7 feitos que podemos esperar de Mr. Holmes

Compartilhe

Por Luciana da Cunha – Todo fã de cultura pop e de cinema que se preze não tem do que reclamar dos lançamentos de 2015. Este é o ano em que os super-heróis da Marvel se reúnem em Vingadores, o Exterminador do Futuro volta às telonas e Han Solo e Chewbacca embarcam na Millenium Falcon para mais um episódio de Guerra nas Estrelas. Mas é claro que os fãs de literatura policial não foram esquecidos: este é o ano em que poderemos conhecer os últimos dias do detetive mais famoso do mundo em Mr. Holmes, que chega aos cinemas em junho.

Apesar de protagonizar “apenas” quatro romances e 56 contos, Sherlock Holmes teve seu universo expandido para nada menos que 267 adaptações pra TV e cinema. Sim, o Guinness comprova que ele é o personagem fictício recordistas em adaptações para a tela. Mesmo com tamanha variedade de aventuras, a verdade é que não nos cansamos do detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle. Prova disso são as versões mais modernas do personagem, interpretado recentemente por astros como Benedict Cumberbatch e Robert Downey Jr.<

Quer saber por que ainda vale a pena contar os dias para mais um filme do morador da Rua Baker? Listei aqui sete feitos que podemos esperar de Mr. Holmes.

 

1. Um Sherlock fora do convencional

Mesmo com diversas adaptações bem distintas, a nossa imagem clássica do Sherlock ainda é aquela de chapéu, capa e cachimbo. Por mais que os filmes e séries recentes também tenham tentado dar uma roupagem mais moderna ao personagem, ainda nos deparamos com o detetive em plena atividade. O legal de Mr. Holmes é que ele é baseado no livro A slight trick of the mind, de Mitch Cullin, que nos apresenta a um Sherlock de 93 anos, retirado na região de Sussex, cultivando abelhas e precisando lidar com a senilidade. Casos antigos e novas descobertas prometem reforçar ainda mais a reflexão sobre vida e morte.

 

2. Protagonista badass

Confesso que o que mais me deixa curiosa e otimista para este filme é a presença de Ian McKellen no papel principal. Fala a verdade, o cara é o Gandalf e o Magneto, além de ser uma das celebridades mais queridas nas redes sociais. Desculpem-me Benedict e Robert Downey, mas eu já escolhi o Sherlock mais fodão dos últimos tempos.

 

3. Direção surpreendente

Apesar de alguns títulos comerciais mais contraditórios como os dois últimos filmes da saga Crepúsculo, o diretor Bill Condon conta com um currículo marcado pela versatilidade e por muito respeito. Ele já assinou obras como Kinsey, Dreamgirls e Deuses e Monstros. Este último lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e a parceria com Ian McKellen.

 

4. Elegância britânica

Existe algo nas produções britânicas que poucos filmes de Hollywood conseguem alcançar: elegância e perfeição. Não é à toa que estas produções sempre garantem destaque nas temporadas de premiações cinematográficas. Por outro lado, muitas delas são acusadas de se tornarem rígidas demais. Acredito que não será o caso de Mr. Holmes, pelo que já antecipou Scott Foundas, crítico da revista Variety que conferiu a premier do filme em Berlim. Segundo ele, quem garante a elegância e a sensibilidade é o diretor de fotografia, Tobias Schleisser, que leva no currículo filmes bem variados, como produções de ação e musicais.

 

5. Diálogos sagazes

Uma das coisas que mais gostamos em todo o universo de Sherlock Holmes são os diálogos certeiros, o raciocínio rápido e um senso de humor tão perspicaz que te obriga a prestar atenção o tempo inteiro pra não perder a piada. Por enquanto apenas duas citações já foram liberadas no IMDb, mas já dão um gostinho do que podemos esperar do restante do filme.

 

6. Referências

Essa é pros fãs dos livros, dos contos e das adaptações da obra de Conan Doyle. O próprio fato de Holmes cultivar abelhas depois da aposentadoria já era uma das pistas deixadas pelo autor e levadas a sério no livro de Mitch Cullin. Além disso, o ator Nicholas Rowe, que interpretou o personagem principal no clássico cult O Enigma da Pirâmide (1985), faz uma participação especial.

 

7. Novos fãs

Se você não é um fã tão devotado e não conta com tantas referências para prestar atenção em cada detalhe do filme, a probabilidade de gostar de Mr. Holmes e ir atrás do universo do personagem é bem grande, segundo Meredith Brody, do Indie Wire. Apesar dos flashbacks de casos de Holmes e do personagem em si, ela garante que a sensibilidade em abordar conceitos de vida e morte e da tentativa do detetive em repassar suas memórias enquanto elas não se perdem vai tocar tanto os espectadores mais leigos como aqueles que já conhecem cada detalhe das histórias contadas por Conan Doyle.

 

(Visited 234 times, 1 visits today)

2 comentários em “7 feitos que podemos esperar de Mr. Holmes”

  1. Pingback: 7 feitos que podemos esperar de Mr. Holmes - PubliKador.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima