Como sobreviver ao final de Por Trás de Seus Olhos, de Sarah Pinborough?

Compartilhe

 

* Compre o livro/e-book

Quando cheguei no fim de “Por trás de seus olhos”, de Sarah Pinborough, realmente não esperava encontrar aquele desdobramento para a história. Acredito que este final vai dividir opiniões.

Não é completamente original (eu já vi um filme de suspense muito parecido com a ideia de Pinborough), e talvez funcione melhor nas telas de cinema do que nas páginas de um livro. De qualquer forma, é bem surpreendente.

Na trama, Louise é uma mãe divorciada, secretária em um consultório de psicólogos. Ela sai pouco, leva uma vida rotineira cuidando do filho, da casa e trabalhando. Não dispensa um cálice de vinho para relaxar no sofá, fuma mas quer parar, não é lá muito adepta dos exercícios (lembra até um pouco a Bridget Jones, personagem de Helen Fielding).

Louise acaba se envolvendo com um homem que descobre, mais tarde, ser casado e seu futuro chefe no consultório. Ela também acaba conhecendo a esposa dele, Adele, uma mulher linda e deslumbrante porém extremamente misteriosa.

 

A relação ambígua entre esses três é o combustível da história. Louise alimenta a amizade com Adele de uma forma dedicada, porém sentindo culpa pelo envolvimento com o marido dela, algo que mantém em segredo. E então passamos a perceber que coisas estranhas começam a acontecer entre eles, situações inexplicáveis, até o ponto em que fica evidente que alguém não é o que diz ser.

 

Compartilhar um segredo sempre parece bom no momento, mas, depois, aquilo se torna um fardo. Um frio na boca do estômago por ter soltado algo e você ser incapaz de voltar atrás.

 

Sarah Pinborough consegue prender a atenção o leitor, e isso provavelmente se deve pelo fato de ela já ter escrito mais de vinte livros na carreira, além de ser roteirista para a BBC também. Algo que me incomodou foi uma certa incoerência na voz de Louise (eu sei, é uma autora, mas mesmo assim). Há uma ultra dependência emocional e reações exageradamente impulsivas que, pessoalmente, achei desnecessárias nas ações dela.

Este é um suspense bem escrito e deve pegar todo mundo de surpresa (eu imaginei um desfecho próximo ao que a autora revelou nos parágrafos finais, mas não acertei tudo, não há como acertar tudo).

“Por trás de seus olhos” foi publicado em janeiro deste ano na Inglaterra pela Harper Fiction, e saiu em agosto no Brasil, pela Editora Intrínseca. Lembrando que na ficção vale tudo, é um livro indicado para quem gosta de se surpreender com histórias misteriosas e muito reveladoras.

* Livro enviado ao site pela Editora Intrínseca

x

Veja a resenha em vídeo

Inscreva-se no canal

x

Veja o trailer da série na Netflix

 

SOBRE O LIVRO  

Título: Por trás de seus olhos
Autora: Sarah Pinborough
Tradução: Alexandre Raposo
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Compre o livro / e-book

SINOPSE – Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém. Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado. Em Por trás de seus olhos , best-seller do Sunday Times e do The New York Times , Sarah Pinborough não só reinventa o tradicional triângulo amoroso, como o vira do avesso e de ponta-cabeça, numa trama “com tantos jogos mentais que você vai começar a se perguntar se esse triângulo tem mesmo três lados”, como destaca Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros.

(Visited 294 times, 1 visits today)

11 comentários em “Como sobreviver ao final de Por Trás de Seus Olhos, de Sarah Pinborough?”

  1. O filme XXXX de onde a autora deve ter tirado a ideia é muito melhor, e o argumento tem mais fundamento. Li, mas não achei que seja tudo isso o que tem se escrito sobre ele não. É mediano, li pra ver onde ia dar.

  2. É um livro impactante, com certeza. A escrita e os diálogos, ao meu ver, foram muito bem amarrados, conduzindo o(a) leitor(a) para um final inesperado. Seria interessante se a autora escrevesse uma continuação e, quem sabe, fizessem um filme. Daria um bom thriller.

Comentários encerrados.

Rolar para cima