10 estrelas da literatura policial na Escandinávia

Compartilhe

Será que, em 1893, Edvard Munch já antecipava com seu “Grito” o medo que sentiríamos das tramas nórdicas? Uma coisa é fato: a região é um celeiro da ficção policial, centro efervescente de cabeças concentradas em crimes de mentirinha com requintes de crueldade. Isoladas pela hostilidade da neve e a escuridão do inverno, o que mais resta às mentes criativas, presas no refúgio da própria solidão?

Fugir dos programas de TV se entupindo de caramelos é um bom começo. A outra é ocupar a mente com histórias perturbadoras. Nesta lista, descubra 10 estrelas do ‘nordic noir’ que conquistaram o mundo com suas tramas sinistras.

 

1. Henning Mankell

(Imagem: https://www.xlsemanal.com/wp-content/uploads/sites/3/2016/06/henning.png)

Livros e e-books de Henning Mankell

Natural de Estocolmo (1948), Henning Mankell foi um dos autores mais conhecidos daquela região. Seu detetive original é o policial Kurt Wallander, personagem que foi parar em séries de televisão na Suécia e Inglaterra, e depois exportado para o mundo. Mankell foi também dramaturgo e dono de uma companhia de teatro em Maputo. Em seus livros, escreveu sobre escalpelamentos e assassinatos em série.  Apesar do sucesso de Wallander, a série acabou em 2009. Casado com a filha de Ingmar Bergman, ele enfrentava um câncer desde o começo de 2014, e faleceu em outubro de 2015, aos 67 anos.

 

2. Åsa Larsson

(Imagem: https://www.abc.net.au/radionational/image/4230176-3×2-340×227.jpg)

Livros e e-books de Åsa Larsson

Nascida em Uppsala, a sueca Asa Larsson tem 48 anos e é advogada de direito fiscal, profissão que exerceu antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Sua personagem é Rebecka Martinsson, também advogada em Estocolmo e uma viciada em trabalho. Larsson foi premiada pelo primeiro romance lançado em 2003, Aurora Boreal, sobre a morte de um pastor que tem o corpo encontrado no altar de sua igreja. A série com Rebecka Martinsson aparece em cinco livros dela até 2014, e foi traduzida para mais de vinte idiomas.

 

3. Camilla Läckberg

(Imagem: https://2.dbstatic.no/70891010.jpg)

Livros e e-books de Camilla Läckberg

Camilla Läckberg também vem da Suécia. É economista formada pela Universidade de Gotemburgo. Nascida na pequena cidade de Fjällbacka, ela começou a investir na carreira de escritora depois de fazer um curso sobre escrita criativa de livros policiais. Assim como quem não quer nada, a ideia deu mais do que certo e hoje sua obra chegou a 50 países e foi traduzida para 33 idiomas. O primeiro livro foi “A princesa do gelo”, de 2003, mas ela tem outros sete romances policiais publicados. Curiosidade: seu nome completo é Jean Edith Camilla Läckberg Eriksson.

 

4. Jussi Adler-Olsen

(Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/02/Jussi_Adler-Olsen.jpg/200px-Jussi_Adler-Olsen.jpg)

Livros e e-books de Jussi Adler-Olsen

O dinamarquês Jussi Adler-Olsen nasceu em Copenhague. Filho de um psiquiatra e sexólogo de sucesso no seu país, ele morou em várias residências oficiais de médicos em hospitais psiquiátricos quando era criança. Será que essa experiência influenciou na escolha da carreira? Estudou medicina, cinema e sociologia, mas começou a escrever pra valer mesmo a partir da década de 1990. O primeiro livro policial saiu em 1997, “Alfabethuset”, mas ele também escreveu biografias como a do comediante Grouxo Marx. Adler-Olsen tem romances traduzidos para 40 idiomas e vendeu mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo. No Brasil, o leitor irá encontrar “A mulher enjaulada” (2007), com o detetive Carl Mørck.

 

5. Jo Nesbo

(Imagem: https://www.ft.com/__origami/service/image/v2/images/raw/http%3A%2F%2Fcom.ft.imagepublish.prod.s3.amazonaws.com%2Fce9af7f6-249f-11e7-8691-d5f7e0cd0a16?fit=scale-down&source=next&width=600)

Livros e e-books de Jo Nesbo

Com a maior pinta de estrela de rock (e ele já foi mesmo), Jo Nesbo nasceu em Oslo, Noruega. Filho de uma bibliotecária, foi jogador de futebol, corretor de ações (assim como Camilla Läckberg, ele também é economista), jornalista e vocalista de uma banda pop antes de se dedicar à literatura. Publicou o primeiro policial em 1997 sob pseudônimo e, para a sua surpresa, o livro foi um sucesso. Seu detetive é Harry Hole, que aparece em uma série de livros (o mais famosos deles é o excelente Boneco de Neve) e já foi parar no cinema em 2017. Nesbo também já escreveu a série infantil do “Doktor Proktors prompepulver”.

 

6. Sjöwall e Wahlöö

(Imagem: https://salomonsson.global.ssl.fastly.net/image/upload/c_fill,fl_progressive,w_600/i10oeltmgelj8ejnkwoa)

Livros e e-books de Sjöwall e Wahlöö

Dupla literárias nórdicas não são novidade. Desde a década de 1960, os suecos Maj Sjöwall e Per Wahlöö se dedicavam à literatura policial nesses moldes, criando a quatro mãos e mesclando suas individualidades. Juntos eles criaram o inspetor Martin Beck, policial da divisão de homicídios da polícia nacional sueca que apareceu em dez romances. Os dois pesquisavam juntos, escreviam capítulos alternados e depois reuniam as ideias. Per morreu em 1975, mas eles influenciaram muita gente que acabou fazendo sucesso mais tarde, como é o caso de Stieg Larsson, criador da série Millennium.

 

7. Arne Dahl

(Imagem: https://www.mysterytribune.com/wp-content/uploads/2017/04/arne-dahl-scandinavian-crime-fiction-author-768×560.jpg)

Livros e e-books de Arne Dahl

Arne Dahl é pseudônimo do sueco Jan Arnald, que foi crítico literário no jornal Dagens Nyheter. Seus livros focam o “A Gruppen”, uma equipe que investiga homicídios. As obras ainda não são tão conhecidas no Brasil, mas já encontraram o caminho da TV na BBC4. Dahl tem dez livros com a série e é um autor bastante premiado no círculo literário europeu.

 

8. Arnaldur Indridason

(Imagem: https://secure.i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02660/Indridasonweb_2660071b.jpg)

Livros e e-books de Arnaldur Indridason

Único islandês na lista, Arnaldur Indridason é natural de Reykjavík. Filho de escritor, ele escreveu uma série de romances policiais com o enigmático detetive Erlendur, um policial bastante anti-social e solitário (a terceira história de Erlendur virou filme lá na Islândia). Dois livros populares do autor são “Vozes” e “O Silêncio do Túmulo”.

 

9. Kristina Ohlsson

(Imagem: https://lillapiratforlaget.se/app/uploads/2013/08/Kristina-Ohlsson-2-kopia-206×300.jpg)

Livros e e-books de Kristina Ohlsson

Ela é cientista social, mas já trabalhou no Serviço de Segurança Sueco e como oficial antiterrorista na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa. A sueca Kristina Ohlsson estreou com o livro “Cinderelas”. Em 2013, passou a escrever também para crianças e foi premiada em seu país.

 

10. Liza Marklund

(Imagem https://salomonsson.global.ssl.fastly.net/image/upload/c_fill,fl_progressive,w_600/d2ndktvongjth9wtqdol)

Livros e e-books de Liza Marklund

Conhecida pela série de romances policiais com a jornalista Annika Bengtzon, Liza Marklund escreveu oito livros com a personagem (só Studio Sex vendeu um milhão de exemplares), com tradução para mais de 20 países. Além de escritora ela também é embaixadora da Unicef.

 

Artigo com colaboração de Rogério Christofoletti
(Imagens: Dead good books, Wikipedia)

 

(Visited 675 times, 1 visits today)

9 comentários em “10 estrelas da literatura policial na Escandinávia”

  1. Reinaldo Mortari junior

    Gostria de saber se a alguma programação para novos lançamentos de Arnaldur, Hanning, Kleper e Jo em portugues?

      1. Reinaldo Mortari junior

        Gostria de saber se a alguma programação para novos lançamentos de Arnaldur, Hanning, Kleper e Jo em portugues? E A Vidente de Lars Kleper quando será traduzido no Brasil?

Comentários encerrados.

Rolar para cima