Em 23 de julho de 1888, nascia Raymond Chandler

Raymond Chandler

CLÁSSICO HARDBOILED – Um dos maiores nomes da literatura, Raymond Chandler ajudou a popularizar o gênero policial a partir da década de 1930. Ao lado de Dashiell Hammett e James M. Cain, é considerado um dos criadores do estilo hardboiled americano, quando o detetive deixa de ser tão cerebral e passa a enfrentar a realidade das ruas.

Nasceu em 23 de julho de 1888, em Chicago, mas foi criado na Irlanda e Inglaterra. Entrou para a literatura tardiamente, após trabalhar em uma variedade de empregos. Publicou as primeiras histórias policiais na famosa revista Black Mask Magazine, e em 1939 apresentou seu personagem mais conhecido, Philip Marlowe, no romance O Sono Eterno. Símbolo do detetive durão, Marlowe foi vivido no cinema por Humphrey Bogart, que estereotipou a imagem do investigador particular.

marlowe2

Raymond Chandler escreveu oito romances, entre eles um inacabado, uma infinidade de contos e também trabalhou com roteiros para o cinema. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Sono Eterno, Adeus, Minha Querida e O Longo Adeus. Ele morreu em 1959, aos 70 anos, em San Diego, nos Estados Unidos.

ana2

Compartilhe aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *