TOP 10 | Dez curiosidades sobre Agatha Christie, a Rainha do Crime

Compartilhe

 

Nascida em 15 de setembro de 1890 em Torquay, Inglaterra, Agatha Christie ganhou o apelido de Rainha do Crime por causa de seus romances policiais, que viraram clássicos do gênero.

Foi com as histórias do detetive Hercule Poirot e da esperta Miss Marple que ela conseguiu conquistar gerações de leitores, que se encantam até hoje com suas histórias.

Confira dez curiosidades sobre a Rainha do Crime.

* Encontre livros e e-books de Agatha Christie

 

LEIA TAMBÉM
O presente especial de Agatha Christie para o neto Mathew
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial
JOVEM AGATHA | Série de TV vai mostrar a adolescência de Agatha Christie

x

1. Desafiada pela irmã

styles

“Ó, Agatha! Você é incapaz de escrever um romance policial!” Este foi o desafio feito pela própria irmã de Agatha quando ela era adolescente. A jovem respondeu criando O Misterioso Caso de Styles, livro em que apresenta o detetive Hercule Poirot.

 

2. A Palmirinha dos policiais

agatha_cozinha

Sua imagem é associada à senhorinha frágil e inocente (praticamente uma Palmirinha dos policiais), que passava os dias sentada diante da máquina de escrever imaginando maneiras sutis de matar personagens. Bom não mexer com ela.

 

3. Os mais traduzidos

agatha_livros

Seus netos e bisnetos têm um legado garantido. Os livros de Agatha são os mais traduzidos do planeta, quatro bilhões de cópias com títulos em mais de 100 idiomas.

 

4. A volta por cima

christie3

Em 1926, a escritora descobriu que estava sendo traída por Archibald Christie, seu primeiro marido. Depois de um polêmico desaparecimento e divórcio, ela deu a volta por cima e conheceu o arqueólogo Max Mallowan. Os dois se casaram em 1930, e viveram juntos e felizes por 46 anos, até a morte de Agatha.

 

5. Bom humor sempre

agatha_rindo

O humor fino, aliado à variedade de maneiras que ela encontrava para assassinar personagens, são os diferenciais de suas histórias.

 

6. A Ratoeira

mousetrap

Cabe a Agatha Christie o recorde para a peça de teatro encenada há mais tempo na história. A Ratoeira, um suspense que estrelou nos palcos em 1952, em Londres, já teve mais de 25 mil apresentações.

 

7. Detetives irresistíveis

detetives

Seus detetives são tão queridos que podiam até existir de verdade. Uma velhinha de interior sempre metida em crimes e um detetive tão genial quanto vaidoso, constantemente preocupado com as dobras de seu bigode.

 

8. Louca por maçãs

ariadne

Christie adorava tomar banhos de banheira, tanto que criava história imersa na sua banheira, mastigando maçãs. A autora é possivelmente a própria inspiração para uma de suas personagens, a escritora Ariadne Oliver.

 

9. Diva do surf

agatha_surf

Em 1922, ela foi uma das primeiras inglesas a fazer stand-up surf, ou seja, surfar em pé na prancha. O esporte é uma prática antiga de origem havaiana.

 

10. No New York Times

poirot+nyt

Poirot era tão popular que, quando ela o matou no livro Cai o Pano, seu obituário apareceu no jornal The New York Times.

 

(Visited 459 times, 1 visits today)

5 comentários em “TOP 10 | Dez curiosidades sobre Agatha Christie, a Rainha do Crime”

  1. Pingback: Agatha, te dedico « O que é que o livro tem?

  2. Pingback: 10 motivos para amar Agatha | A Casa Torta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima