agenda

Curso aborda policiais dos EUA no cinema


Raymond Chandler, Dashiel Hammett, Patricia Highsmith, Elmore Leonard, Dorothy Hughes, Dennis Lehane. A fila não para, e os autores de crime e suspense dos Estados Unidos são dos mais populares no mundo não apenas nas livrarias. Seus personagens desfilam com frequência nas salas de cinema, distribuindo tiros, olhares fatais, tiradas fantásticas, e deixando um rastro de sangue e vítimas. O encontro deles com diretores talentosos como Billy Wilder, Robert Altman, Wim Wenders e Quentin Tarantino garante não só satisfação para os amantes do gênero, mas verdadeiras aulas de cinema.

De olho nisso, a Cine Um Produtora Cultural promove nas manhãs de 25 e 26 de março o curso “À Queima-Roupa: a literatura policial americana no cinema”. A atividade acontece no Centro Cultural Érico Verissimo, em Porto Alegre (RS). “O curso terá dois encontros de três horas cada um. Uma apostila digital será fornecida aos alunos. Ela contém material sobre os autores e filmes que serão analisados, e muitas imagens (fotos, pôsteres)”, informa o ministrante do curso César Almeida.

Escritor, editor e tradutor, Almeida já lançou “Cemitério Perdido dos Filmes B”, que compila 120 resenhas de sua autoria (2010), e “Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation” com textos próprios e de outros 11 críticos (2012). Na ficção, César Almeida é conhecido por César Alcázar e tem livros, contos e roteiros de quadrinhos nas áreas da fantasia, terror e suspense.

“No curso, também exibiremos trailers e cenas de 40 dos mais de 100 filmes citados”, completa Almeida.

O curso custa R$ 80,00 à vista e mais informações podem ser obtidas no Facebook e no site dos realizadores.

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s