Visitando o Museu Sherlock Holmes em Londres

Uma das visitas mais especiais para quem viaja a Londres e é fã de Sherlock Holmes é o museu dedicado ao detetive na Baker Street, 221B. Nas histórias, Sherlock teria vivido neste endereço entre 1881 e 1904 com o amigo e conselheiro nas investigações, o Doutor Watson. O curioso é que o número 221B dessa rua nunca existiu na vida real, apenas nas histórias de Arthur Conan Doyle. A numeração da rua ia originalmente do número 1 ao 85, isso até 1930, quando as casas foram renumeradas e a sequência de 215 a 229 foi atribuída ao Abbey National.

O museu mesmo foi fundado em março de 1990 e fica bem pertinho de outro ponto turístico, o Museu de Cera Madame Tussauds. Para chegar, peguei o metrô londrino (comprei o One Day Travelcard) e parei na estação Baker Street, que já encanta pelas homenagens a Sherlock nas paredes.

Como não é de se espantar, peguei a direção contrária ao museu (me atrapalhando eternamente com o GPS), mas foi muito bom porque tive a oportunidade de conhecer os arredores da Baker St. Sherlock é praticamente o dono do bairro! Há várias lojas, pubs e até um hotel com o nome do detetive pelo caminho.

Chegando ao endereço já fiquei emocionada, revivendo toda a mágica daquele lugar que só ouvi falar mesmo nos contos de Sir Doyle. O museu fica numa casa de três andares no melhor estilo vitoriano, e logo ao lado da entrada está a lojinha do Sherlock, que eu sabia que ia me deixar falida. Compramos os ingressos por 15 libras cada (adulto) e 10 libras (criança) e fomos pra fila.

No museu são permitidos grupos de umas 15 pessoas por vez para conhecer os três andares, então esperamos por um tempo naquele friozinho cortante do inverno inglês. Inclusive até começou a nevar nesse meio tempo, foi incrível!

Depois de meia hora, finalmente entramos, subimos até o primeiro andar pela escadinha estreita com vários quadros e decorações pelo caminho e já demos de cara com a famosa sala de estar de Sherlock. Tudo remontado como nos livros, com as confortáveis poltronas próximas à lareira, o famoso violino delicadamente guardado no canto direito, abajures e velas iluminando o ambiente, livros de estudo, prataria, jornais de época e muitos quadros enfileirados.

No segundo andar, ficam os quartos do Doutor Watson e da Senhora Hudson, a dona do apartamento alugado por Sherlock, que aparece pela primeira vez em O Signo dos Quatro. A Sra. Hudson é extremamente zelosa com o bem-estar de Sherlock, por quem tem um profundo carinho. Nas histórias, Watson a descreveu assim:

“A sra. Hudson, senhoria de Sherlock Holmes, era dotada de uma paciência infinita. Não só seu apartamento do primeiro andar era invadido a toda hora por bandos de pessoas de aparência estranha e muitas vezes pouco recomendável, mas seu inquilino famoso [Holmes] mostrava uma extravagância e irregularidade de hábitos que deviam pôr sua paciência duramente à prova. O desleixo incrível, a paixão pela música nas horas mais impróprias, os exercícios ocasionais de tiro ao alvo dentro do apartamento, as experiências científicas esquisitas e muitas vezes malcheirosas, e o clima de violência e perigo que o envolvia faziam de Sherlock Holmes o pior locatário de Londres. Em compensação, pagava um aluguel principesco e não tenho dúvida que todo o prédio poderia ser comprado com o dinheiro pago por Holmes durante o tempo em que morei com ele. A senhoria o tratava com respeito profundo e nunca se atreveria a chamá-lo à ordem, por mais inconveniente que sua conduta lhe parecesse. Tinha carinho por ele, pois Holmes era muito gentil e cortês no relacionamento com as mulheres.”

É no terceiro andar que ficam os bonecos de cera de Sherlock, do Professor Moriarty e outros personagens. O que eu achei mais realista foi justamente o do Napoleão do Crime. Parece que ele está te observando atentamente para descobrir todos os seus segredos mais íntimos (e como poderá usá-los contra você!).

Logo abaixo, incluí um vídeo e todas as fotos da visita (foram muitos registros!), então não se esqueça de checar também para conhecer os cantinhos dos três andares. O museu do Sherlock é um ponto obrigatório para quem é fã de literatura policial, além de ser um passeio divertido para conhecer um pouco sobre um dos personagens mais importantes da cena inglesa. Os ingleses sabem valorizar seus ícones e capitalizam suas marcas com inteligência.

Passeio super recomendado, você viverá momentos inesquecíveis no Museu de Sherlock Holmes!

MUSEU SHERLOCK HOLMES
Endereço: 221b Baker St, Marylebone, London NW1 6XE
Horário: das 9 às 18:30h
Sitehttp://www.sherlock-holmes.co.uk/

 

Assista ao vídeo da visita

Compartilhe aqui!
  • 60
    Shares

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx).

7 comentários em “Visitando o Museu Sherlock Holmes em Londres

  • fevereiro 15, 2018 em 11:38 am
    Permalink

    Meu novo sonho de viagem!!!!!! Se eu vir esse boneco do Sherlock pessoalmente eu grito!!!!!! E provavelmente eu entraria e gastaria em cada um dos pubs com o nome dele Huashaushausha Ótima técnica de marketing, conseguiram pegar mais uma cliente!!!!!!

    Resposta
    • fevereiro 15, 2018 em 12:37 pm
      Permalink

      Confesso que dei uma gastadinha na loja de lembrancinhas ao lado do museu rsrs Em breve vou postar um vídeo sobre a loja também, é um encanto só 🙂

      Resposta
    • fevereiro 16, 2018 em 11:28 am
      Permalink

      Eu não comprei nenhum livro na loja pq já tinha comprado um livro especial sobre o Sherlock na Livraria Waterstone, que saiu 17,99 libras. Comprei uma caneca bem bonita na loja que custou 8 libras. Os preços são meio caros na loja! Mas tem umas coisinhas menores que vale a pena levar, são mais em conta, como buttons, pôsteres, canecas…

      Resposta
  • fevereiro 23, 2018 em 12:16 pm
    Permalink

    outro sonhooo *_*

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.