Elementary pq amo qualquer coisa que seja relacionado ao S.H. Pelo o que vc disse, vc é como eu e prefere um personagem mais próximo do original. Elementary não é assim, mas tem alguns episódios bem legais.

  17. Uma coisa é ser fã e outra muito diferente é dar a sua classificaçao imparcial de quem é melhor.
    Sou admirador de deduçao, estudo psicologia comportamental e psicologia cognitiva, já também li muita da psicologia forense.

    O meu curriculum foi referido para dar mais ênfase na minha abordagem.

    Os aspectos que observam-se em tais figuras para classificaçoes sao as compaxidades das aplicacoes de conhecimento;
    Justificacoes consistentes e convincentes;
    Atividades e deducoes enquadradas dentro do âmbito do possível.

    Resolver rápido um problema nao importa tanto quanto importa o como.

    A psicologia descreve que um traço pode dar dois indices diferentes;
    Nao pode dizer que tem um cao só porquê viu um pelo na blusa, pode ter sido da sua amiga. Numa deduçao credível, devem ser submetidas as diferentes situacoes ou posicoes que um traço mostra.

    Vi elementary, ja o outro só partes em partes no youtb.

    meu bloog
    rodrigonevesrodrigo.blogspot.com

    1. Eu consigo gostar das duas tranquilamente.
      Enquanto Sherlock é mais sagaz, cheio de reviravoltas e fiel, elementary é pra mim aquela série gostosa de maratonar. Já perdi as contas de quantas vezes passei a noite assistindo.
      Gosto das mudanças e adaptações das duas coisas, mas tenho que ressaltar que achei maravilhosa a Joan Watson mulher sem que tenham incluindo um romance entre os dois, mais sim uma linda história de amizade. E espero que continue assim.

  18. Hoje acabei de assistir pela quinta vez a série britânica e cada vez que assisto reforço que não há Sherlock Holmes melhor que o britânico. Nem o próprio Robert Downey conseguiu chegar perto do papel desempenhado por Benedict.
    Apesar de muito bom, elementary não segue muito o padrão Sherlock e sim um cara que tem um Q.I maior que o de qualquer um mas não um sociopata com os traços do Sherlock britânico.
    Enfim, uma matéria de Julio desse ano não descarta a hipótese de uma quinta temporada de Sherlock. Aguardando ansioso .

  19. Assistir as duas séries, e de longe a britânica é a melhor em todos os sentidos, ao meu ver. Os trejeitos inglêses, o humor ácido, a objetividade de Sherlock condizem muito com o personagem dos livros. O uso da nova ambientação (século XXI e não de época) também ficou muito bem encaixado.

    A americana já não gostei pelo fato de americanizar um personagem que não é americano e não se comporta como um. Então ficou tudo muito igual ao resto que é produzido em hollywood.

  20. Prezados,

    Gostei muito das observações. Eu li todo o cânone de Sir Arthur Conan Doyle e, de fato, o Sherlock da BBC se aproxima mais dos livros: a genialidade exacerbada, as deduções rápidas e as análises quase imperceptíveis para os seres humanos fazem com que, na minha modesta opinião, o Sherlock da BBC seja o melhor. Não podemos nos esquecer também do irmão Mycroft Holmes, que está perfeito, como sendo “praticamente” o próprio império. As duas primeiras temporadas são as melhores, a terceira teve uma pequena queda na qualidade e a última foi consideravelmente pior. Já na série Elementary, creio que o Sherlock é retratado de forma mais humana e, por conseguinte, perde um pouco desse brilho que a natureza quase máquina do Holmes sempre me foi apresentada. Mas gosto muito de ambas as séries; apenas prefiro o Sherlock da BBC por ser mais inverossímil e, portanto, mais próximo a literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima