Maurice Leblanc, o criador do famoso personagem Arsène Lupin

Compartilhe

 

O escritor francês Maurice Leblanc entrou para a história por ter criado um dos personagens mais famosos da literatura francesa, o “ladrão-cavalheiro” conhecido como Arsène Lupin.

Leblanc nasceu em 1864 em Rouen, uma cidadezinha localizada no noroeste da França. Inicialmente cursando Direito, ele abandonou a faculdade e, em Paris, trabalhou como jornalista. Começou a publicar crônicas em jornais até que seu editor, Pierre Laffitte, pediu para que criasse uma história policial para competir com a popularidade de Sherlock Holmes na Inglaterra.

Assim nasceu Arsène Lupin, que estreou na extinta revista Je Sais Tout e logo tornou-se um sucesso. Atípico, Lupin ele é mais considerado um anti-heroi por causa de sua natureza criminosa, além de ser um mestre em fugas sensacionais e crimes perfeitos.

Leblanc publicou mais de 60 contos e livros na carreira, porém ficou conhecido mesmo pelas histórias de Lupin, que até hoje encantam os leitores. Ele morreu em 6 de novembro de 1941, em Perpignan.

Livros e e-books de Maurice Leblanc

 

Conheça o box no canal

Inscreva-se no canal

 

DICA DE LEITURA

Título: Box as Melhores Histórias de Arsène Lupin
Autor: Maurice Leblanc
Páginas: 640
Editora: Nova Fronteira
Compre o box

SINOPSE – Há mais de um século, Arsène Lupin seduz gerações com seus planos criminosos tão geniais quanto mirabolantes, enredando os leitores em reviravoltas inesperadas. Conhecido como o “Robin Wood francês da belle époque”, este ladrão de casaca segue a sério um código de honra, que revela traços de um espírito anarquista e definitivamente antiaristocrata. Seus roubos têm como alvo objetos valiosos dos mais abastados e uma provocação a suas vítimas com um prenúncio do crime — preferencialmente em uma nota na imprensa. Também são alvos do humor zombeteiro deste mestre do crime os representantes da lei, em especial o inspetor Ganimard, que está sempre no encalço de Lupin e não raro caindo em suas artimanhas, e o detetive inglês Herlock Sholmes, um inimigo cuja mente brilhante traz novos desafios para o ladrão francês. Audacioso, antiestablishment, capaz de assumir inúmeras identidades diferentes e sempre surpreendendo o leitor com suas saídas de mestre, o memorável personagem criado por Maurice Leblanc garante seu lugar de destaque na literatura policial.

 

(Visited 503 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima