Outsider, o suspense sobrenatural de Stephen King

Compartilhe

Uma cidade pequena, uma criança assassinada, uma morte violenta. Em Outsider, Stephen King volta a falar sobre maldade e loucura, dois temas que domina como ninguém.

Na pequena cidade de Flint City, o corpo de um menino é encontrado na mata, assassinado de forma degradante. A polícia liga as impressões digitais ao treinador da liga infantil da cidade, deixando todos em choque. O suspeito é preso, porém no decorrer da investigação surgem muitas dúvidas sobre a sua culpa. Se não foi ele que matou, quem poderia ter sido?

 

 

Se você procura por um romance policial tradicional, com culpado revelado lá no final e seguindo a velha liturgia dos policiais, vai se decepcionar. Mesmo na trilogia com o detetive Bill Hodges, a vibe sobrenatural que marca o trabalho de King está presente e define a história. Em Outsider, não é diferente.

O livro bebe na fonte de outras histórias famosas do autor, como It A Coisa e O Iluminado. Ele se conecta com o primeiro quando aborda a maldade humana, os sentimentos ruins e os tribunais das cidadezinhas onde todos se conhecem e julgam sem cerimônia. Ele se conecta com o segundo pela loucura dos personagens, com cenas que lembram os ataques de insanidade de Jack Torrance.

Já nos primeiros capítulos, as reviravoltas e surpresas pegam o leitor desprevenido. Logo percebe-se que ninguém está a salvo! Ao mesmo tempo, King alimenta a sensação de que algo importante e sombrio está prestes a ser revelado. O que é inverossímil ou impossível numa história comum vira um enredo plausível quando narrado por Stephen King.

Uma coisa divertida são as homenagens que ele faz para Poe, Agatha Christie, Conan Doyle e principalmente Harlan Coben. Há até algumas menções a Trump, desafeto declarado do autor. Outra curiosidade é que o livro nem foi lançado e já teve a adaptação para a TV confirmada. A história vai virar série pela HBO com 10 episódios e roteiro de Richard Price (Os Impunes, Companhia das Letras).

Ah! Um último aviso: em Outsider, há vários spoilers da trilogia policial com o detetive Bill Hodges (Mr. Mercedes, Achados e Perdidos e Último Turno são os livros desta série). Se você quiser ler a trilogia mas não estiver afim de ser contemplado com spoilers, deixe a leitura de Outsider para depois.

 

Título: Outsider
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winasrki
Editora: Suma
Páginas: 528
Livro
E-book

SINOPSE – O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade ― Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.

(Visited 236 times, 1 visits today)
Rolar para cima