RESENHA | Maré Viva, de Cilla e Rolf Börjlind

Compartilhe

Por Leila Gonçalves – Quando foi lançado Terceira Voz, o segundo livro da série protagonizada por Olivia Ronning e Tom Stilton no Brasil, a Amazon ofereceu graciosamente o ebook do primeiro volume. Foi dessa maneira que adquiri Maré Viva, um thriller que comprova a qualidade da literatura policial sueca, que há alguns anos vem conquistando leitores ao redor do mundo.

Sua história aborda um caso prestes a ser arquivado: o assassinato, com requintes de crueldade, de uma mulher grávida na pequena ilha de Nordkoster. Ocorrido há vinte e três anos, ele vai parar nas mãos de uma jovem aluna da Academia de Polícia que contará com a experiência de um ex-investigador, para verificar se, com os recursos tecnológicos atuais, é possível encontrar alguma nova pista. Curiosamente, a identidade da vítima continua ignorada e sem nenhum desaparecimento registrado, ela pode ser uma turista, imigrante ilegal ou até mesmo uma espiã…

Em paralelo, a violência e o medo eclodem pelas ruas de Estocolmo. Uma série de vídeos são postados na internet, apresentando moradores de rua sendo brutalmente espancados, causando comoção. A força policial vem tentando encontrar os responsáveis e entre os principais suspeitos, surpreendentemente, está uma gangue de adolescentes. Afinal, como essas duas histórias podem estar relacionadas?

 

Maré Viva distingue-se pelas diversas subtramas que, pouco a pouco, vão se entrelaçando num enigma de 512 páginas, capaz de prender o leitor até o final.

 

Cilla e Rolf Börjlind, os autores, garantem um bom ritmo à narrativa que, muito bem armada, não deixa pontas soltas. Para tanto, além de Olívia e Tom, despontam alguns: a indigente Vera Zarolha, a cafetina de luxo Jackie Berglund e o corrupto mega-empresário Bertil Magnusson, envolvido com a exploração do tântalo no Congo.

Como ponto negativo, o que realmente me incomodou foi a tradução e a revisão. Na tentativa de introduzir um tom mais coloquial ao texto, o português sofreu várias escoriações. Observe esse trecho: “Quando ela botava mãos à obra, comer era a última de suas prioridades. Mas agora sentia que estava precisando de um pouquinho de sustança no estômago para compensar aquela pequena sensação de que sua cabeça iria começar a rodar. Será que deveria dar uma escapada para descolar uma pizza?” Confesso que a tal “sustança no estômago” e demais preciosidades ganharam minha ojeriza.

Enfim, se você procura entretenimento, Maré Viva é uma boa opção. Coloquei o segundo volume, Terceira Voz, na minha lista de leitura. De acordo com comentários, ele é ainda melhor e outra boa notícia: a Editora Rocco trocou o tradutor.

 

Título: Maré Viva
Autores: Cilla e Rolf Börjlind
Páginas: 512
Editora: Rocco
Este livro no Skoob

SINOPSE – Olivia Rönning é uma jovem estudante da Academia de Polícia. Filha de um policial do departamento de homicídios, seu faro para juntar pistas e resolver mistérios é posto à prova quando resolve investigar um caso não concluído, prestes a parar no arquivo morto da polícia, como trabalho de faculdade. Trata-se do assassinato de uma mulher grávida, ocorrido na gelada e chuvosa ilha de Nordkoster, em 1987. O que Olivia não imagina é que a investigação trará muito mais perguntas do que soluções, a começar pelo misterioso desaparecimento do policial responsável pelo caso, entre outras descobertas surpreendentes. Dois dos principais nomes por trás das séries de TV policiais na Suécia, o casal Cilla e Rolf Börjlind apresenta em, Maré viva, um thriller que faz jus à badalada literatura policial escandinava contemporânea.

LEILA DE CARVALHO E GONÇALVES – Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.

(Visited 381 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima