Foto revela possível inspiração de Conan Doyle para o chapéu e cachimbo de Sherlock

Compartilhe

 

Via Daily Mail – O marinheiro vitoriano da foto abaixo parece familiar para você? A imagem é um raro registro datado de julho de 1880 com ninguém menos do que Arthur Conan Doyle. A fotografia foi tirada seis anos antes de Doyle escrever a primeira história com Sherlock Holmes, e tem dois detalhes bem importantes que saltam aos olhos dos observadores: perceberam o cachimbo e o chapéu de caçador usados pelo homem á direita da foto?

Considerando que era um dos companheiros de viagem de Conan Doyle, podemos utilizar nossos poderes de dedução para imaginar que este indivíduo pode, de alguma forma, ter inspirado o futuro escritor a criar o visual de um dos detetives mais famosos do mundo.

 

z

O homem do cachimbo e chapéu foi identificado como Doutor William Henry Neale. A foto foi tirada quando Doyle servia no baleeiro The Hope (A Esperança), anos antes de se aventurar pelo mundo da ficção. Quando ainda era um jovem estudante de medicina na Universidade de Edimburgo, ele passou seis meses viajando pela Sibéria exercendo a função de cirurgião no barco.

Mais tarde ele revelou que essa viagem teve um grande impacto sobre ele, e que serviu de experiência para que escrevesse vários contos e artigos. Último detalhe: Doutor Neale também era cirurgião no barco.

* Encontre livros e e-books de Sherlock Holmes

 

DICA DE LEITURA

Título: Box O elementar de Sherlock Holmes
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Caio Stafucci, Deborah Mancini, Maria Teresa Carvalho, Tássia Lima
Páginas: 672
Editora: Novo Século
Compre o box

SINOPSE – Há mais de cem anos, Sherlock Holmes fascina o mundo. Muito peculiar, esguio, arrogante e extremamente erudito, Holmes apareceu pela primeira vez em 1887, com sucesso absoluto, e desde então não saiu de cena, dando origem a séries e filmes e modificando a literatura e o romance policial. Nesta coletânea, você encontra todos os romances escritos por Sir Arthur Conan Doyle estrelando o detetive e seu fiel amigo, o Dr. John Watson:- Um estudo em vermelho.- O signo dos quatro.- O cão dos Baskerville.- O vale do medo.Cada livro conta com acabamento em relevo – presente também no box – e marcador de páginas inspirado nas histórias.Divirta-se com os mistérios e a incrível capacidade dedutiva desse clássico personagem, capaz de resolver os mais intrigantes casos, às vezes sem nem mesmo deixar o seu apartamento, no 221b da Baker Street, em Londres.

(Visited 328 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima