10 escritores que são (ou foram) jornalistas

brand-journalism-is-better-than-content-marketing

Por Ana Paula Laux – Dia 7 de abril é o dia do jornalista no Brasil. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa em 1830, para marcar a morte do jornalista Líbero Badaró. Na ficção policial, encontramos vários autores que começaram a vida profissional como jornalistas ou críticos para jornais e revistas ou que acabaram dedicando seu tempo às duas profissões em algum momento da carreira. Confira abaixo alguns desses autores.

x

1. Leonardo Padura
jornal1

Escritor cubano nascido em Havana, em 1955. Começou a carreira como jornalista investigativo e também escreveu para revistas literárias. Criou a série com o detetive Mario Conde.

COMPRE O LIVRO – Hereges

2. Patricia Cornwell
jornal2

Após formar-se em 1979, começou a trabalhar como repórter do jornal Charlotte Observer, onde escrevia artigos policiais. Em 1990, publicou o primeiro livro com a médica-legista Kay Scarpetta.

COMPRE AQUI – C orpo de Delito

3. GK Chesterton
jornal3

Escritor, poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo, desenhista e conferencista britânico (ufa!). Criou o católico-detetive Padre Brown, ao todo 52 contos escritos desde 1910. Jorge Luis Borges era um grande admirador da sua obra.

COMPRE AQUI – A Inocência do Padre Brown

4. Stieg Larsson
jornal4

Jornalista e escritor sueco, criou a série Millennium, com a hacker Lisbeth Salander e o também jornalista Mikael Blomkvist. Foi um notório ativista político e pelos direitos humanos, tendo trabalhado em uma agência de notícias e na revista Expo. Morreu em 2004, antes de ver sua obra publicada e que se tornaria mundialmente famosa.

COMPRE AQUI – Os Homens que não Amavam as Mulheres – Millennium 1  

5. Manuel Vázquez Montalbán
jornal10

Escritor, jornalista, poeta e novelista espanhol, sofreu censura da ditadura por ser contestador, chegando a ser impedido de trabalhar, torturado e preso pelo regime franquista. Criou em 1972 o detetive Pepe Carvalho, um investigador particular bem humorado, sarcástico e fã de pratos deliciosos que aparece em uma série de romances policiais.

Assassinato no Comitê Central

6. Jorge Luis Borges
jornal6

Crítico literário e ensaísta argentino, foi um dos maiores nomes da literatura fantástica. Junto com o também escritor Adolfo Bioy Casares, escreveu contos policiais sob o pseudônimo Honorio Bustos Domecq.

COMPRE AQUI – Crônicas de Bustos Domecq. Novos Contos de Bustos Domecq

7. Gaston Leroux
jornal7

Jornalista e escritor francês mais conhecido pelo livro “O fantasma da ópera”. Um dos primeiros jornalistas da literatura policial foi criado por ele. Joseph Rouletabille, repórter do jornal L’Époque e com jeito para charadas matemáticas, apareceu em “O Mistério do Quarto Amarelo”, livro de 1907.

x

8. Alexandra Coelho Ahndoril
jornal8

Alexandra é uma escritora sueca que escreve romances policiais com o marido, o autor Alexander Ahndoril. O casal assina sob o pseudônimo Lars Kepler, e vêm publicando romances policiais desde 2009. Alexandra também faz críticas literárias para os jornais suecos Göteborgs-Posten e Dagens Nyheter.

COMPRE AQUI – O Hipnotista

9. Luis Fernando Veríssimo
jornal9

Contista, tradutor, escritor e cartunista, Luis Fernando Veríssimo iniciou a carreira no jornal Zero Hora, no final de 1966. Trabalhou também na Folha da Manhã e passou a escrever colunas. Fã da literatura policial, sempre abordou o gênero com muito humor, como nas histórias do detetive atrapalhado Ed Mort e no romance policial “Os Espiões”.

COMPRE AQUI – Ed Mort

10. Edgar Allan Poe
jornal5

Nascido em Boston, nos Estados Unidos, em 1809. Edgar Allan Poe foi também editor e crítico literário, mas foi pela literatura que ficou mais conhecido. Trabalhou em jornais e revistas de Baltimore, Filadélfia e Nova Iorque. É considerado o pai da literatura policial moderna, com os contos do detetive Auguste Dupin.

COMPRE AQUI – Histórias Extraordinárias

 

Compartilhe aqui!
  • 118
    Shares

2 comentários em “10 escritores que são (ou foram) jornalistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.