Boris Akunin é um dos nomes da literatura policial na Rússia

Compartilhe

Você já ouviu falar em Boris Akunin? Esse é o pseudônimo do russo Grigori Chkhartishvili, escritor de ficção policial histórica que também é ensaísta e tradutor literário.

Akunin é autor da série com Erast Fandórin, um detetive russo do século 19. O primeiro livro da série foi The Winter Queen, publicado em 1998. Suas histórias são apresentadas em um contexto histórico, ambientadas na época da Rússia Imperial. Como ele usa um pseudônimo, a verdadeira identidade de Bakunin só foi descoberta após alguns anos.
 

 
O autor não agrada a todos na Rússia, pelo menos não ao presidente Putin. Ele é crítico das políticas internas e externas do político, como a anexação da Crimeia à Federação Russa em 2014. Em 2012, Putin atribuiu as atitudes críticas de Akunin ao seu passado georgiano.

Seus livros se tornaram um sucesso e foram traduzidos para vários idiomas. Quatro deles já foram adaptados para o cinema na Rússia, além de adaptações para a TV e o teatro. Até 2006, mais de 15 milhões de exemplares da série detetivesca haviam sido vendidos. No Brasil, a editora Objetiva publicou O Valete de Espadas em 2006.    
 

Leia a sinopse de O Valete de Espadas


Moscou final do século XIX. Erast Fandórin encarregado de missões especiais junto ao governador da cidade vê-se obrigado a socorrer a polícia moscovita ridicularizada por um simpático trapaceiro autodenominado Valete de Espadas.

Com a ajuda do distraído Anissi e de seu criado japonês Massa Fandórin inicia com o multiforme adversário um verdadeiro duelo movido por achados geniais provocações cada vez mais ousadas reviravoltas e revanches até que o jogo começa a ficar complicado.

 

Conheça mais livros do autor
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”17″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

 

[Imagem Boris Akunin: By Strunin – Received directly from the author, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38570994]

(Visited 121 times, 1 visits today)

3 comentários em “Boris Akunin é um dos nomes da literatura policial na Rússia”

  1. A Editora Objetiva publicou os cinco livros da Série Erast Fandórin. Li todos em 2009. Em inglês, na Amazon, eu comprei três livros da série Sister Palagia, mas gostei menos dessa série. Também li em 2009.

Comentários encerrados.

Rolar para cima