Por Ana Paula Laux – Quem roubaria os ossos do Doutor Hermann Bruno Otto Blumenau, o fundador da colônia mais alemã de Santa Catarina, dias antes do aniversário da cidade? Este é o enigma que alimenta “O Caso dos Ossos”, romance policial de Sally Satler e Carla Fernanda da Silva lançado em setembro de 2014, pela Liquidificador Editora. A situação – certamente impensável por Herr Blumenau em meados do século 19 – é o fio condutor do mistério que desafia Otto Schukermann, o detetive do caso.
A trama se passa principalmente pelos corredores da Fundação Cultural, pelas ruas mais conhecidas da cidade e nas esquinas do cemitério municipal. Logo nas primeiras páginas entende-se que o investigador Otto se aposentou após quarenta anos de serviço, e na verdade relembra o caso citado após ler um artigo sobre o Dr. Blumenau no jornal. Enquanto resgata os arquivos pessoais da investigação no sótão de casa, onde guarda documentos antigos e empoeirados, ele reflete sobre a desilusão que nutre por um sistema que protege nomes e acoberta casos especiais (em situações em que ele mesmo viu-se obrigado a colaborar com o sistema que acaba condenando).
x
“Tornei-me policial por causa do meu pai, para senti-lo orgulhoso por ter um filho honesto, como sempre disse. Hoje sofro, pensando se algum dia ele soube o que me tornei.”
x
Otto é um detetive antiquado, solitário e fumante contumaz. Anti-social e nostálgico, gosta de cozinhar para si (cozinhar o acalma), curte ficar em casa mas também se anima ouvindo “papos de bar”, tomando um café ou um choppinho e observando as pessoas de longe. Uma de suas dificuldades é interpretar as pistas que surgem durante a investigação sem poder revelar oficialmente o motivo dos interrogatórios para os envolvidos, já que a orientação que recebe é que o roubo dos ossos do fundador permaneça em segredo.
As referências a Blumenau não se restringem às casinhas em enxaimel ou à Vila Germânica, palco da tão conhecida Oktoberfest. Outros pontos da cidade são mapeados, como a Pastelaria Chinesa, a Rua XV de Novembro, a praça Dr. Blumenau e a rua Marechal Floriano Peixoto. Com isso, o leitor acaba descobrindo a geografia do lugar e, por que não, se interessando pela história da região.
x
As autoras definem o romance como um “anti-policial”, já que o caso acaba sendo acobertado pela polícia (a informação aparece na própria sinopse, portanto não é spoiler!). Carla Fernanda da Silva explica: “Nós nos apropriamos da narrativa, estrutura dos policiais, mas vamos fazendo as críticas à estrutura policial brasileira. Por isso, optamos pelo anti”.
Criar uma boa história de detetive, ao contrário do que muitos imaginam, não é uma tarefa simples. Em “O Caso dos Ossos”, as autoras utilizam os pilares do gênero policial – crime, criminoso e investigação – para dar um viés mais crítico à história, discutindo a natureza das relações furtivas e principalmente as relações de influência e poder na sociedade. Se o Doutor Blumenau pudesse escolher, será que aceitaria participar dessa novela policial com toques tão sutis de realidade?
Título: O caso dos ossos
Autoras: Sally Satler e Carla Fernanda da Silva
Páginas: 181
Editora: Liquidificador
Ano: 2015
Este livro no Skoob
SINOPSE – “O Caso dos Ossos” é um romance (anti)policial, de autoria de Sally Satler e Carla Fernanda da Silva, em que o detetive Otto Schurkemann investiga o roubo dos ossos do Dr. Blumenau, fundador da cidade de Blumenau. Entre perseguições, invasões e misteriosos interlocutores, o investigador precisa solucionar o caso e impedir que as pessoas descubram que o fundador foi roubado.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…
View Comments
Oi Ana Paula!
Adorei o post, onde consigo o livro? Não achei em lugar algum.
Abraços,
Adriana
Oi Adriana!
Você pode solicitar mais informações com as autoras na página do Facebook.
O CASO DOS OSSOS: https://www.facebook.com/ocasodosossos
Beijos!
Ana
Obrigada, adoro seu blog!
Beijos