TOP 8 | Oito curiosidades sobre Raymond Chandler e a literatura noir

Compartilhe

 

Referência do gênero policial, Raymond Chandler foi um dos grandes nomes da literatura noir a partir da década de 1930, nos Estados Unidos.

Ao lado de Dashiell Hammett e James M. Cain, é considerado um dos criadores do estilo hardboiled americano, quando o detetive deixa de ser tão cerebral – como nos livros de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, e passa a enfrentar a dura realidade das metrópoles.

Descubra cinco curiosidades sobre o Raymond Chandler e sua obra.

* Encontre livros e e-books de Raymond Chandler

 

1. Nasceu no final do século em Chicago

Raymond Chandler nasceu em 23 de julho de 1888, em Chicago, mas foi criado na Irlanda e Inglaterra. Filho de pais separados, partiu com a mãe para a Europa ainda pequeno. Na Inglaterra, foi professor e repórter do Daily Express e Western Gazette.

 

2. Começou a escrever tarde

Entrou para a literatura tardiamente, após trabalhar em uma variedade de empregos (contador, revisor, detetive particular e até executivo de uma companhia de petróleo). Publicou os primeiros contos na famosa revista Black Mask Magazine.

 

3. Seu grande sucesso foi o detetive Philip Marlowe

Em 1939, apresentou seu personagem mais conhecido, o detetive particular Philip Marlowe. Quarentão, alto, magro e terrivelmente charmoso, ele deu as caras no romance O Sono Eterno.

 

4. O filme virou um clássico do cinema

Símbolo do detetive durão, Marlowe foi vivido no cinema por Humphrey Bogart, que estereotipou a imagem do investigador particular. O filme “À Beira do Abismo” (The Big Sleep, 1946), trazia ainda Lauren Bacall, casada com Bogart na época, com direção de Howard Hawks e roteiro de William Faulkner.

 

5. A Dama do Lago

Outro livro que foi adaptado para o cinema foi A Dama do Lago (1947), com Robert Montgomery como Philip Marlowe. A direção, também de Montgomery, trazia as cenas sob a perspectiva do detetive.

 

6. Fã roqueiro

Mark Knopfler, vocalista da banda Dire Straits, é tão fã de Philip Marlowe que escreveu uma canção em sua homenagem. O nome é “Private Investigations”.

 

7. Também escreveu roteiros para o cinema

Escreveu oito romances, entre eles um inacabado, uma infinidade de contos e também trabalhou com roteiros para o cinema. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Sono Eterno, Adeus, Minha Querida e O Longo Adeus.

 

8. Sofreu de depressão

Após perder a esposa, Cissy, em 1954, entrou em profunda depressão. Teve vários problemas por conta do abuso de álcool e, em 1959, morreu aos 70 anos em San Diego, nos Estados Unidos.

 

DICA DE LEITURA

Título: Raymond Chandler – Uma Vida
Autor: Tom Williams
Tradução: Fábio Storino
Páginas: 464
Editora: Benvirá
Compre o livro

SINOPSE – Raymond Chandler – Uma vida apresenta uma análise meticulosa dos livros de Raymond Chandler bem como um retrato inédito desse escritor que, ao lado de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, definiu a moderna literatura policial. Cada um dos livros de Raymond Chandler carrega a tensão que cercou sua vida – a infância conturbada com a separação dos pais, a profunda inabilidade com sexo e mulheres e a luta contra o alcoolismo. Não para menos, seu detetive Philip Marlowe é um dos personagens mais complexos dos romances hard-boiled – herdeiro provável do temperamento de seu criador.

(Fonte: Os maiores detetives do mundo, Chris Lauxx)

 

(Visited 531 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima