5 livrarias encantadoras pelo mundo

Compartilhe

Por Luciana da Cunha – A gente sempre tem aquela livraria querida, pra onde a gente pode ir só pra matar um tempo e, se as finanças permitirem, sair com aquela pilha de leitura que sabe-se lá quando poderá ser cumprida. Toda livraria tem seu encanto, mas algumas delas marcam mesmo. O único problema é a geografia, já que algumas delas ficam a um ou alguns voos de distância.

Listo aqui as cinco mais legais que eu já tive a oportunidade de conhecer. Sei que existem muitas outras que valem muito a visita, mas como não tive a oportunidade de ir, por enquanto elas ficam de fora. Quem está programando viagem a algum destes destinos, tente incluir essas lindezas no roteiro.

 
5. Livraria Cultura (São Paulo, Brasil)
livraria-cultura

Vamos começar por quem está mais perto. A Livraria Cultura já tem cerca de 70 anos e quase 20 lojas em diversos estados do Brasil, mas aqui estou me referindo à mãe de todas: a livraria do Conjunto Nacional, que fica ali na Paulista. São mais de 4 mil metros quadrados distribuídos em três pisos e um ambiente que prioriza a experiência de quem está lá. Há lugar para se jogar num pufe e ficar lendo como se não houvesse amanhã, deadline ou boletos. Com tanto espaço e tanta variedade no acervo fica fácil “perder” horas ali e nem se dar conta. Uma curiosidade: antes de ser livraria, o prédio abrigava o Cine Astor, o que explica o chão inclinado.

 

4. Thalia (Bonn, Alemanha)
thalia

Essa aqui você dificilmente terá visto em alguma lista de livrarias e eu encontrei muito por acaso mesmo (dei a sorte de morar ao lado dela por alguns meses). Pra quem não conhece, Bonn é uma cidade de pouco mais de 300 mil habitantes localizada no oeste da Alemanha, logo ao sul de Colônia, e que serviu de capital provisória do país entre 1949 e a reunificação em 1990. Mas voltando à livraria: a Thalia é uma rede, com diversas lojas espalhadas pela Alemanha, mas a filial em questão está localizada no coração de Bonn, a poucos metros da antiga prefeitura e da casa do Beethoven (o compositor, não o cachorro) e está situada no prédio onde funcionava o cinema Metropol. O prédio é do final da década de 1920 e construído em estilo Art Deco. O cinema mesmo fechou apenas em 2006 e, após muita pressão popular, o seu prédio obrigatoriamente deveria abrigar alguma atração cultural e que preservasse o máximo de características possíveis do prédio original. Por isso, quem entra hoje na Thalia ainda consegue ver os balcões privados e até mesmo projetores antigos. Uma verdadeira viagem no tempo em uma cidade carregada de história.

 

3. Shakespeare and Company (Paris, França)
shakespeare

Paris é a cidade mais visitada do mundo e atrações turísticas não faltam pra encher o itinerário de qualquer turista. Para os amantes de literatura, passar pela Shakespeare and Company é tão obrigatório quanto encarar as filas do Louvre. A livraria em si é pequena e amontoada, mas não menos encantadora. Ela preserva as características de quando foi aberta em 1951, com o objetivo de ser livraria, sebo e antiquário de obras em inglês. As prateleiras de livros se abrem e viram camas para escritores, artistas e intelectuais passarem noites hospedados na Shakespeare. Em troca, eles devem ler um livro por dia, ajudar na livraria e escrever uma autobiografia de uma página, que será reunida em uma coletânea com todas as outras. De 1951 pra cá mais de 30 mil pessoas já passaram pela experiência, incluindo atores como Ethan Hawke e Geoffrey Rush. Por falar em filmes, a livraria aparece em Antes do Pôr do sol, de Richard Linklater e Meia noite em Paris, de Woody Allen.

 

2. Lello & Irmão (Porto, Portugal)
lello

Considerada uma das livrarias mais belas do mundo, a Lello & Irmão está sediada em um belo prédio com arquitetura neogótica. Se por fora a fachada já chama a atenção, por dentro a experiência é ainda mais mágica. A escadaria central é linda e alvo de disputa por turistas que tentam registrar a visita em fotografias. A Lello como é hoje já existe desde 1906 e serviu de inspiração para J.K. Rowling criar a Floreios e Borrões, livraria do mundo bruxo de Harry Potter. A fama acabou atraindo turistas de todo o mundo, o que acabou se tornando um problema para a Lello. Para controlar o acesso, é cobrada uma taxa de cerca de 5 Euros para poder entrar e respeitada a capacidade máxima de 80 pessoas por vez. Eu sei que a gente torce o nariz para cobrança de ingressos em lugares que normalmente não têm disso, mas para quem gosta de literatura, história, arte e arquitetura, vale a pena. Tanto que, mesmo em baixa temporada, ainda existem filas para adquirir o ticket. Por isso, compre on-line no site da livraria (http://www.livrarialello.pt/) ou chegue bem cedo.

 

1. El Ateneo Grand Splendid (Buenos Aires, Argentina)
el-ateneo

O mais legal desta aqui é que, além de ser considerada uma das livrarias mais lindas do mundo, ela não fica muito longe dos brasileiros. Localizada no Bairro Norte, pertinho da Recoleta e do Centro de Buenos Aires, está a filial da El Ateneo, montada no prédio do antigo teatro Grand Splendid. O interior do edifício é lindíssimo e realmente dá a ideia de estar em um antigo teatro. O prédio é de 1919 e foi palco de diversos tipos de apresentações artísticas, incluindo shows de tango do próprio Carlos Gardel. O prédio também já foi utilizado como estúdio de rádio, de gravação e, em 1929, virou um cinema. Além do ambiente belíssimo, são disponibilizados assentos para que as pessoas possam ler. Outra coisa legal é o café que fica aos fundos, onde antes ficava o palco do teatro.

Estas foram as cinco livrarias mais legais que eu visitei. E você? Conhece alguma livraria que te marcou? Deixe a recomendação nos comentários. Quem sabe daqui a pouco a gente consiga ampliar para um Top 10.

(Imagens: Luciana da Cunha, Livraria Cultura)

(Visited 149 times, 1 visits today)

8 comentários em “5 livrarias encantadoras pelo mundo”

  1. A Lello, no Porto, tornou-se lugar insuportável com enormes filas na porta para visitar o que virou “Livraria do Harry Potter”. Algo lamentável, iconoclástico e antiestético. Não vale mais a ida até lá.

  2. Conheço a El Ateneo e sou mega apaixonada por essa livraria, é uma das mais lindas que já visitei. Também adorei a Daunt Books em Londres e a Acqua Alta em Veneza 🙂 Visitar livrarias faz parte do meu roteiro quando visito alguma cidade. Em Montevidéu gostei bastante da Más Puro Verso e Barbilonia Libros. Agora preciso visitar as demais que citou no post.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima