Dia do amigo: 8 detetives e seus melhores amigos

Compartilhe

 

AMIGOS PARA SEMPRE – Dia 20 de julho é Dia do Amigo, mas você sabe por quê? Porque este é o aniversário da chegada do homem à Lua. Sim, mas o que isso tem a ver?

Explicando: a data foi criada pelo dentista argentino Enrique Ernesto Febbraro em 1969, quando a humanidade testemunhava, incrédula, os inéditos moonwalks dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Emocionado com o momento, Febbraro decidiu associar a conquista científica a uma boa causa: iniciou uma campanha enviando milhares de cartas para vários países divulgando a mensagem de que o êxito científico era um incentivo à união da humanidade e um motivo para fazer amigos em outras partes do universo. Para o hermano, a partir daquela data “não haveria mais objetivos impossíveis”.

E não é que a ideia colou? A data foi adotada por decreto na Argentina, e depois acolhida por outros países.

Para comemorar este dia, escolhemos uma seleção de amizades nos policiais. Qual a sua favorita?

 

 

1. Miss Marple e Dolly Bantry

Esperta e inteligente, Miss Marple está sempre um passo a frente da polícia quando o assunto é desvendar crimes, apontar culpados, interpretar olhares… Mas quando não está investigando, ela gosta de passar o tempo com Dolly Bantry, amiga de longa data que mora na pequena St. Mary Mead. Dolly não costuma acertar nos palpites que dá sobre crimes, mas ocasionalmente um ou outro comentário seu ilumina as ideias da velhinha.

x

2. Spade e Effie Perine
amigo1
Effie Perine é a secretária de Sam Spade, detetive criado por Dashiell Hammett, um dos nomes do romance policial moderno. Se não fosse por Miss Perine, Spade não amarraria nem os próprios cadarços já que é ela quem descasca os abacaxis mais espinhosos do patrão, organiza sua agenda e ainda oferece conselhos sentimentais. Tudo na/pela amizade.

x

3. Clouseau e Fong
cato

Longe de ser uma dupla convencional, Jacques Clouseau e Cato Fong brilharam no cinema. Clouseau é inspetor da força policial francesa, e Fong é seu empregado pessoal, contratado para desafiá-lo em suas técnicas de defesa pessoal (e isso geralmente acontece nos momentos mais inusitados). Os dois se pegam no laço o tempo todo, mas no fundo se adoram.

x

4. Sherlock e Watson
sherlockbbc
Uma das amizades mais famosas da literatura. O que seria de Sherlock Holmes sem a companhia e os comentários esclarecedores do Doutor Watson?

x

5. Poirot e Hastings
hastings
Agatha Christie também criou um melhor amigo para Hercule Poirot, seu detetive mais querido. O Capitão Arthur Hastings é o narrador das histórias de Poirot, e apareceu em 26 contos e 8 romances de Agatha.

x

6. Mandrake e Wexler
mandrake_3
Criado por Rubem Fonseca, Mandrake é um advogado especializado em casos de chantagem e extorsão. Seu melhor amigo é Leon Wexler, também seu sócio e bom conselheiro.

 

7. Wolfe e Archie
wolfe
O detetive particular Nero Wolfe é um gênio, mas não faz nada sem sair de casa e do conforto do seu escritório. Para tarefas na rua, ele conta com seu assistente, o carismático Archie Goodwin.

x

8. Guilherme de Baskerville e Adso
adso
Uma homenagem a Sherlock e Watson, a dupla criada por Umberto Eco para solucionar crimes num mosteiro medieval é bastante curiosa: um astuto frei e um inquieto noviço.

 

(Imagens: divulgação, Apple Mark)

 

(Visited 242 times, 1 visits today)

5 comentários em “Dia do amigo: 8 detetives e seus melhores amigos”

  1. Pingback: {news} Eu li notícias literárias da semana |

  2. Pingback: {news} Eu li notícias literárias da semana |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima