Mistérios para ouvir

Compartilhe

earphones-791188_1920

 

Por Josué de Oliveira – Em 2015, decidi que queria conhecer mais podcasts. Simplificando um pouco para quem não está familiarizado com o termo e fugindo de definições muito técnicas, um podcast é um arquivo de áudio publicado via internet em que pessoas falam sobre determinado tema. A comparação é um pouco rasteira, mas pense num programa de rádio. Ou, acompanhando a definição do TecMundo, “Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam.”

O único que ficava no meu radar era o Nerdcast, um dos mais conhecidos do Brasil, e para mim o formato estava mais ou menos fechado naquilo: uma conversa entre amigos sobre determinado tema, geralmente com uma pegada de comédia.

Ledo engano. Baixei um aplicativo que agrega podcasts e passei a me inteirar de diversos outros, tanto do Brasil quanto de outros países. Foquei mais nos estrangeiros, pois também queria aprimorar meu inglês, e acabei entrando em contato com outras formas de fazer podcast, muito mais interessantes e desafiadores do que a que eu conhecia.

O mais mais divertido foi que encontrei alguns que caíram como uma luva no meu gosto. Também acredito que cairão como uma luva para você, que acessa o literaturapolicial.com. Afinal, quem gosta mesmo do gênero dificilmente se limita aos livros. Aquilo que gostamos de encontrar nas páginas também está disponível no cinema, na TV e até mesmo em certos games. Mistérios para ler, assistir, jogar… e para ouvir.

Então segue uma lista com algumas das minhas melhores descobertas de 2015: podcasts sobre crimes e mistérios, as duas coisas que um bom fã de romances policiais mais gosta.

x

SERIAL

pod1

Para mim e para muita gente, este foi o início de uma obsessão.

Serial foi idealizado para jornalista americana Sarah Koenig e a equipe do programa de rádio This American Life. O tema da primeira temporada de Serial é um crime real: o assassinato da estudante Hae Min Lee e a posterior condenação de seu ex-namorado, Adnan Syed, pelo crime. O veredito do caso sempre gerou controvérsias, dada a falta de evidências sólidas contra Adnan; por outro lado, o rapaz nunca conseguiu dar conta de seu paradeiro no dia do crime, e essa falta de memória é igualmente suspeita.

Sarah e sua equipe apresentam todo o caso em suas minúcias, e vão além: empreendem toda uma nova investigação. Conversam com velhas e novas testemunhas, com os policiais envolvidos, advogados, com o próprio Adnan; visitam o local onde o corpo foi encontrado, analisam teorias e formulam suas próprias. Tudo isso num ritmo que remete ao de uma boa narrativa de mistério, inclusive com o uso de cliffhangers entre episódios. Simplesmente não dá para parar de ouvir.

Vale dizer que o sucesso do programa foi tanto que, após o fim da primeira temporada, veio o anúncio que mais duas estavam a caminho. A segunda, inclusive, já está sendo veiculada, baseada numa história diferente, também verídica.

x

CRIMINAL

pod2

Como o nome informa, este é um podcast sobre crimes, abordados em suas mais diversas formas.

Também focado em histórias reais, Criminal é mais enxuto, com episódios mais curtos e objetivos. As criadoras, Phoebe Judge e Lauren Spohrer, exploram casos variados, que vão de situações brutais e angustiantes (como os assassinatos raciais cometidos por um ex-membro da Ku Klux Klan e como reagiram familiares dos mortos)  às mais curiosas (os esforços de um casal de velhinhos para que o túmulo de seu autor policial favorito, Raymond Chandler, fosse mudado de lugar, em respeito a um último desejo do autor) e inusitadas (a estranha correspondência entre um repórter de TV e uma serial killer). Um verdadeiro mosaico composto dos atos transgressores de homens e mulheres muito parecidos com seus amigos, vizinhos, familiares, até mesmo você.

x

LORE

pod3

Criado e apresentado por Aaron Mahnke, escritor independente de thrillers sobrenaturais, Lore é um podcast sobre histórias assustadoras. A proposta é analisar acontecimentos, lendas e mistérios sob um ponto de vista racional e científico, descobrindo o que está por trás das muitas faces que o medo assume no imaginário humano.

Por que povos distantes entre si contaram histórias tão parecidas sobre criaturas sobrenaturais, como vampiros, lobisomens, demônios e afins? Como várias dessas culturas desenvolveram ideias semelhantes acerca de ameaças externas, do perigo dos Outros? Como os manicômios e sanatórios adquiriram o ar de pesadelo que hoje têm em nossa imaginação? O que está por trás das histórias da Idade Média envolvendo cultos ao diabo e sacrifícios humanos? Esses são apenas alguns dos mistérios nos quais Mahnke mergulha, levando junto o ouvinte.

x

MYSTERY SHOW

pod4

Particularmente o meu favorito, o Mystery Show tem a proposta mais descontraída de todos os podcasts aqui mencionados. Starlee Kine, produtora e apresentadora (e, por que não, personagem) do programa, tem uma missão simples: resolver mistérios. Não mistérios simples, que você possa desvendar com uma busca no Google, mas mistérios de verdade, casos intrigantes e cabeludos escondidos na insana correria diária.

A primeira temporada tem apenas seis episódios, cada um deles primoroso a sua maneira. Com sua equipe de investigadores, Starlee não cansa enquanto não chega à verdade. Um de seus casos envolve o desaparecimento… de uma locadora. Outro, localizar o paradeiro do dono de uma fivela encontrada na rua há trinta anos. Já o meu favorito, e um dos mais desafiadores para nossa investigadora, é descobrir a verdade sobre a altura do astro americano Jake Gyllenhaal (é sério).

Com leveza e muito humor, Mystery Show mostra que pode haver uma verdade incrível por trás das mais banais coisas do nosso dia-a-dia. Se você curte podcasts e mistérios, ou quer praticar o inglês (ou as duas coisas!), essas dicas não vão te decepcionar. Boa audição!

x

josue2

(Visited 400 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima