Na Dinamarca, bibliotecas ficam abertas por 24 horas

Compartilhe

Via Scandinavian Library Quarterly – A pequena Dinamarca, país nórdico com uma população de cerca de 6 milhões de habitantes, tem 450 bibliotecas espalhadas pelo seu território. Destas, 180 são conhecidas como bibliotecas de auto-atendimento, ou “open libraries”.

Estes locais nunca fecham, possibilitando que livros sejam emprestados em qualquer hora do dia ou noite. A iniciativa começou em 2004 principalmente em áreas rurais, como na biblioteca pública de Silkeborg, na Jutlândia.

O propósito era viabilizar aos habitantes o acesso aos livros, já que municípios menores não teriam como bancar despesas com bibliotecas. O projeto deu certo e, 15 anos depois, o número de bibliotecas de auto-atendimento só aumentou.

Apesar da praticidade, profissionais da área alertam para a importância do serviço dos bibliotecários, incentivando o debate sobre o fato das bibliotecas operarem sem a participação de funcionários qualificados.

A pergunta que fica é: em lugares menores, onde os custos para a manutenção de uma biblioteca são inviáveis, qual a melhor solução: implantar uma biblioteca de auto-atendimento ou não ter biblioteca alguma?

(Visited 47 times, 1 visits today)
Rolar para cima