Tintim, o jovem repórter belga

Compartilhe

CRIADO POR HERGÉ – Em 10 de janeiro de 1929, Tintim surgia em uma história publicada no jornal belga “Le Vingtième Siècle”. Criado pelo cartunista Hergé, o jovem repórter aparece nas histórias investigando casos e desvendando mistérios com seu cachorrinho Milu, um fox-terrier branco muito fofo. Outros personagens da série são os gêmeos Dupond e Dupont e o Capitão Haddock.

Tintim viaja pelo mundo lutando contra o crime, e até hoje é um dos quadrinhos mais lembrados do século 20. Seu passado traz lembranças boas e ruins, como o fato de Hergé ter mantido as publicações do personagem em jornais controlados por nazistas durante a Segunda Guerra, e também histórias de cunho racista, como “Tintim no Congo”, de 1930.

 


 

Passados 89 anos, os quadrinhos de Tintim, “um jornalista com alma de escoteiro” (como o próprio Hergé o definia),  ainda são lidos e apreciados por fãs pelo mundo. Nos anos de 1980, Tintim chegou ao Brasil através das publicações da Editora Record e, mais recentemente, em uma série de três quadrinhos publicados pela Globo Livros

 

Em 2011, Tintim também foi parar no cinema quando Steven Spielberg dirigiu o belíssimo “As aventuras de Tintim”, que tem como base três quadrinhos do personagem. Leia a entrevista que fizemos com Érico Assis, tradutor de Tintim no Brasil.

[Fontes: Wikipedia, Guia dos Curiosos]

(Visited 224 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima