Detetives com água na boca: 5 pratos irresistíveis da literatura policial

Compartilhe

 

INVESTIGADORES FAMINTOS – Em muitos romances policiais, a comida costuma ser uma coadjuvante com papel fixo. Das técnicas de preparação de alimentos ao simples ato de se empanturrar, alguns detetives são especialistas na arte de fazer a gente babar enquanto tentamos descobrir o assassino.

Tanto faz se for Nero Wolfe, que gosta de comer como um glutão, ou o bem vivido Pepe Carvalho, o investigador mais famoso da Espanha. Todos têm especialidades, preferências e hábitos individuais de mesa.

Conheça a seguir cinco pratos favoritos de alguns detetives da ficção. Afinal de contas, como dizia Fellini, “a vida é uma mistura de mágica e macarrão.”

 

1. NERO WOLFE

SONY DSC

Wolfe não é um glutão qualquer. Criado por Rex Stout em 1934 ele é, antes de tudo, um expert em gastronomia, principalmente se for comida gourmet. Wolfe vive entocado na própria casa, no coração de Nova York, e carrega consigo hábitos próprios, como o amor pelas orquídeas e pelos pratos bem executados. Para tanto, ele emprega um chef em casa, que o serve 24 horas por dia. Suas comidas favoritas são  abóbora com creme de leite, sanduíche de presunto da Geórgia e moluscos de Cape Cod, mas o destaque vai para a Bisteca de Porco Recheada, que você aprende a fazer aqui.

 

2. SALVO MONTALBANO

spaguetti

Como mora em uma cidade litorânea da Itália, o destemperado comissário Montalbano come muitos pratos feitos à base de frutos do mar. “Comer expressa seu prazer em estar vivo”, explica Andrea Camilleri, criador da série. E como! Dá para praticamente aprender a cozinhar a partir das descrições, de tanta comida nas histórias. Alguns itens do menu de Montalbano são: merluza ao molho de anchova, massa ao molho de caranguejo, antipasti di maré, anchovas com agrião, sauté di vongole, pesto alla trapanese. Aprenda a fazer Spaghetti alle Vongole aqui.

 

3. PEPE CARVALHO

peru

Pepe Carvalho talvez seja o detetive que mais se entrega aos prazeres da gastronomia. Adepto do hedonismo gourmet, o catalão cozinha muito nas histórias. Pepe foi criado em 1972 por Manuel Vázquez Montalbán, escritor com bom gosto para comida e bebida e que, como a maioria dos autores, fez de seu personagem uma extensão da própria personalidade. Que tal essa listinha de delícias? Peru Recheado ao Molho de Romã, caldeirada de peixe, merluza ao alho torrado e figos recheados à síria. Para aprender a fazer o Peru do Pepe, clique aqui.

 

4. KAY SCARPETTA

chocolate

Até Scarpetta cozinha. Para desestressar, é claro, depois de encarar filas de cadáveres no necrotério ou enfrentar serial killers madrugada adentro. De família italiana, a médica legista de Patricia Cornwell aparece até em um livro de receitas culinárias,  com o sugestivo título Food to Die For: Secret’s from Kay Scarpetta Kitchen (Comida para Morrer, tradução livre*). Scarpetta gosta de fazer pizza no forno, chili com cerveja, garoupa grelhada com manteiga e suco de limão e a hipnotizante Torta de Chocolate com Noz-pecã e Jack Daniels.

 

5. COMISSÁRIO MAIGRET

bacalhau

Quando a rotina no Departamento de Polícia de Paris está mais folgada e consegue fazer as refeições em casa, Maigret se empanturra com a comida de Madame Maigret. Assim ele evita os sanduíches da lanchonete que frequenta para um lanche rápido, a Brasserie Dauphine. É fã do frango ao vinho tinto e também do linguado dieppoise, e tem como favorito o Bacalhau à Provençal, prato bastante popular na Páscoa. Aprenda a fazer o bacalhau.

 

(Fontes: Food Knowledge, Wikipedia, Os Maiores Detetives do Mundo)
(Imagens: Creative Commons)

(Visited 229 times, 1 visits today)

2 comentários em “Detetives com água na boca: 5 pratos irresistíveis da literatura policial”

  1. Boa tarde LITERATURA.
    Sou uma apreciadora de comida e ser for irresistíveis vou amar mais ainda estas suas receitas.
    Só esta fatia de torta com amoras em cima estar de enlouquecer de gostosa, esta bisteca também estar de babar, agora o espaguete ao vangole já não aprecio, por que não gosto de vangole, mas tem muita gente que adora e com certeza será um sucesso.
    Este peru hum que suculento que aparenta.
    E esta torta de chocolate com noz pecã com Jack Daniels, meu deus estar divina e para arrematar com luxo este bacalhau à provençal.
    Simplesmente um banquete dos deuses estas comidas todas..
    Agradecendo por compartilhar.
    Desejando uma maravilhosa sexta feira
    Abraços sempre.
    ClaraSol

  2. Senti falta dos extraordinários cardápios presentes em “Aqueles cães malditos de Arquelau”, do nosso Isaías Pessotti. De dar água na boca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima