7 referências a Stephen King em Stranger Things

Compartilhe

Texto de Mark Oliver, originalmente publicado no site #AmReading
Tradução: Ana Paula Laux

STRANGER STEPHEN – Se você assistiu a série “Stranger Things” e sentiu que estava vendo uma coletânea dos melhores filmes de Stephen King da década de 80, talvez você não esteja tão longe da verdade. Por assim dizer, até o próprio King concorda com você.
 

ScreenHunter_1137 Aug. 28 17.19

 

A série que virou febre no Netflix certamente se vale de várias referências dos anos 80, em especial das histórias do Mestre do Terror. Até a escolha da fonte usada para a abertura parece ter sido tirada de um de seus livros:

 

Comparison-600x379

 
Há várias outras referências no decorrer dos episódios. Para quem amou Stranger Things, uma dica: procure a seção mais próxima de Stephen King na livraria da sua cidade, pois você irá encontrar bem mais do que ecos do programa nas histórias dele.

 

1. Cujo

stephen-king-cujo-600x437

Um dos clássicos de Stephen King, “Cujo” não apenas aparece como uma sutil referência no programa mas está lá literalmente, de corpo e alma e devidamente palpável. Quando o xerife Hopper sai para identificar o corpo de Will, o oficial guardando a porta está lendo uma cópia de “Cujo”. Rola até close do rosto de Mr. King na contracapa.

 

2. Carrie, a estranha

collage_carrie
A história de Carrie, uma menina jovem e estranha que tem poderes excepcionais, tem paralelos óbvios com Eleven, não é mesmo? Mas é novamente mais do que uma coincidência. Quando Hopper e Joyce descobrem sobre as experiências científicas que culminaram nos poderes de Eleven, ela os resume com uma única frase arrebatadora: “You ever read any Stephen King?” (Você nunca leu Stephen King?)

 

3. A Incendiária

Firestarter_novel
A própria Eleven parece ter saído das páginas de outro livro de King: “A Incendiária”, lançado em 1984. Aqui Stephen King escreve sobre uma menina cujos pais estavam envolvidos em experimentos secretos militares, que consistiam no uso de LSD para desenvolver poderes telecinéticos. Sua filha, que é extraordinariamente poderosa e tem habilidades estranhas, sempre tem hemorragias nasais após usar seus poderes, e eventualmente acaba fugindo da agência do governo que fazia os experimentos secretos. Ou seja, é exatamente A MESMA história de Eleven em Stranger Things, só que foi escrita há 36 anos.

 

4. O Corpo

collage_trem
O conto “O Corpo” é mais conhecido por sua adaptação para o cinema, “Conta comigo” (Stand By Me), filme de 1986. Foi um dos primeiros grandes sucessos de Stephen King fora do gênero horror, e conta a história de quatro meninos que andam ao longo dos trilhas do trem para encontrar o corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias. A dinâmica por trás dos quatro rapazes é muito parecida com a das crianças de Stranger Things, principalmente na específica cena dos trilhos do trem.

 

5. It, A Coisa

clowns
Os criadores da série disseram que eles queriam “desesperadamente” adaptar a história de King, “It, A Coisa”, para o cinema. Como não conseguiram acabaram escrevendo Stranger Things, mas eles definitivamente mantiveram o abominável palhaço Pennywise em suas mentes. E até incluíram uma referência sutil a ele em uma das falas da série. Quando Will diz para a sua mãe que ele não tem medo de nada, ela brinca com ele e pergunta: “Nem mesmo de palhaços?”

 

6. O Nevoeiro

collage_monstro

O conto “O Nevoeiro” é sobre uma pequena cidade no Maine que, subitamente, é envolta por uma névoa que esconde monstros de outro mundo. Criaturas estranhas passam a entrar no mundo real sob a cobertura dessa névoa espessa que preenche o cenário. É bem parecido com o monstro da série, que escapa do Mundo Invertido para assombrar a galerinha de Hawkins, nhéam?

 

7. A Hora do Vampiro

a-hora-do-vampiro-objetiva
“A Hora do Vampiro” é uma história sobre vampiros que se apossam de uma pequena cidade no Maine. Começa quase igual a Stranger Things, com um menino que desaparece na floresta. No livro, os vampiros infectam a cidade através do menino que havia desaparecido. Do jeito que a primeira temporada de Stranger Things terminou, pode ser uma dica do que eles planejam para o pobre Will na próxima temporada. Talvez trazê-lo de volta não tenha sido uma ideia tão boa assim…

 

(Visited 502 times, 1 visits today)

7 comentários em “7 referências a Stephen King em Stranger Things”

  1. Olá amigos do melhor blog de Literatura Policial das grandes redes. Assisti à primeira temporada de Stranger Things e lendo muita coisa por aí sobre as referências li apenas o que estava óbvio para o público. Lendo este post vi muito mais King do que outras coisas, aliás, essas referências, muitas delas, estavam implícitas. São referências que não estão acessíveis aos pobres mortais como eu, afinal, somente para aqueles que foram iniciados nas obras de King. Eu, por exemplo, cometi o sacrilégio de não ter lido muita coisa.Erro que vou reparar. Do mais parabéns post que vale até um vídeo com essas referências.

    Wilson Brancaglioni

  2. Olá amigos do melhor blog de Literatura Policial das grandes redes. Assisti à primeira temporada de Stranger Things e lendo muita coisa por aí sobre as referências li apenas o que estava óbvio para o público. Lendo este post vi muito mais King do que outras coisas, aliás, essas referências, muitas delas, estavam implícitas. São referências que não estão acessíveis aos pobres mortais como eu, afinal, somente para aqueles que foram iniciados nas obras de King. Eu, por exemplo, cometi o sacrilégio de não ter lido muita coisa.Erro que vou reparar. Do mais parabéns post que vale até um vídeo com essas referências.

    Wilson Brancaglioni
    http://www.estantedowilson.com.br/

    1. Oi Wilson! Tem muito do King nessa série, né? Um dos motivos de todo esse sucesso, sem dúvida! E ainda tem mais referências que a gente não incluiu, como por exemplo ao filme O Iluminado, quando a personagem da Winoma dá umas machadadas malucas na parede rs… Abração!

  3. Muito bom!
    A ideia de monstros que habitam outras dimensões (ou universos paralelos) também pode ser encontrada explicitamente no “Buick 8” e em alguns momentos também na “Torre Negra” e em “It, a Coisa”…

  4. Olá! Achei o post muito bacana! Apesar de gostar muito de King e também da série eu não tinha percebido tantas referências. Eu publiquei esse post no meu blog pois gostei bastante, mas claro que coloquei todos os créditos para vocês e todos os links para essa postagem e ao blog. Se por um acaso não seja do agrado de vocês peço que entrem em contato comigo que eu vou excluir do meu blog imediatamente. Grande abraço! Obrigada!

    http://www.lendo1bomlivro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima