Biblioteca na Finlândia terá impressoras 3d e robôs

Compartilhe

A Finlândia, com uma população de cerca de 5,3 milhões de pessoas, está situada no norte da Europa. O país tem reconhecidamente um dos melhores sistemas de bibliotecas públicas do mundo, e agora se prepara para inovar ainda mais nessa área.

A nova Biblioteca Central de Helsinque recebeu várias atualizações neste final de ano. Entre as novidades estão um cinema, um “loft nerd”, robôs bibliotecários e impressoras 3D.

O local fica no centro da cidade, tem três andares e está situado em frente ao Parlamento finlandês. Totalmente planejada, há nove árvores vivas no terceiro nível banhadas por luz, e há janelas que vão do chão ao teto.

 

Imagem: Sofie Gammals / Yle.

 

A biblioteca custou 98 milhões de euros, e usará apenas um terço de seu espaço para armazenar livros – 100.000 volumes no total. Os usuários terão acesso a mais de 3 milhões de itens através do sistema online.

Uma das inovações mais curiosas certamente é a frota de bibliotecários robôs, que ajudará a devolver os livros devolvidos às prateleiras e proporcionará mais tempo para que os bibliotecários “humanos” atendam os usuários. Há também um “loft nerd”, um lugar onde pessoas de todas as idades podem se juntar, conversar e fazer até algum barulho.

Há ainda uma cafeteria e um restaurante no complexo, com uma esplanada no terceiro andar. Seria essa a biblioteca dos sonhos?

 

[Imagem: Facebook Keskustakirjasto Oodi

(Visited 60 times, 1 visits today)
Rolar para cima