Mandalas Translúcidas, de Vera Carvalho Assumpção

Compartilhe

 

Por Ana Paula Laux – Na quinta aventura estrelada pelo detetive Alyrio Cobra, Vera Carvalho Assumpção incorpora o personagem ao pitoresco cenário das terras lusitanas. Em meio a doses de uísque, vinhos do Alentejo e gastronomia típica, o detetive Cobra desembarca em Portugal para descobrir o assassino de Escobar, um político brasileiro colega de seu amigo George. Ele morre esfaqueado dentro de um hotel, durante um congresso no Festival de Gastronomia de Santarém.

A trama aponta para o envolvimento de uma rede de tráfico de mulheres brasileiras naquele país, lançando suspeitas sobre todos que se aproximam do investigador. Auxiliado pela polícia local e pela Associação Refúgio, grupo que denuncia envolvidos no tráfico de pessoas e donos de casas de prostituição, Cobra transita entre as cidades de Lisboa, Estoril e Santarém interrogando todo tipo de fonte que julga ser útil para chegar à verdade: garotas de programa, funcionários do hotel onde aconteceu o crime e pessoas que possam ter alguma relação com o morto.

Sem saber em quem confiar, o detetive também precisa descobrir quem é o misterioso homem com olhos de cores diferentes – um azul e outro verde – que o persegue pelas ruas geladas de Portugal. No Brasil, Alyrio conta com o apoio do motoboy Jeferson e de Lucy, que pesquisa informações pela internet.

Em vários momentos, Alyrio tem flashbacks nostálgicos do passado, lembrando uma época em que levava “uma vida tranquila ao lado da ex-esposa e filhos, trabalhando como advogado no escritório de um tio dela”. Separado, na atual conjuntura ele parece levar a vida sem maiores expectativas, resignado com o destino reservado para si.

Alyrio Cobra, um detetive paulistano que reza e gosta de doses generosas de uísque, deu as caras na literatura policial em “Paisagens noturnas”, livro de 2003.

 

SOBRE O LIVRO

Título: Mandalas Translúcidas
Autora: Vera Carvalho Assumpção
Editora: Zap Book
Páginas: 215
Ano: 2013
Compre o livro / e-book

SINOPSE – Era madrugada quando Alyrio Cobra recebeu o telefonema de seu melhor amigo. George estava em Portugal, num congresso de gastronomia e acabara de encontrar seu companheiro de viagem esfaqueado. O que teria ocorrido no famoso Festival de Gastronomia de Santarém para que um dos participantes fosse esfaqueado? Pela primeira vez trabalhando fora da sua cidade, Alyrio vai se enredando numa trama de tráfico de mulheres, prostituição e assassinos em potencial. No local onde George pretendia degustar boas comidas e vinhos especiais, acaba se mostrando um mundo de conflitos brutais e um fantástico desfio à inteligência de Alyrio Cobra.

(Visited 92 times, 1 visits today)

3 comentários em “Mandalas Translúcidas, de Vera Carvalho Assumpção”

  1.  Cara Ana Paula
     Continuo a receber a v/informação, que muito agradeço.
      Através dela tive conhecimento da publicação do livro “Mandalas Translúcidas”, de Vera Carvalho Assumpção, que tem por cenário Portugal e, mais concretamente, Lisboa, Estoril e Santarém – esta última a cidade onde nasci e, aliás, ainda vivo. Ver, na sinopse, referido “o famoso Festival de Gastronomia de Santarém, foi uma agradável surpresa para mim… Assim, gostaria muito de adquirir este livro. Venho, por tal motivo, solicitar-lhe o favor de me informar do contracto da Editora deste livro, a fim de poder fazer a sua aquisição. Desde já, os meus agradecimentos.

  2. Pingback: Mandalas Translúcidas | por Ana Paula Laux - Site da Escritora Vera Carvalho Assumpcao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima