O Bicho-da-Seda, de Robert Galbraith

Compartilhe

Por Ana Paula Laux – Quem leu O Chamado do Cuco, romance policial de estreia de JK Rowling, já está familiarizado com o detetive Cormoran Strike. Lacônico e irritadiço, ele é o investigador particular que protagoniza a série policial da autora. “O Bicho-da-Seda” (Rocco, 2014) é a segunda incursão dela, mais eficiente em prender a atenção do leitor do que a primeira por oferecer um enredo melhor elaborado, de poucos fios soltos e final convincente.

cormoran3

Na trama, o detetive Strike é contratado para encontrar Owen Quine, um romancista egocêntrico e desagradável que vive das migalhas de um único livro de sucesso. Ele desaparece após entregar para sua agente literária os manuscritos do próximo romance, uma licença pseudopoética recheada de insinuações polêmicas sobre figurões do meio literário. Não demora para Strike descobrir o desaparecido morto, só que num ambiente bizarro e escatológico. A suspeita está lançada! E todos os “personagens” citados no manuscrito de Quine são suspeitos realmente do homicídio…

Alguns clichês do gênero estão ali: o detetive com problemas sentimentais, policiais obtusos, mídia interesseira e algumas metáforas boazinhas –  “teclas gordas como cubos de caramelo” (adoro metáforas sobre comida, não resisto!). Cormoran e sua assistente Robin estão se entendendo melhor, mas ela ainda quer provar que entende do negócio de investigar.

 

 

A diversidade de personagens e descrições preenchem as 461 páginas do livro, mas algumas tramas paralelas são desnecessárias. As citações no início de cada capítulo, como frases dos dramaturgos John Webster e Thomas Dekker, são outro exemplo de gordura.  A descrição do interior da casa do editor Roper Chard é tão detalhada que parece que Rowling descreve a sala de um amigo (será mesmo?). As investigações paralelas de Strike (sem relação direta com o assassinato, dispostas para “construir” o caráter do personagem) empacam a leitura, bem como a entediante dor de cotovelo do detetive pela ex-noiva Charlotte.

Mas tudo bem, porque no final o saldo é positivo. Aliás, o final é o maior trunfo de JK Rowling, e num romance policial isso conta muito né? Três estrelinhas sabor caramelo para ela.

(Imagem: TheEnderling)

 
star3

galbraithTítulo: O Bicho-da-Seda
Autor: Robert Galbraith
Páginas: 461
Editora: Rocco
Ano: 2014
Este livro no Skoob

SINOPSE: O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor.

 

(Visited 313 times, 1 visits today)

2 comentários em “O Bicho-da-Seda, de Robert Galbraith”

  1. Pingback: Romance policial de JK Rowling traz enredo bem elaborado - PubliKador.com

  2. Pingback: Rômulo Gondim – O novo romance policial da autora de Harry Potter quase leva nota dez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima