lista literária

3 livrarias que eu já conheci e 3 que ainda quero conhecer


Se tem uma coisa que eu gosto de conhecer são livrarias. Grandes, pequenas, temáticas, escondidas, a vontade de visitar pode ter vários motivos. Visitas a livrarias interessantes, clássicas e diferentes sempre fazem parte dos meus roteiros de viagem.

Pensando nisso, achei legal escrever esse post e reviver momentos incríveis que passei em três livrarias pelo mundo. E aproveitando para pensar nas três que ainda quero visitar nessa encarnação. Você gosta de conhecer livrarias? 🙂
x

COMPRE AQUI – Pequeno Guia Histórico das Livrarias Brasileiras

X

x
3 livrarias lindas que eu já conheci

1. El Ateneo, Buenos Aires

Uma das livrarias mais lindas que já visitei foi a El Ateneo, em Buenos Aires. Ela foi inaugurada em 1919 e mantém um aspecto clássico e único. O edifício foi um teatro chamado Grand Splendid, tem muitos afrescos de tirar o fôlego e parece envolta numa luz surreal. É realmente deslumbrante e uma parada obrigatória para fãs de livros (e lugares bonitos) em Buenos Aires. Leia mais sobre El Ateneo no post da colunista Luciana da Cunha.

x

2. Acqua Alta, Veneza

Em janeiro de 2017 visitei a livraria mais famosa de Veneza, a Acqua Alta. É na verdade um sebo misturado com livraria, tem vários livros empilhados por todos os cantos e fica num lugar bem escondidinho entre as vielas da cidade (foi difícil achar porque as vias venezianas são confusas, mas persistimos e vencemos!). Os livros ficam principalmente em estantes e gôndolas e são de vários gêneros. Na parte dos fundos, livros danificados ficam empilhados num muro formando os famosos degraus pelos quais o lugar é conhecido (tem que tirar foto!). E na hora de pagar a gente tem que passar pelos olhos atentos da Tigra, a gata maravilhosamente carismática acima, que eu consegui clicar enquanto ela me dava uma geral perto do caixa. Para conhecer mais sobre essa visita (e a Tigra), dá uma lida nesse post que eu escrevi sobre a minha visita à livraria.

x
3. Livraria Cultura, São Paulo

A primeira vez que entrei na Livraria Cultura da Avenida Paulista fiquei impressionada com o tamanho e com a decoração central, com aquilo que achei ser um dinossauro gigante pendendo do teto (meu filho adorou!), muitos puffs para sentar e ler, inúmeras estantes com os mais variados gêneros disponíveis. Pode ser que quem more em São Paulo já tenha se acostumado, mas sempre que visito a cidade e volto a essa livraria me sinto encantada com o lugar. É praticamente um shopping para quem ama livros, com 3 andares de produtos e um teatro no último andar. Gostei principalmente de ver as pessoas sentadas em puffs lendo. A gente se sente em casa.

x

x
3 livrarias lindas que quero conhecerx

1. Shakespeare & Company, Paris

Eu tenho uma vontade especial de conhecer a Shakespeare & Company por ser uma livraria clássica, onde vários escritores famosos passaram, onde as paredes já presenciaram muita história. Fica em Paris e era na verdade duas livrarias, sendo que a primeira foi aberta em 1919. Gente como Hemingway e James Joyce comprava livros lá, sem contar que o lugar já é um ponto turístico da cidade porque costuma aparecer em vários filmes também. É praticamente impossível deixar essa visita de lado.  

x
2. Lello, Porto

Jamais visitei Portugal mas, quando for, não será só Lisboa que vou querer conhecer. A Lello, que deve ser uma das livrarias mais famosas do mundo, fica na cidade do Porto e funciona num prédio de estilo neogótico que data do começo do século 20. Além de ser linda por fora e por dentro ela também é conhecida como a “livraria do Harry Potter”, porque a escritora JK Rowling morou por um tempo em Porto e se inspirou nas escadarias da livraria para criar cenários de Hogwarts. Imagina se não devem ter centenas de fãs querendo tirar fotos na tal escadaria diariamente?

x
3. Mysterious Bookshop, Nova York

Acho que essa é uma das livrarias mais famosas do mundo para quem gosta de livros de suspense. Não é gigantesca como El Ateneo ou Lello – inclusive é uma livraria independente – , mas é temática. A Mysterious Bookshop é completamente especializada em ficção policial, de espionagem, de crime e todos os seus derivados possíveis, além de ter a maior coleção de títulos de Sherlock Holmes no mundo (eu imagino que estejam dispostos só para a gente olhar e ficar babando). Seu dono é Otto Penzler, nome conhecido no mercado editorial e grande incentivador da literatura de gênero. Um dia espero conhecer, claro!

x

COMPRE AQUI – Shakespeare and Company

Anúncios

2 respostas »

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s