Colunas

As opiniões e resenhas publicadas no literaturapolicial.com não necessariamente refletem a opinião dos outros colunistas do site. Elas são de responsabilidade pessoal dos seus autores.

notacoluna2
josue
Sombras na casa e outros mistérios, Alexandre Gazineo

Conheci o trabalho de Alexandre Gazineo em 2008 através do site Beco do Crime, que, durante cerca de cinco anos, foi um movimentado espaço de divulgação de contos policiais para autores independentes. Lá, o baiano Gazineo chamava a atenção por suas histórias protagonizadas por um personagem recorrente: o inspetor Gomes, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Várias dessas narrativas foram compiladas no livro Sombras na casa e outros mistérios (Novo Século, 160 páginas), lançado em 2011.

notacoluna5autor2
Coração satânico, William Hjortsberg

Na esquina da rua dos romances noir com a rua do terror, existe um lugar pouco habitado e bem mal iluminado. Nessa encruzilhada, poucos se aventuram porque o medo não é uma metáfora da fraqueza humana, é o próprio sangue que encharca as veias. Coração Satânico, de William Hjortsberg, é um dos raros empreendimentos que não só funcionam bem nas duas vias, como também sobrevivem ao tempo. Lançado originalmente em 1978, o livro traz uma autêntica história de detetive, atravessada pelo gênero terror, e que chega às prateleiras brasileiras com intenso vigor. Stephen King oferece o melhor resumo da obra: é como se Raymond Chandler tivesse escrito O Exorcista.

notacoluna4perfil rodrigo2
Uma sombra na escuridão, Robert Bryndza

No segundo romance de Bryndza, temos um assassino bem construído, com direito a uma infância destruída, um casamento daqueles e um “quê” de parafuso a menos. No entanto, existe ainda um grande diferencial, o qual, além de influenciar diretamente a condução das investigações, nos apresenta um tipo incomum de criminoso. Pena que não posso falar qual é esse diferencial, afinal, sem spoilers. Só posso dizer que temos um assassino, tem sangue, que algumas pessoas morrem e que a polícia vai tentar descobrir quem é e pegar ele. Que tal?

notacoluna1outro3
VÍDEO | 14 autoras nacionais de crime, suspense e mistério

Neste vídeo, indico 14 autoras nacionais que abordam crime, suspense e mistério em seus livros. Na descrição do vídeo vocês vão encontrar links para várias resenhas que já publicamos no blog, que também podem ser encontrados na seção Autores Nacionais.


O livro dos espelhos, E.O. Chirovici

O quanto se pode confiar na memória? Todas as informações guardadas nela são reais? Quando Freud abre a terceira ferida narcísica na humanidade, ele afirma que estamos subjugados pelo nosso inconsciente. Até que ponto nossa memória é um espelho exato do que vivemos, vimos ou sentimos? Todos esses questionamentos são trazidos à tona por E.O. Chirovici em O Livro dos Espelhos (Record, 2017).

notacoluna3luciana_p
Abominação, Gary Whitta


Pouco se sabe sobre a era medieval na Inglaterra. O período que sucede toda a mitologia em torno do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda e antecede a conquista da Grã-Bretanha pela Normandia é envolto em mistério. Um prato cheio para obras de ficção e fantasia “preencherem as lacunas”, como é o caso de Abominação, de Gary Whitta.

notacoluna_raquelraquel_p
República Paradiso, Sergio Lang

Com um nome atrativo, nos desviando da temática tensa que vem a seguir, o autor conseguiu trazer para a literatura policial brasileira uma narrativa interessante e que empolga os amantes de história. Para um romance de estreia, o livro é ótimo!