RESENHA | Sombras na casa e outros mistérios, Alexandre Gazineo

Compartilhe

Por Josué de Oliveira – Conheci o trabalho de Alexandre Gazineo em 2008 através do site Beco do Crime, que, durante cerca de cinco anos, foi um movimentado espaço de divulgação de contos policiais para autores independentes. Lá, o baiano Gazineo chamava a atenção por suas histórias protagonizadas por um personagem recorrente: o inspetor Gomes, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Várias dessas narrativas foram compiladas no livro “Sombras na casa e outros mistérios” (Novo Século, 160 páginas), lançado em 2011.

São 14 contos, todos apresentando casos fechados da carreira de Gomes e sua equipe de investigadores. São Paulo, a maior cidade da América Latina, capaz de oferecer crimes dos mais inusitados aos mais bárbaros com a mesma facilidade, é o cenário.

De modo geral, as histórias têm uma estrutura semelhante: um homicídio ocorre, Gomes e seus auxiliares são acionados, encontram pistas estranhas e por vezes conflitantes, e a verdade emerge a partir da observação lógica do inspetor, que tem um olho atento sobretudo aos aspectos humanos de cada um de seus casos. Uma quantidade menor de textos mostra o protagonista em situações que disparam a memória de alguma investigação antiga e marcante, que é exposta por meio de diálogos ou mesmo simples recordação. Por trás de cada desfecho, há uma reflexão sobre aspectos da natureza contraditória dos diversos personagens cujos dramas são observados pelo meditativo Gomes.

O conjunto de narrativas agradará sobretudo os apreciadores de uma literatura policial urbana, crua, de tom mais realista. Encontramos bons paralelos na longa série protagonizada por Harry Bosch, fenômeno do americano Michael Connelly, e a sempre relevante série do 87º Distrito Policial, escrita por Ed McBain. Entre os brasileiros, a maior proximidade é com Joaquim Nogueira e as histórias do policial Venício. Todos estes são exemplos do que acontece quando o mistério clássico encontra os grandes centros urbanos, com suas complexas dinâmicas sociais, a constante ameaça da violência, a promessa de que a ordem nunca poderá ser restaurada completamente.

No entanto, apesar da estética mais próxima do mundo real, na esteira do subgênero procedural, vários dos contos de Sombras na casa devem muito ao estilo clássico do policial. Neles, Gomes age como o detetive ponderado, racional, e as soluções sendo explicadas de modo didático e detalhado.

A qualidade geral dos contos é muito boa. A escrita de Gazineo é clara, acessível, e não chama atenção para si mesma sem motivo. O autor foi engenhoso na criação dos crimes que movimentam as tramas, alcançando um equilíbrio entre as histórias curtas e simples – como Aposta suicida e A confissão – e outras de maior extensão e complexidade – entre elas Assassino nas sombras, Insônia e Morte em 29 polegadas. O tom tende para o sério, combinando com a gravidade das situações retratadas, embora haja espaço para humor nas interações entre o inspetor e os investigadores Pelicano, Joca e outros. Há exageros pontuais, sobretudo em momentos mais dramáticos, mas o saldo final é de mais acertos do que erros.

Sombras na casa… é uma obra breve e satisfatória, recomendada para quem deseja conhecer mais um explorador brasileiro do gênero do crime.

Título: Sombras na casa e outros mistérios
Autor: Alexandre Gazineo
Editora: Novo Século
Páginas: 160
Este livro no Skoob

SINOPSE – Crimes e mistérios são rotina na vida do Inspetor Godofredo Gomes. Cruzando as ruas de São Paulo, Gomes desvenda a morte de uma noiva na véspera do casamento, é desafiado para um jogo de vida e morte por um psicopata e desvenda um crime na alta sociedade ajudado por uma moradora de rua apelidada de ‘Rainha”. A caçada vai começar!

 

 

 

(Visited 67 times, 1 visits today)

1 comentário em “RESENHA | Sombras na casa e outros mistérios, Alexandre Gazineo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima