Os Trabalhos de Hércules, Agatha Christie

Compartilhe

hercules_trabalhos

Antes de tomar uma decisão, todo cuidado é pouco. Maman Porot sem dúvida se arrependeu do nome escolhido para seu rebento. Hercule, o rotundo e pequeno detetive belga que faz das células cinzentas seu principal atributo profissional, pouco tem a ver com o mitológico Hércules, cuja força descomunal foi sua maior aliada para realizar doze trabalhos que lhe garantiram a imortalidade.

Contudo, Poirot está disposto a amenizar tamanha diferença e resolveu encerrar sua carreira com doze casos que remetessem à odisseia mitológica de seu xará. Quem quiser conhecê-los, segue um pequeno resumo, uma espécie de aperitivo da hilária e impecável leitura que terá pela frente.

 

1. O leão de Nemeia
nemeia

Mediante o pagamento de um vultoso resgate, Shan Tung, o pequinês de Milly Hogin, acaba de ser devolvido após ser sequestrado durante um passeio no parque. Sir Joseph, marido de Milly, recorre a Poirot a fim de tentar recuperar o dinheiro e levar o criminoso para trás das grades. Respeitada as devidas proporções, de fato, o cãozinho possui a coragem e a bravura de um leão, como provam os tornozelos do detetive. Enfim, eis o primeiro trabalho de Hercule.

x

2. Hidra de Lerna
lerna

Desde a morte da Sra. Oldfield, suspeitas sobre seu possível envenenamento correm pelo pequeno vilarejo onde ela morava. O principal suspeito é seu marido, um médico, que está interessado na jovem secretária. Querendo por fim nos rumores antes de formalizar um pedido de casamento, ele pede ajuda ao detetive, pois o boato é como a hidra de Lerna que não pode ser exterminada: quando se corta uma de suas nove cabeças, outra cresce no lugar.

x

3. A corça da Arcádia
corca

Ted Williamson, um mecânico, está perdidamente apaixonado por Nita Valleta, a criada de quarto de uma famosa bailarina russa. Entretanto, depois do primeiro encontro, a jovem sumiu sem deixar pistas e ele quer reencontrá-la a qualquer custo. Poirot aceita o caso, interessado na descrição da garota que lembra a “Corça da Arcádia”, capturada por Hércules no seu terceiro trabalho. Entre as características de Nita estão a delicadeza, o andar saltitante e seus cabelos dourados, parecidos com asas ou chifres de ouro. Pelo visto, ela está precisando de um bom cabeleireiro…

x

4. O javali de Erimanto
javali

No quarto trabalho, Hércules capturou vivo o javali de Erimanto. Nesse conto, o tal javali é um perigoso ladrão capaz de assassinar friamente quem atrapalhar seus planos. Chamado Marrascaud, sua aparência é desconhecida e ele está prestes a encontrar seus comparsas para dividir o produto de um golpe. O local escolhido é um hotel dos Alpes suíços onde o detetive está hospedado e, sem dúvida, trata-se de um dos casos mais difíceis e arriscados dessa seleção.

x

5. Os estábulos de Áugias
augias

Na mitologia grega, os grandes estábulos do rei da Elida, Áugias, não foram limpos durante muitos anos, mas Hércules realizou esse feito num só dia. Portanto, a expressão “estábulos de Áugias” tornou-se sinônimo da acumulação de todo o tipo de imundície e nessa investigação, Poirot terá de impedir que um escândalo político venha a público, o que determinaria a queda do primeiro-ministro Edward Ferrier e a desonra de seu sogro e antecessor, John Hammett. Uma história bem tramada, baseada em Jezebel e na mulher de César, um assunto atemporal.

x

6. As aves do lago Estínfalo
aves

O detetive surge no final do episódio, pronto para colocar na cadeia duas perigosas chantagistas que iam aplicar um golpe em Harold Waring, subsecretário do Governo, em férias num pequeno hotel as margens do lago Stempka na Herzoslováquia. Com certeza, a associação da dupla de vilãs com as famosas aves de rapina envenenadas por Hércules foi uma grande ideia.

x

7. O touro de Creta
touro

Diana Maberly acredita que seu ex-noivo, Hugh Chandler, está ficando louco, acometido por uma maldição familiar. Aliás, foi por conta desse problema que ele rompeu o noivado com a jovem e ela teme que Hugh esteja pensando em suicídio. Como último recurso, ela contrata o detetive, interessada em descobrir o que está realmente acontecendo, o que traz à luz uma trama diabólica para acabar com a felicidade do casal.

x

8. Os cavalos de Diomedes
diomedes

Nesse conto, os cavalos de Diomedes são representados pelas quatro filhas do Coronel Grant. Michael Stodart, um médico, recorre a Poirot para ajudá-lo a descobrir quem pode estar fornecendo cocaína para uma delas. Na verdade, apaixonado por Sheila, ele teme que a droga venha atrapalhar seus planos.

x

9. O cinto de Hipólita
cinto

O que um quadro de Rubens, furtado recentemente de uma exposição, tem a ver com o desaparecimento de uma jovem de apenas 14 anos? Winnie King sumiu sem deixar pistas enquanto ia de Londres para Paris, a fim de estudar arte e música no seleto colégio da Srta. Pope. Não há como deixar de associar a narrativa ao filme “Thomas Crown, a Arte de um Crime” (1999), estrelado por Pierce Brosnan.

x

10. O rebanho de Gerião
geriao

Se você é uma rica viúva sem herdeiros é melhor tomar cuidado com uma nova seita religiosa, o “Rebanho do Pastor”. A Srta. Carnaby, que aparece no primeiro conto, está desconfiada que trata-se de uma grande armação cuja única finalidade é arrancar dinheiro dos fiéis. Sob a orientação de Poirot, ela vai arriscar sua segurança para provar que o chefe religioso, um tal de Dr. Andersen, não passa de um grande vigarista.

x

11. As maçãs de Hespérides
hesperides

O detetive é contratado pelo milionário Emery Power para encontrar uma taça de ouro desaparecida, que data do Renascimento e apresenta a imagem bíblica da cobra enrodilhada na macieira. Entre inúmeros suspeitos, o desfecho do caso surpreende pelo motivo que permanece acima de qualquer suspeita.

x

12. A captura de Cérbero
cerbero

A condessa russa Vera Rossakov, única mulher que balançou o coração do detetive em “Poirot Investiga”, retorna nesse caso como dona de uma boite da moda, sugestivamente chamada de “Inferno”. O problema é que o lugar pode estar sendo usado como esconderijo por ladrões de joias e também para o tráfico de drogas.

x

Enfim, de “O Leão de Nemeia” até a “Captura de Cérbero”, eis “Os Doze Trabalhos de Hercule”. E agora, será que ele vai realmente se aposentar? Descubra no livro seguinte, “O Assassinato de Roger Ackroyd”.

x

hercules_trabalhos2

Título: Os Trabalhos de Hércules
Autora: Agatha Christie
Páginas: 320
Editora: L&PM
Este livro no Skoob

SINOPSE: Um pouco antes de se aposentar, Poirot se propõe um desafio: aceitar seus últimos doze casos, que corresponderiam aos famosos doze trabalhos de Hércules. E para complicar ainda mais sua decisão, o detetive reencontra por acaso a condessa Rossakoff, o amor de sua vida. Com seu poderoso intelecto, Poirot planeja nada menos que superar as proezas de seu antecessor.

(Imagens: Wikipedia, divulgação, Deldebbio, Mitologia Helênica, Alquimia e Mitologia)

x

LEILA DE CARVALHO E GONÇALVES – Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.

(Visited 557 times, 1 visits today)

7 comentários em “Os Trabalhos de Hércules, Agatha Christie”

  1. Muito legal. Li uma centena de vezes para minhas filhas, o do Monteiro Lobato, naturalmente. Quando estive em Creta pedi ao guia para me levar ao Labirinto, estava ansioso para conhecê-lo. O cara riu na minha cara.
    parabens
    Ivan G

  2. Bem, eu ainda releio Monteiro Lobato até hoje. Agatha, comecei há poucos anos, após assistir a uma “certa peça” que falava de casos policiais… Abraços, Afonso Celso

      1. Oi Ana, vc também é ótima resenhista, adoro! Reli muitos livros baseados nas suas resenhas. Agora me deu vontade de reler Os trabalhos de Hércules, comprei essa edição maravilhosa em capa dura! vale muito a pena. Obrigada e bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima