companhia das letras

Divulgadas capas do quarto livro da série Millennium


capa3

Capa inglesa, divulgada pela MacLehose Press. (Foto: divulgação)


MILLENNIUM ESTÁ DE VOLTA
– Foram divulgadas duas capas e o título em inglês do quarto livro da série Millennium, sucesso de Stieg Larsson com os personagens Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist.

A continuação é assinada por David Lagercrantz (autor da biografia do jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic), e será publicada em vários países em 27 de agosto. Em sueco, o título original é “Det som inte dödar oss” (O que não nos mata).

The Girl in the Spider’s Web (“A garota na teia de aranha”) reúne novamente o repórter investigativo Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander. Em um comunicado, o editor americano Alfred A. Knopf disse que:

x

“a teia de aranha incluirá símbolos, códigos, a introdução do Vale do Silício como um ambiente e também haverá um personagem da Agência de Segurança Nacional em um papel central.”

x

web

Capa americana do livro “The Girl in the Spider’s Web”. (Foto: divulgação)

A história continua com a autorização da família de Larsson, mas a decisão de dar continuidade à série foi reprovada por Eva Gabrielsson, viúva do escritor. Juntos por 32 anos, ela não herdou o espólio do marido porque eles nunca se casaram e ele não deixou testamento. Desse modo, toda a herança e controle sobre o futuro da obra de Stieg Larsson ficou com o pai e irmão do escritor, que decidiram por entregar à David Lagercrantz a responsabilidade de assumir a direção de Millennium.

Tamanha foi a confiança no trabalho dele que a família de Larsson deu carta branca para que Lagercrantz, que também é repórter investigativo, criasse a trama. Segundo o editor britânico Christopher MacLehose,

x

“o leitor deste quarto livro saberá exatamente onde eles (Lisbeth e Mikael) estão. Será como voltar para casa, voltando para um banho quente que você desejou não ter abandonado em um dia de inverno – aqui estamos, emocionados ao ver-nos mais uma vez presos ao mesmo calibre do narrador. Lagercrantz é muito, muito inteligente.”

x

lisbeth2Para garantir a segurança do material, Lagercrantz disse que produziu tudo em um computador sem conexão com a internet, e que também entregou um manuscrito pessoalmente aos seus editores suecos. Em uma declaração recente, ele admitiu que

x

>“Stieg Larsson era um mestre em criar histórias complexas com um monte de diferentes tramas, e era algo que eu estava determinado a manter… Seu estilo de escrita é realista e natural. Mas há um tipo de autoritarismo jornalístico no seu trabalho. Percebi desde cedo como seria idiota para mim imitá-lo. Esta é minha própria prosa.”

x

A série Millennium vendeu impressionantes 80 milhões de cópias no mundo desde o lançamento. Nos Estados Unidos, o lançamento sai com tiragem inicial de quinhentas mil cópias. O quarto livro será publicado em 27 de agosto no Brasil, pela Companhia das Letras.

x

Veja também o booktrailer divulgado pela Knopf | Doubleday:

x

Com informações dos jornais The Wall Street Journal e The Guardian

ana2

Anúncios

1 reply »

  1. adoro a saga, mas confesso que estou com um pouco de medo dessa continuação. é uma pena que o autor tenha morrido tão cedo. uma vez li que ele planejava escrever 7 livros. tomara que esse david consiga fazer um bom trabalho com o material deixado pelo stieg larsson.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s