Rowan Atkinson está à altura do detetive Maigret

Compartilhe

Por Ana Paula Laux– Dizem que todo comediante é um bom ator, mas nem todo bom ator é um comediante. No caso de Rowan Atkinson, nada mais justo. O segundo episódio da série Maigret, onde ele interpreta o icônico detetive de Georges Simenon, estreou no canal inglês ITV, e Rowan Atkinson estava muito bem no papel.

“Maigret’s Dead Man” é uma adaptação do livro lançado em 1948. No Brasil, recebeu o nome de “Maigret e seu Morto”, o 29º romance policial com o personagem. Na trama, enquanto a polícia procura os responsáveis pela morte de três fazendeiros, um homem telefona seguidamente para o comissário Maigret de uma cafeteria para informá-lo que está sendo seguido e pedir ajuda. Sem encontrar o detetive em mais de uma ocasião, o homem é achado morto em uma praça após ser jogado de um carro. Maigret deve descobrir o que o homem queria informar e quem o matou.

Para quem já conhece o estilo de Simenon, sabe que suas histórias não focam em quem matou, como nos enigmas clássicos de Agatha Christie e Sherlock Holmes. Por isso, sabemos quem está sendo procurado pela polícia logo no início. O que Maigret faz é investigar o crime ao mesmo tempo em que procura entender suas motivações, um detetive que estuda a natureza humana e tira conclusões a partir dos casos investigados.

 

 

Neste segundo episódio, Rowan Atkinson carrega o detetive com um olhar contido e silencioso, com uma espécie de melancolia comedida no andar. Sua postura não é tão rude, a despeito de Maigrets do passado como aqueles interpretados por Bruno Cremer e Michael Gambon. Ele pouco sorri e nem de longe lembra o histriônico Mr. Bean, que vai acompanhá-lo pela vida inteira em qualquer papel que faça. Apesar de não ser fisicamente parecido com o detetive, Atkinson abraça a chance de viver uma figura diferente da qual é associado. Versátil, seu talento vai além das investidas cômicas e, neste papel, ele desafia as mentes mais conservadoras.

 

itv4

itv2

itv19

 

A série é bem produzida, principalmente porque o canal ITV já tem know-how na área, com séries como Agatha Christie’s Poirot e The Adventures of Sherlock Holmes na bagagem. Outros atores que se destacam são Lucy Cohu no papel de Madame Maigret e John Light como Dacourt. Nota 8,0 pro Maigret de Rowan (meu favorito ainda é Bruno Cremer). E que venham mais episódios.

[Imagem: Site oficial Georges Simenon]

(Visited 277 times, 1 visits today)

7 comentários em “Rowan Atkinson está à altura do detetive Maigret”

  1. Com relação a ‘ Maigret’s dead man’ gostaria de comentar ! muito simpático artigo, apesar de ter a impressão
    de que foi totalmente baseada nos filmes sem considerar os livros, que exploram mais a inteligência do detetive
    em perceber elementos sociais sem dar atenção exagerada as pistas técnicas. ‘Maigret’s dead man’ dá vida
    ao primeiro detetive que além da lógica se permite contemplar e apreciar a cultura e a vida pessoal das pessoas.
    Achei a produção linda como só os ingleses sabem fazer. Completamente respeitosa ao personagem frances
    ( que é um tanto inesperado em uma produção inglesa ) na reconstituição de época primorosa com os arredores
    de Paris, o ar do porto – até a camisa do comissário está envelhecida…
    Rowan faz uma performance contida mas profundamente emocional…
    trazendo o que o Maigret tem de melhor: a sua humanidade. Excelente filme !

    1. Oi Roman. Realmente, você está certo! Me concentrei mais no filme e principalmente na figura de Rowan para interpretar o papel de Maigret. Acho que ele foi previamente julgado pela crítica e pelos fãs mais conservadores antes de conseguir provar o talento que tem pra viver Maigret, um personagem tão diferente daqueles a que ele é associado, principalmente por Rowan ser visto único e exclusivamente como comediante. Acho que ele é um ótimo ator e, embora não seja o meu Maigret favorito, realmente fez um bom papel vivendo Maigret. Obrigada pelo seu ótimo comentário!

  2. Ele , Rowan, está perfeito como Maigret ! Pode-se ler um livro de Simenon, e imaginá-lo personificando o personagem do texto. Me surpreendeu positivamente. É um ator com muitos recursos, da comédia ao drama, passando pela ação, o vi em um dos filmes de 007. Um verdadeiro artista!

  3. Tenho assistido uns poucos episódios na Film and Arts. Muito boa a interpretação do Roman, Mr Bean , como ficou mundialmente conhecido. Muito sério, nem parece o gaiato Mr Bean. Estou achando muito legal a performance do artista

  4. Douglas Alexandre Ribeiro Gonçalves

    A série é boa; fotografia ótima e os locais nos remetem a memória dos livros de George Simenon; agora engolir Rowan Atkinson como Jules Maigret, quando seu autor diz que suas características mais marcantes eram ser grandalhão, de meia idade, casado, beberrão, de hábitos simples e maneiras toscas é um pouco demais; o olhar e trejeitos taciturnos de Rowan, não trespassam sua veia humorística e ele fica deslocado do personagem; digo isso como leitor fiel e conhecedor de todos os capítulos da série Maigret (por Bruno Cremer); sua “falta de queixo” exacerbam sua timidez, muito contrária a autoridade e presença do Maigret dos livros. Resumindo uma série que deve ser assistida com certeza; justamente para termos certeza do que não se deve ser feito em adaptações de livros. Respeito ao estilo do autor é o mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima