Foto revela possível inspiração de Conan Doyle para o chapéu e cachimbo de Sherlock

Via Daily Mail – O marinheiro vitoriano da foto abaixo parece familiar para você? A imagem é um raro registro datado de julho de 1880 com ninguém menos do que Arthur Conan Doyle. A fotografia foi tirada seis anos antes de Doyle escrever a primeira história com Sherlock Holmes, e tem dois detalhes bem importantes que saltam aos olhos dos observadores: perceberam o cachimbo e o chapéu de caçador usados pelo homem á direita da foto?

Considerando que era um dos companheiros de viagem de Conan Doyle, podemos utilizar nossos poderes de dedução para imaginar que este indivíduo pode, de alguma forma, ter inspirado o futuro escritor a criar o visual de um dos detetives mais famosos do mundo.

 

z

O homem do cachimbo e chapéu foi identificado como Doutor William Henry Neale. A foto foi tirada quando Doyle servia no baleeiro The Hope (A Esperança), anos antes de se aventurar pelo mundo da ficção. Quando ainda era um jovem estudante de medicina na Universidade de Edimburgo, ele passou seis meses viajando pela Sibéria exercendo a função de cirurgião no barco.

Mais tarde ele revelou que essa viagem teve um grande impacto sobre ele, e que serviu de experiência para que escrevesse vários contos e artigos. Último detalhe: Doutor Neale também era cirurgião no barco.

 

Compartilhe aqui!
  • 88
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *