Um almanaque para fãs de Sherlock Holmes

Compartilhe

Por Ana Paula Laux – Já imaginou um livro com todas as informações sobre o detetive mais famoso da literatura? É isso que você vai encontrar em The Sherlock Holmes Book, um almanaque que combina fatos e curiosidades divertidas sobre os romances e contos escritos por Arthur Conan Doyle.

Publicado pela editora Dorling Kindersley em 2015, o livro apresenta uma diagramação impecável e vem recheado com fotos raras, gráficos e ilustrações de Sidney Paget, criador de alguns traços icônicos do detetive (como o chapéu de caçador, que ele próprio gostava de usar). Na introdução, a biografia de Conan Doyle e dos protagonistas mostra onde tudo começou. Logo após, vêm os capítulos dedicados aos clássicos em ordem cronológica, partindo De Um Estudo em Vermelho, primeiro conto com Sherlock publicado em 1887, até O velho solar de Schoscombe, de março de 1927.

 

 

O livro foi organizado por vários colaboradores, escritores, críticos de cinema e jornalistas, ampliando a variedade de referências e aprofundando a discussão sobre a origem das ideias usadas por Doyle. O diferencial é o fato de as histórias serem analisadas individualmente através de gráficos e fluxogramas, com uma reconstrução das investigações explicando como Holmes chegou à conclusão dos casos através de um raciocínio dedutivo e lógico (por isso, há todos os spoilers possíveis).

Há também singularidades sobre as tramas, que ajudam a entender de onde partiu a provável inspiração para algumas histórias. É o caso da origem da lenda do cachorro demoníaco em O Cão dos Baskervilles, ou ainda de onde surgiu a ideia de usar as Cataratas de Reichenbach no trágico O Problema Final.

Uma das notas mais fabulosas aparece, no entanto, logo no início. Seria possível que Sherlock não tivesse se tornado um sucesso editorial se não fosse pela mãozinha do editor da revista Lippincott’s Monthly Magazine? Segundo consta no almanaque sim já que, em agosto de 1889, Conan Doyle recebeu um convite para jantar do editor da revista, John Marshall Stoddart. Ele tinha gostado de Um Estudo em Vermelho, e percebeu que as histórias policiais poderiam atrair mais leitores naquele momento. Por isso, propôs a Conan Doyle que escrevesse mais uma história para ser publicada na revista junto a de outro escritor, que também participava do jantar naquela mesma noite. O nome? Oscar Wilde. Doyle aceitou a proposta e escreveu O Signo dos Quatro, romance policial publicado em fevereiro de 1890 na revista. Wilde também aceitou e escreveu O Retrato de Dorian Gray, uma de suas obras-primas.

Há várias histórias como essa no livro, o que torna a leitura prazerosa e divertida. Com 352 páginas em capa dura, The Sherlock Holmes Book: Big Ideas Simply Explained merece lugar de destaque em qualquer estante.

 

Conheça o livro na galeria

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”9″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

COMPRE AQUI – The Sherlock Holmes Book

Título: The Sherlock Holmes Book (inglês)
Autor: Vários autores
Editora: DK
Páginas: 352

SINOPSE – The Sherlock Holmes Book, the latest in DK’s award-winning Big Ideas Simply Explained series, tackles the most “elementary” of subjects — the world of Sherlock Holmes, as told by Sir Arthur Conan Doyle. The Sherlock Holmes Book is packed with witty illustrations, clear graphics, and memorable quotes that make it the perfect Sherlock Holmes guide, covering every case of the world’s greatest detective, from A Study in Scarlet to The Adventure of Shoscombe Old Place, placing the stories in a wider context. Stories include at-a-glance flowcharts that show how Holmes reaches his conclusions through deductive reasoning, and character guides provide handy reference for readers and an invaluable resource for fans of the Sherlock Holmes films and TV series. The Sherlock Holmes Book holds a magnifying glass to the world of Sir Arthur Conan Doyle’s legendary detective.

(Visited 261 times, 1 visits today)

3 comentários em “Um almanaque para fãs de Sherlock Holmes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima