M ou N?: nunca é tarde para conhecer um lado inexplorado de Agatha Christie

Compartilhe

Por Luciana da Cunha – Nunca é tarde para conhecer um lado inexplorado de Agatha Christie e se encantar como se estivesse lendo a autora pela primeira vez. Foi mais ou menos assim a minha experiência com M ou N, romance de espionagem protagonizado pelo casal Tommy e Tuppence e publicado no Brasil pela Harper Collins numa edição bonitona. Sou leitora da Agatha desde os 13 anos, mas confesso que me acomodei nas tramas de Hercule Poirot e Miss Marple (principalmente nas do primeiro) desde lá.

Mas vamos à história: em M ou N, o casal de espiões Tommy e Tuppence Beresford se veem em meio às conspirações da Segunda Guerra Mundial e são enviados ao hotel San Souci para descobrirem as identidades de dois espiões infiltrados na Inglaterra trabalhando para o lado alemão. Para contextualizar um pouco melhor: os livros protagonizados pelo casal são cronológicos e nesse aqui eles estão na meia idade. Por isso, são meio que chamados de volta à ativa, já que o serviço secreto prefere recrutar profissionais mais jovens.

Para quem, assim como eu, está mais acostumado com os casos pitorescos e os minuciosos quebra-cabeças que a autora emprega em suas obras, já aviso que o ritmo aqui é um pouco diferente. Por mais que tenha o mistério de descobrir quem são os espiões, a pegada é mais de espionagem mesmo, com mais ação e menos complexidade no desfecho da trama. Como o livro é curto, confesso que não consegui degustar as pistas, já que a história caminhou rapidamente para o seu desfecho. Para quem gosta de devorar livros rapidamente, é uma ótima pedida.

 

Apesar do ritmo diferente, a elegância na ambientação continua impecável. Todo mundo que gostava das aulas de história tem um fascínio especial pela Segunda Guerra e a autora consegue transmitir ao leitor todo o clima de incerteza e insegurança que pairava sobre os ingleses na época.

 

Provavelmente tamanha perfeição nos detalhes se deve ao fato de que o livro foi publicado enquanto a guerra ainda estava em curso, em 1941.

Enquanto saboreava as páginas do livro, fiz o meu dever de casa sobre o casal Tommy e Tuppence e fiquei um pouco decepcionada ao descobrir que foram publicados apenas quatro romances e uma coletânea de contos com eles (bem menos que o badalado Poirot, que acumula 33 romances e mais de 50 contos). A relação dos dois foi, para mim, um dos pontos altos da história, já que eles possuem maneiras peculiares e complementares de resolver mistérios: ele mais sério e pragmático e ela mais espontânea e sagaz. Uma combinação que renderia muitas outras tramas instigantes.

Como já comentei, é uma leitura rápida que pode ser devorada em poucos dias (ou até horas, para os mais famintos), mas nem por isso perde o seu charme. Mais uma vez a Agatha nos encanta com seu estilo, seus personagens e seus mistérios. Leitura leve e ideal para levar junto em uma viagem, nem que seja à Inglaterra da Segunda Guerra.

Quem quiser ver Tommy e Tuppence na TV, pode procurar a recente série da BBC Partners in Crime, protagonizada por Jessica Raine e David Walliams.

(Fotos: Luciana da Cunha, Divulgação – Laurence Cendrowicz)

parceria_harper

star3

screenhunter_1280-oct-24-09-09Título: M ou N?
Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins Brasil
Tradutor: Newton Goldman
Páginas: 194
Este livro no Skoob

SINOPSE – A aventura do casal Tommy e Tuppence se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Escócia. Ambos vão para lá com o objetivo de colaborar, como amadores, com o Serviço Secreto inglês. No caminho, um agente é atropelado propositalmente, pois havia descoberto fatos reveladores de atividades nazistas infiltradas na Inglaterra. Sua última frase foi exatamente: “M ou N…”

(Visited 492 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima