10 livros de suspense para quem adorou a série O Alienista

Compartilhe

 

O Alienista foi uma melhores séries lançadas em 2018 pela Netflix. O programa é uma adaptação do romance histórico de Caleb Carr, que se passa em 1896 em Nova York e trata de uma investigação acerca de um serial killer.

Para quem adorou a história, aí vão 10 sugestões de thrillers que podem te interessar.

 

1. O pálido olho azul

Livro

Na Academia de West Point, em 1830, a calma de uma noite de outubro é abalada pela descoberta do cadáver de um jovem cadete balançando em uma corda. Na manhã seguinte, um horror ainda maior vem à luz. Alguém removeu o coração do homem morto. Augustus Landor – que adquiriu renome em seus anos como detetive da polícia de Nova York – é chamado para investigar discretamente. É um caso desconcertante que Landor deve perseguir em segredo, pois o escândalo poderia causar danos irreparáveis à instituição nascente. Mas ele encontra ajuda de um aliado inesperado – um jovem caduco de mau humor, com uma queda por bebida, dois volumes de poesia em seu nome e um passado sombrio. O estranho e assombrado poeta do sul, para quem Landor desenvolve uma afeição paternal, chama-se Edgar Allan Poe.

 

2. O nome da rosa

Livro/e-book

O relançamento do famoso suspense policial de Umberto Eco, com um roteiro no estilo das histórias de Arthur Conan Doyle, e que alcançou sucesso mundial em desde sua primeira publicação, em 1980. O livro também originou o filme homônimo, estrelado por Sean Connery, em 1986. Neste livro, durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano italiano, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias, conduz uma narrativa violenta, que atrai por seu humor, crueldade e sedução erótica. Não apenas uma narrativa sobre investigação de crimes, O nome da rosa também é uma extraordinária crônica sobre a Idade Média.

 

3. O demônio na cidade branca

Livro/e-book

No final do século XIX os Estados Unidos eram uma nação jovem e orgulhosa, ávida por afirmar seu lugar entre as maiores potências mundiais. Nesse contexto, a Feira de Chicago de 1893 teve papel fundamental: com o objetivo de apresentar a maior e mais impressionante exposição de inovações científicas e tecnológicas já idealizada, coube ao arquiteto Daniel Burnham, famoso por projetar alguns dos edifícios mais conhecidos do mundo, a difícil tarefa de transformar uma área desolada em um lugar de magnífica beleza: a Cidade Branca. Reunindo as mais importantes mentes da época, Burnham enfrentou o mau clima, tragédias e o tempo escasso para construir a enorme estrutura da feira. A poucas quadras dali, outro homem igualmente determinado, H. H. Holmes, estava às voltas com mais uma obra grandiosa, um prédio estranho e complexo. Nomeado Hotel da Feira Mundial, o lugar era na verdade um palácio de tortura, para o qual Holmes atraiu dezenas, talvez centenas de pessoas. Autor de crimes inimagináveis, ele ficou conhecido como possivelmente o primeiro serial killer da história americana. Separados, os feitos de Burnham e Holmes são fascinantes por si só. Examinadas juntas, porém, suas histórias se tornam ainda mais impressionantes e oferecem uma poderosa metáfora das forças opostas que fizeram do século XX ao mesmo tempo um período de avanços monumentais e de crueldades imensuráveis.

 

4. Vulgo Grace

Livro/e-book

Depois de O conto da aia, que deu origem à prestigiada série The handmaid’s tale e alcançou o status de bestseller mais de 30 anos após a publicação original, outro romance de Margaret Atwood vai ganhar as telas, desta vez pela Netflix, e volta às prateleiras com nova capa pela Rocco. Inspirado num caso real, Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX. Com uma narrativa repleta de sutilezas que revelam um pouco da personalidade e do passado da personagem, estimulando o leitor a formar sua própria opinião sobre ela, Atwood guarda as respostas definitivas para o fim. Afinal, o que teria levado Grace Marks a cometer o crime? Ou será que ela estaria sendo vitima de uma injustiça?

 

5. O Eremita Da Floresta Eyton

Livro

A Inglaterra de 1142 é um país dividido. A disputa pelo trono entre o rei Estêvão e a imperatriz Maude é o estopim de uma sangrenta guerra civil. Tendo ao fundo este cenário de horror e desolação, inicia-se no mosteiro beneditino de Saint Peter e Saint Paul uma série de eventos tão graves quanto o conflito armado que se desenrola fora de seus portões. E é o irmão Cadfael, misto de religioso e detetive medieval, quem se encarrega de investigá-los. O mais famoso personagem criado por Ellis Peters está de volta em O EREMITA DA FLORESTA EYTON

 

6. O clube Dante

Livro/e-book

Um poema épico com mais de sete séculos pode não parecer material para uma trama literária empolgante. Mas Matthew Pearl consegue o feito. Fã do escritor italiano – e ele mesmo ganhador do Prêmio Dante do Dante Clube da América -, converteu o intenso interesse acadêmico num thriller que chegou ao topo da lista do New York Times na primeira semana após seu lançamento. Um sucesso de público e crítica já traduzido para mais de trinta idiomas.O clube Dante mescla fatos reais – realmente existiu um Clube Dante frequentado por amantes de literatura italiana, entre eles, Longfellow, James Russel Lowell e Oliver Wendell Holmes – a uma trama noir repleta de reviravoltas e referências culturais. Neste ambicioso romance de estréia, Matthew Pearl une ícones históricos e literários a complexos temas psicológicos, em meio a uma primorosa reconstituição de época.Na Boston pós-Guerra Civil Americana, um grupo de intelectuais se dedica a verter para o inglês uma das mais importantes obras da humanidade: A divina comédia. Para tanto, os escritores Henry Wadsworth Longfellow, James Russell Lowell e o Dr. Oliver Wendell Holmes, junto com o editor J. T. Fields, formam o Clube Dante. Eles até esperavam que os conservadores resistissem à publicação de uma obra de tal natureza, mas não contavam com um serial killer capaz de tudo para recriar as piores cenas do livro. E eles precisam descobrir quem ele é e qual sua próxima vítima.Os conflitos por trás dessa empreitada são o fio condutor da trama nascida de uma aposta. O professor de Direito de Matthew em Yale o avisou que após se formar, este seria incapaz de escrever ficção. O resultado é um romance com um enredo envolvente. Em O clube Dante, Matthew Pearl consegue transformar o resultado da pesquisa histórica em um suspense construído de forma brilhante.

 

7. Um espetáculo de corrupção

Livro

Escrito com cuidado erudito na reconstituição de época, o livro une os elementos de um romance histórico espirituoso a uma bela história de suspense e confirma o talento de David Liss para criar personagens cheios de objetivos ocultos e reviravoltas, que vão se acelerando à medida que motivações começam a se evidenciar. Uma sólida reflexão sobre nosso próprio mundo de tramas políticas.

 

8. O labirinto da morte

Livro

Os fãs de CSI ou das aventuras de médicos-legistas convertidos em detetives de romances policiais não perdem por esperar a mais nova aventura de Adelia Aguilar, protagonista de A mulher que desvendava a morte. Ambientado na Inglaterra medieval, o lançamento O labirinto da morte, escrito pela inglesa Ariana Franklin, mistura personagens históricos e fictícios em uma narrativa permeada por intrigas políticas, romances proibidos, assassinatos e muitas surpresas. Na trama, a médica italiana Adelia é forçada pelo rei Henrique II a permanecer na Inglaterra para descobrir quem matou Rosamunda Clifford, a amante favorita do monarca – um crime cujos desdobramentos podem resultar em uma nova guerra civil na Inglaterra.

 

9. Dissolução

Livro

Em Dissolução, o advogado e historiador C. J. Sansom cria uma trama repleta de intrigas e detalhes históricos. Um retrato vívido da corrupção que assolava a Inglaterra no reinado de Henrique VIII. Uma estréia literária elogiada pela crítica e aclamada pelo público.

 

10. O secretário italiano

Livro

Sherlock Holmes e Dr. Watson recebem um telegrama desesperado. A rainha Vitória está intrigada com alguns assassinatos em sua corte. O detetive parte imediatamente. colhendo pistas que podem colocar em risco sua própria vida. Caleb Carr conseguiu recriar em todos os detalhes as aventuras do detetive inglês e contou com a autorização dos herdeiros de Sir Arthur Conan Doyle.

 

(Visited 268 times, 1 visits today)

1 comentário em “10 livros de suspense para quem adorou a série O Alienista”

  1. Adorei as indicações! Recomendo tbm, de Caleb Carr, uma espécie de continuação de O Alienista, que é “O anjo das trevas”. Todos deste autor são excelentes. Do Louis Bayard tem um ótimo, “O mistério da torre negra”.

Comentários encerrados.

Rolar para cima