A livraria Acqua Alta é uma joia de Veneza

Compartilhe

Por Ana Paula Laux – Perdida pelas esquinas labirínticas de Veneza, na Itália, está uma livraria especial e única. Apontada como uma das mais bonitas do mundo, a Acqua Alta é uma mistura de sebo e livraria situada a alguns minutos da Praça de São Marcos. O nome é uma referência ao fenômeno de maré alta que ocorre em Veneza durante o outono e inverno, inundando ruas da cidade por algumas horas. O dono da livraria, o senhor Luigi Frizzo, teve a ideia de usar gôndolas e barcos para manter seus preciosos livros longe da água nesses períodos, e posteriormente decorou o lugar inteiro desta forma.

 

“Veneza é como comer uma caixa inteira de bombons de chocolate com licor de uma só vez.”
(Truman Capote)

 

Logo na entrada somos acolhidos por cartões postais, imãs de geladeira, guias, calendários e pilhas de livros organizados em pequenos caixotes azuis e pretos, protegidos por uma árvore um tanto fantasmagórica nessa época do ano. Acima da porta, lê-se o cartaz de boas vindas com a frase “Libreria Acqua Alta – Book Shop / Free Entrance”. Ainda no acesso, já é possível ver os livros empilhados em estantes e gôndolas, o charme do lugar. Há gêneros variados, mas os mais encontrados são os livros de arte, turismo, culinária, thrillers, gibis e poesia. A maioria é em italiano, porém há uma seção em inglês também.

 

entrada

Além de ficarem organizados nas estantes e gôndolas, os livros também são acomodados dentro de malas e entre peças de decoração como anjinhos de porcelana, máscaras venezianas de carnaval e pôsteres da cidade. Fico imaginando a dor de cabeça que é para o livreiro encontrar um título específico, pois tudo parece meio fora de ordem e aleatório. Deve ser bem complicado se situar por aqui!

 

mala

anjao

Depois de explorar um pouco o lugar, é claro que procuramos pela seção de romances policiais, que encontramos num amontoado na parte direita da livraria. Ao lado do cartaz “Thriller, Noir, Spy Story, Gialli, Suspense” havia muitos livros de Patricia Cornwell (notei que os italianos adoram a autora, pois vi vários livros dela nas outras livrarias que visitei pela Itália), mas também nomes como John Le Carré, PD James, James Patterson, além dos italianos Massimo Carlotto, Andrea Camilleri e outros nomes italianos ainda desconhecidos para mim.

 

policial1

policial2

Nos fundos da livraria, há uma varandinha onde ficam os livros que foram danificados em outras estações da “acqua alta”. O proprietário resolveu dispô-los – muitos deles são enciclopédias – lembrando degraus encostados no muro, tornando o lugar um ponto único para registrar a visita com uma foto. Outro ponto incrível para registrar numa bela fotografia fica em uma das janelas ao lado do canal, onde foi colocada uma cadeira encostada à porta verde com o nome da livraria em amarelo.

livros

 

A livraria também é conhecida pelos gatos. Quando entramos, vimos junto ao caixa uma mocinha comportada e bem gordinha observando atentamente os turistas com seu olhar silencioso. Perguntei à livreira como ela se chamava, e foi dessa forma que conheci Tigra, uma fofura que até posou para mim durante a conversa. Segundo a livreira, deveria ter mais dois gatos perdidos pela livraria, mas no horário que eu fui eles não estavam por lá. Talvez estivessem almoçando pelas redondezas.

tigra

 
A Acqua Alta foi inaugurada em 2004, e já se tornou um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita Veneza e é fã de livros. Pode ser um pouco difícil encontrá-la, já que os becos tendem a confundir quem não está acostumado a andar pela cidade sinuosa, mas ligue o GPS e não desista de encontrá-la. Você não irá conhecer nada igual no mundo!

(Visited 405 times, 1 visits today)

3 comentários em “A livraria Acqua Alta é uma joia de Veneza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima