Autora canadense de mistério tem mais de 10 milhões de livros vendidos

Compartilhe

 

* Atualizado em 20/03/2022

Ela já publicou uma série de romances policiais e vendeu mais de 10 milhões de exemplares na América do Norte, mas seu primeiro livro, Natureza Morta, foi rejeitado por 50 editoras até encontrar o caminho do sucesso. A canadense Louise Penny mora em Knowlton, uma cidadezinha de pouco mais de 5 mil habitantes no Quebec. É lá que cria histórias obscuras e cheias de mistério com mortes por eletrocução e golpes mortais na cabeça.

Sua cidade inspirou a fictícia Three Pines, cenário dos livros protagonizados pelo Inspetor- Chefe Armand Gamache. As tramas são permeadas pela história canadense, fato que lhe rendeu uma quantidade de leitores fanáticos e originou roteiros literários inspirados nas tramas. Em termos de popularidade, há quem compare seu detetive com o icônico Hercule Poirot, de Agatha Christie.

Antes de se dedicar à literatura, ela foi radialista por 18 anos em Winnipeg, Manitoba; Thunder Bay, Ontário; Montreal e Quebec. Em entrevista ao jornal Seattle Times, a autora revelou que se voltou para o álcool para ajudá-la a lidar com uma solidão que a atormentava desde a adolescência, e aos 35 anos de idade havia contemplado o suicídio. “Desenvolvi uma visão de mundo insalubre, que é que o mundo é um lugar assustador, cheio de pessoas que querem ou são capazes de fazer mal”, disse ela.
x

“Eu sei o que é se odiar tanto que você tem que se matar. Sair do outro lado me deu uma crença profunda de que a bondade existe”. Essa percepção, ela disse, tornou-se o fio condutor de seus livros.

x
Próxima dos 40 anos, estava decidida a escrever “o maior romance histórico de todos os tempos” mas sofreu cinco anos de bloqueio criativo. Até que um dia olhou para sua mesa de cabeceira, cheia de livros de Agatha Christie e Dorothy L. Sayers, e se decidiu por escrever um romance policial com o detetive que viria a se chamar Gamache.

Com livros publicados em 25 idiomas, Louise Penny revelou em entrevista que seus romances policiais “são cartas de amor a Quebec”. Ela escreve um romance policial por ano e já ganhou vários prêmios literários do gênero, como o Agatha Award e o Anthony Award na categoria melhor livro.

Seu primeiro livro, Natureza Morta, chegou para o público brasileiro em março de 2022 pela Editora Arqueiro. Leia a sinopse abaixo.

 

DICA DE LEITURA

Título: Natureza Morta
Autora: Louise Penny
Tradução: Natalia Sahlit
Editora: Arqueiro
Páginas: 389
Compre o livro/e-book

SINOPSE – O experiente inspetor-chefe Armand Gamache e sua equipe de investigadores da Sûreté du Québec são chamados a uma cena do crime suspeita em Three Pines, um bucólico vilarejo ao sul de Montreal. Jane Neal, uma pacata professora de 76 anos, foi encontrada morta, atingida por uma flecha no bosque. Os moradores acreditam que a tragédia não passa de um infeliz acidente, já que é temporada de caça, mas Gamache pressente que há algo bem mais sombrio acontecendo. Ele só não imagina por que alguém iria querer matar uma senhora que era querida por todos. Porém, o inspetor-chefe sabe que o mal espreita por trás das belas casas e das cercas imaculadas e que, se observar bem de perto, a pequena comunidade começará a revelar seus segredos. Natureza-morta dá início à série policial de grande sucesso de Louise Penny, que conquistou leitores no mundo todo graças ao cativante retrato da cidadezinha, ao carisma de seus personagens e ao seu estilo perspicaz de escrita.

(Visited 207 times, 1 visits today)

2 comentários em “Autora canadense de mistério tem mais de 10 milhões de livros vendidos”

Comentários encerrados.

Rolar para cima