Lugar Nenhum, de Neil Gaiman

Compartilhe

 

Para quem tem pouca afinidade com literatura fantástica, pode estranhar o mundo que Neil Gaiman imaginou para Lugar Nenhum, uma de suas histórias mais conhecidas. Autor consagrado, Gaiman ficou conhecido pelos quadrinhos de Sandman e já escreveu vários outros sucessos, adaptou histórias para a TV e cinema. Aquele tipo de diversão disfarçada de trabalho.

Escrita originalmente para uma série em seis capítulos para a BBC com o título de Neverwhere, Lugar Nenhum é a história de uma Londres subterrânea e de seus habitantes estranhos e praticamente invisíveis ao mundo normal. São bichos falantes, monstros, fadas, seres do esgoto, anjos e demônios e outras bizarrices, que coexistem com o mundo real sem no entanto serem notados pelo mundo rotineiro da Londres de Cima.

Essa Londres de Baixo, como é chamada a realidade alternativa do mundo de Gaiman, é assustadora e impenetrável, um lugar onde qualquer esquina é um passo para a extinção, onde as estações de metrô são pontes entre cortes e esconderijos, onde os ratos mandam no pedaço e os vilões estraçalham suas vítimas sem dó nem piedade. Mas apesar dos perigos iminentes, nela a vida não é entediante nem previsível, as sensações são genuínas e intensas, as jornadas são cheias de adrenalina e os habitantes vivem duplamente atentos às ameaças que os cercam.

O protagonista da história é um escocês chamado Richard Mayhew. Morador de Londres, ele vê sua vida mudar radicalmente após salvar uma mendiga que encontra machucada na rua. Obviamente, a menina acaba se mostrando uma das habitantes do mundo alternativo e, após interagir com ela, Richard vê o próprio mundo como conhecia desaparecer e torna-se praticamente invisível para todos que conhecia no trabalho, na vida pessoal, no próprio prédio onde morava. Nada mais resta para ele senão seguir a menina pelo mundo alternativo e descobrir como reaver a vida que sempre conheceu.

lugar_nenhum4

lugar_nenhum5

Sua cruzada pela história é de sobrevivência e de autoconhecimento. A crítica social do livro refere-se ao mundo que, para muitos, sequer é percebido pelas esquinas das cidades, que abrange os excluídos, os sem-teto, os andarilhos e aqueles que já perderam a identidade faz tempo. Então, de certa forma, todos os lugares da Terra têm sua realidade alternativa, todos têm seus cantos escuros e impenetráveis e, em todos os lugares, há aqueles que cruzamos sem mal notarmos a sua presença. Talvez Richard tenha visto a menina porque ainda restava compaixão em seu coração? De qualquer forma, ele é uma exceção no mundo real do trabalho, das responsabilidades e durezas.

Chama a atenção sua capacidade de imaginar sem limites, a variedade de personagens que conseguiu conceber, detalhes, características e peculiaridades, as metáforas sutis. O universo paralelo imaginado por ele é rico e impressiona, mesmo que seja difícil digerir tudo numa primeira leitura.

lugar_nenhum3

A edição publicada pela Editora Intrínseca vem com um mapa muito legal das estações de metrô que aparecem na Londres de Baixo. A história foi escrita para a série da BBC em 1996, mas a premissa é atemporal e deve atrair leitores por muito tempo ainda.

 

SOBRE O LIVRO

lugar_nenhum

Título: Lugar Nenhum
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Fábio Barreto
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Publicado a partir do roteiro para uma série de TV, o sombrio e hipnótico Lugar Nenhum, primeiro romance de Neil Gaiman, anunciou a chegada de um grande nome da literatura contemporânea e se tornou um marco da fantasia urbana. Ao longo dos anos, diferentes versões foram publicadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, e Neil Gaiman elaborou, a partir desse material, um texto que viesse a ser definitivo: esta edição preferida do autor. Em Lugar Nenhum, Richard Mayhew é um homem simples de coração bom que tem a vida transformada quando ajuda uma jovem que encontra ferida numa calçada. De um dia para o outro, Richard se torna invisível na Londres que sempre conheceu: não tem mais trabalho, não tem mais noiva, não tem mais casa. Para recuperar sua vida, ele se embrenha em um mundo que nunca sonhou existir, uma cidade que se abre nos esgotos e nos túneis subterrâneos: a chamada Londres de Baixo, em que personagens únicos e cenários mirabolantes fazem a Londres de Cima parecer uma mera paisagem cinza. Com muita ação, um bom humor peculiar e evocações sombrias de um mundo fantástico, Lugar Nenhum é leitura indispensável para os fãs de Neil Gaiman e um rico prazer para os que ainda não conhecem o autor.

(Visited 418 times, 1 visits today)

3 comentários em “Lugar Nenhum, de Neil Gaiman”

  1. Pingback: Senta que lá vem história mágica e sombria, por Neil Gaiman e Al Sarrantonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima