Boneco de Neve, de Jo Nesbo: uma trama sem pontas soltas, um mistério difícil de largar

Compartilhe

Por Leila Gonçalves – O cinquentão Jo Nesbo já fez um pouco de tudo na vida. De corretor de seguros a vocalista de uma banda de rock, sem dúvida, foi uma tumultuada trajetória até tornar-se um dos principais nomes da literatura policial escandinava. Seu principal protagonista é Harry Hole. Com mais de dez livros, ele possui um passado tumultuado, bebe demais e é o único detetive na Noruega que fez um treinamento no FBI para capturar seriais killers. Para seus colegas, ele não passa de um sujeito violento com uma mórbida obsessão pelo assunto num país onde jamais ocorreu algum caso.

No entanto, essa história está prestes a mudar, quando uma dona de casa some sem deixar rastros e um misterioso boneco de neve aparece em frente de sua casa. Ao assumir a investigação, Hole e sua equipe não demoram a descobrir que já houve ocorrências semelhantes durante a última década, curiosamente, tendo como cenário a primeira neve do inverno.

Com contornos macabros e um estilo cru e direto, Nesbo faz uma interessante alusão entre psicopatia e a estrutura de sua casa infestada por fungos como se a civilizada sociedade norueguesa escondesse em suas entranhas mais ameaças do que as estatísticas apontam. Transitando entre passado e o ano de 2004, a leitura merece atenção por conta das diferentes perspectivas narrativas. Se não bastasse, com muitas personagens, atenção aos nomes que soam estranhos e tanto são usados completos como apenas o sobrenome na intimidade. Realmente, é aconselhável fazer uma lista.

Abordando a transmissão de doenças genéticas, o escritor conduz a trama com toda liberdade, ora lançando pistas ora desviando a atenção do leitor. Com suspeitos muito bem construídos, é comum você ficar indeciso entre essa ou aquela personagem, mas descobrir o fio da meada, a real intenção do culpado, não é tarefa simples.

Enfim, essa é uma trama sem pontas soltas, um mistério difícil de largar. Garanto que depois dele, você jamais olhará para um boneco de neve sem sentir um frio na espinha…

 

 

 

SOBRE O LIVRO

Título: Boneco de Neve
Autor: Jo Nesbo
Páginas: 420
Editora: Record
Compre o livro / e-book

SINOPSE – No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

(Visited 162 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima