O sorriso da hiena, Gustavo Ávila

Compartilhe

Por Ana Paula Laux – “O Sorriso da Hiena” é o primeiro livro de Gustavo Ávila, e ele já cativou muitos leitores com esse suspense. A trama é sobre um serial killer que está matando casais com filhos de oito anos, não sem antes cortar a língua do pai e executar a mãe. Tudo isso acontece na frente da criança, que é poupada mas será obrigada a viver com essa lembrança terrível para o resto da vida. O assassino encontra um objetivo para seus crimes: estudar o desenvolvimento da maldade humana para, de certa forma, compreender as circunstâncias de sua própria história de vida.

 

 

É aí que entra em cena um psicólogo, personagem chave que tratará as crianças vítimas da violência e que se relacionará com o assassino a partir do estudo do tema proposto (não é spoiler, está na sinopse). E para fechar a tríade há o detetive Artur, homem circunspecto que chama a atenção por ter Síndrome de Asperger.

A história começa com a descrição de um crime violento, isso já prende a atenção do leitor logo no início! O clima tenso é mantido até o final do livro, mas o que realmente se destaca é justamente o fim, envolto num plot twist incrível (e lembrando um livro da Agatha Christie inclusive).

Há ainda referências ao clássico de Truman Capote, “A Sangue Frio”, no que diz respeito à preparação para a execução do crime, o silêncio da casa contrastando com o horror que vai acontecer lá dentro. Uma trama muito bem imaginada, como um plano arquitetado nos mínimos detalhes, com respostas para quase todas as perguntas e sem deixar muitas pontas soltas pelo caminho.

 

Foram poucas as questões que me inquietaram. A falta de câmeras de monitoramento nas ruas não foi um recurso usado pela polícia durante as investigações; o uso excessivo de nomes indicando personagens (principalmente secundários); a facilidade com que o criminoso entra em lugares altamente protegidos sem deixar um fio de cabelo para trás; a falta de técnica da polícia em apurar pistas. De qualquer forma, isso não interfere tanto no andamento da história. O livro é muito bom!

 

“A vida da gente muda e lá fora o mundo sempre parece o mesmo.”

 

Embora o detetive Artur tenha sido pouco descrito, é o personagem mais interessante, um policial com Síndrome de Asperger que precisa se relacionar com o mundo, interrogar suspeitos, confrontar pessoas, mas ao mesmo tempo relutante em interagir socialmente e tendo que enfrentar essa dificuldade diariamente. Espero que apareça em mais livros do autor, que tem potencial para escrever grandes histórias.

Título: O sorriso da hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 304
Este livro no Skoob

SINOPSE – Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

 

(Visited 372 times, 1 visits today)

5 comentários em “O sorriso da hiena, Gustavo Ávila”

  1. Eu também gostei muito do livro. Senti outras referências nele, como ao filme O segredo dos seus olhos e até a Psicose na passagem que dá nome ao livro. Aguardando mais livros!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima