CRÍTICA | Maigret: Rowan Atkinson está à altura do detetive de Simenon

Por Ana Paula Laux– Dizem que todo comediante é um bom ator, mas nem todo bom ator é um comediante. No caso de Rowan Atkinson, nada mais justo. O segundo episódio da série Maigret, onde ele interpreta o icônico detetive de Georges Simenon, estreou no canal inglês ITV, e Rowan Atkinson estava muito bem no papel.

“Maigret’s Dead Man” é uma adaptação do livro lançado em 1948 – no Brasil, recebeu o nome de “Maigret e seu Morto”, o 29º romance policial com o personagem. Na trama, enquanto a polícia procura os responsáveis pela morte de três fazendeiros, um homem telefona seguidamente para o comissário Maigret de uma cafeteria para informá-lo que está sendo seguido e pedir ajuda. Sem encontrar o detetive em mais de uma ocasião, o homem é achado morto em uma praça após ser jogado de um carro. Maigret deve descobrir o que o homem queria informar e quem o matou.

Para quem já conhece o estilo de Simenon, sabe que suas histórias não focam em quem matou, como nos enigmas clássicos de Agatha Christie e Sherlock Holmes. Por isso, sabemos quem está sendo procurado pela polícia logo no início. O que Maigret faz é investigar o crime ao mesmo tempo em que procura entender suas motivações, um detetive que estuda a natureza humana e tira conclusões a partir dos casos investigados.

 

 

Neste segundo episódio, Rowan Atkinson carrega o detetive com um olhar contido e silencioso, com uma espécie de melancolia comedida no andar. Sua postura não é tão rude, a despeito de Maigrets do passado como aqueles interpretados por Bruno Cremer e Michael Gambon. Ele pouco sorri e nem de longe lembra o histriônico Mr. Bean, que vai acompanhá-lo pela vida inteira em qualquer papel que faça. Apesar de não ser fisicamente parecido com o detetive, Atkinson abraça a chance de viver uma figura diferente da qual é associado. Versátil, seu talento vai além das investidas cômicas e, neste papel, ele desafia as mentes mais conservadoras.

 

itv4

itv2

itv19

 

A série é bem produzida, principalmente porque o canal ITV já tem know-how na área, com séries como Agatha Christie’s Poirot e The Adventures of Sherlock Holmes na bagagem. Outros atores que se destacam são Lucy Cohu no papel de Madame Maigret e John Light como Dacourt. Nota 8,0 pro Maigret de Rowan (meu favorito ainda é Bruno Cremer). E que venham mais episódios.

[Imagem: Site oficial Georges Simenon]

Compartilhe aqui!
  • 28
    Shares

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx).

4 comentários em “CRÍTICA | Maigret: Rowan Atkinson está à altura do detetive de Simenon

  • março 11, 2017 em 8:43 pm
    Permalink

    Com relação a ‘ Maigret’s dead man’ gostaria de comentar ! muito simpático artigo, apesar de ter a impressão
    de que foi totalmente baseada nos filmes sem considerar os livros, que exploram mais a inteligência do detetive
    em perceber elementos sociais sem dar atenção exagerada as pistas técnicas. ‘Maigret’s dead man’ dá vida
    ao primeiro detetive que além da lógica se permite contemplar e apreciar a cultura e a vida pessoal das pessoas.
    Achei a produção linda como só os ingleses sabem fazer. Completamente respeitosa ao personagem frances
    ( que é um tanto inesperado em uma produção inglesa ) na reconstituição de época primorosa com os arredores
    de Paris, o ar do porto – até a camisa do comissário está envelhecida…
    Rowan faz uma performance contida mas profundamente emocional…
    trazendo o que o Maigret tem de melhor: a sua humanidade. Excelente filme !

    Resposta
    • março 12, 2017 em 3:53 pm
      Permalink

      Oi Roman. Realmente, você está certo! Me concentrei mais no filme e principalmente na figura de Rowan para interpretar o papel de Maigret. Acho que ele foi previamente julgado pela crítica e pelos fãs mais conservadores antes de conseguir provar o talento que tem pra viver Maigret, um personagem tão diferente daqueles a que ele é associado, principalmente por Rowan ser visto único e exclusivamente como comediante. Acho que ele é um ótimo ator e, embora não seja o meu Maigret favorito, realmente fez um bom papel vivendo Maigret. Obrigada pelo seu ótimo comentário!

      Resposta
  • setembro 3, 2017 em 10:17 pm
    Permalink

    Ele , Rowan, está perfeito como Maigret ! Pode-se ler um livro de Simenon, e imaginá-lo personificando o personagem do texto. Me surpreendeu positivamente. É um ator com muitos recursos, da comédia ao drama, passando pela ação, o vi em um dos filmes de 007. Um verdadeiro artista!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.