TOP 10 | Dez viagens literárias para fazer no mundo

Compartilhe

 

Para quem gosta de viajar e conhecer os lugares que aparecem nos livros ou que inspiraram histórias incríveis. Confira 10 dicas de roteiros literários pelo mundo e programe-se para a sua viagem dos sonhos.

LEIA MAIS
A lanchonete nos Estados Unidos dedicada a Edgar Allan Poe
Conheça Urueña, a vila espanhola com 200 habitantes e 10 livrarias
10 lugares que qualquer fã de Agatha Christie precisa conhecer

 

1. Tour Millennium, em Estocolmo

estocolmo2

Na capital da Suécia, há um roteiro feito especialmente para os fãs da série Millennium, dos livros criados pelo já falecido Stieg Larsson. Os turistas são levados para lugares como a Ilha de Sodermalm onde Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist tinham apartamentos, e cafeterias como o Kaffebar cafe e o Kvarnen bar, que foram locação para os filmes adaptados da série. O passeio dura duas horas e é organizado pelo Museu de Estocolmo.

2. Shakespeare em Londres e Stratford

resize

(Imagem: martinrandall.com)

Nem Shakespeare escapa. Tem intriga, traição, assassinato e muito mistério na obra dele, não acham? Na Inglaterra, há um tour especialmente guiado por Charles Nicholl, um acadêmico especializado na obra do bardo. No pacote, há visitas ao Middle Temple Hall, uma antiga associação de advogados que funciona desde o século 16 em Londres, bairros ao redor de Stratford-Upon-Avon (a cidade natal de Shakespeare) e da igreja Holy Trinity, onde o dramaturgo está enterrado, além do ingresso para peças shakesperianas, como Titus Andronicus e Romeu e Julieta. O tour acontece de 7 a 12 de julho. Mais informações.

 

3. Tour Inferno, em Florença

collage_florenca

O tour “Inferno” é dedicado aos fãs dos livros de Dan Brown, mais  especificamente do sexto livro, onde várias cenas acontecem na encantadora cidade de Florença, na Itália. Este é mais um romance policial da série com o professor Robert Langdon, um simbologista que percorre pontos históricos florentinos tentando decifrar os recados ocultos nos escritos de Dante Alighieri. Há várias empresas que fazem este tipo de tour, oferecendo visitas a locais como o Palácio Vecchio, o Batistério, o belíssimo Duomo no centro, os Jardins de Boboli, a histórica Ponte Vecchio, a Casa de Dante, etc. Mais informações aqui.

 

4. Stanley Hotel, no Colorado

fanta0

Localizado em Estes Park, no Colorado (EUA), o Stanley Hotel inspirou o escritor Stephen King a escrever um de seus livros mais famosos, O Iluminado. Construído em 1909, o hotel tem fama de ser mal-assombrado e dizem que apresenta atividade paranormal desde 1970. Uma das explicações é que ele é habitado pelos antigos proprietários F.O. Stanley e sua esposa Flora, geralmente “vistos” na Sala de Bilhar ou fazendo o piano da sala de música tocar sozinho. Em 1974, Stephen King se hospedou no quarto 217 e foi lá que ele se inspirou para escrever o livro. Boa pedida pra quem quer passar um terrorzinho.

 

5. Jack, O Estripador, em Londres

screenhunter_1519-mar

Famoso por nunca ter sido capturado pela polícia, o serial killer que ficou conhecido como Jack, O Estripador agiu na segunda metade de 1888 e deixou a sociedade londrina em pânico com seus assassinatos. Pelo menos cinco mulheres foram mortas por ele (mas acredita-se que o número seja muito maior), todas prostitutas na região de Whitechapel, encontradas estranguladas e com a garganta e corpo mutilados. Há roteiros para quem quer conhecer os lugares onde os crimes ocorreram, com guias que explicam como tudo aconteceu no final do século 19. Mais informações (em inglês).

 

6. Casa de Agatha Christie, em Devon

museu3_collage

Não propriamente um museu tradicional, a antiga casa de veraneio de Agatha Christie guarda várias lembranças da Rainha do Crime. Nos cômodos onde arquitetou as tramas de Poirot e Marple, estão enfileirados livros de sua coleção pessoal em vários idiomas, retratos de família, máquinas de escrever, um piano e partituras. Greenway, como é conhecida a linda construção em estilo georgiano comprada por ela em 1938, fica no condado de Devon, Inglaterra, e é administrada pelo National Trust. Este site oferece o serviço de tour completo, não só até o museu mas pelos locais frequentados por Agatha na cidade de Devon.

7. Paris literária

screenhunter_1520-mar-03-13-31

No começo do século 20, a capital francesa foi um ímã para artistas e escritores. Na tour literária em Paris, é possível percorrer as esquinas do bairro Quartier Latin, favoritas de nomes como James Joyce, Ernest Hemingway e George Orwell, e ainda Honoré de Balzac e Victor Hugo. Outros passeios levam aos lugares preferidos da “Geração Perdida” de Montparnasse, nos cafés literários de Saint-Germain-des-Prés e nos memoriais do Cemitério do Père Lachaise, para visitar os túmulos de Molière, Proust, Wilde, entre outros. Um dos lugares que faz o serviço com guias é este (em inglês).

 

8. Museu de Sherlock Holmes, em Londres

9bc0ba8d10d97232aff5c03673b23ea0

Esse é um endereço imperdível para quem ama literatura policial e está visitando Londres. Fãs de Sherlock Holmes vão encontrar na capital da rainha um museu dedicado exclusivamente ao detetive mais famoso da história. Fica na rua Baker Street, 221b, assim como nos clássicos policiais criados por Arthur Conan Doyle. No interior, uma variedade de objetos relacionados ao personagem, como livros, cachimbos e tubos de ensaio, além de uma lojinha tentadora.

9. Pubs de Dublin

oneills

Especialmente dedicado à literatura irlandesa, o tour pelos pubs de Dublin foi criado em 1988. Conhecido como Literary Pub Crawl, tem 3 horas de duração e percorre 1,6 km de extensão, revisitando lugares frequentados por nomes como James Joyce e Oscar Wilde. Para quem se interessou, o site do Viagem em Pauta traz todo o itinerário do passeio, que já atraiu mais de 450 mil turistas. Confira aqui.

 

10. Buenos Aires literária

ateneo

(Imagem: Flickr)

Em Buenos Aires, há várias esquinas literárias para se conhecer. É lá que são mantidas as casas de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, onde há o parque onde Ernesto Sábato situou cenas fundamentais de “Sobre héroes y tumbas”; os hotéis onde se alojaram grandes nomes da literatura internacional (o Castelar que contou Federico García Lorca); passeios, teatros e barzinhos que inspiraram histórias de várias épocas, o emblemático Café Tortoni, o fabuloso Teatro Colón, as livrarias da Avenida Corrientes e a lindíssima Livraria El Ateneo, uma das mais bonitas do mundo. Para ler sobre a cidade, clique aqui.

 

* Os tours são sugestões do site e foram encontrados através de pesquisa pela internet. Não nos responsabilizamos pelas viagens disponibilizadas nos sites indicados.

(Visited 239 times, 1 visits today)

1 comentário em “TOP 10 | Dez viagens literárias para fazer no mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima